martins em pauta

sábado, 5 de maio de 2018

Correios devem fechar 513 agências e demitir 5,3 mil funcionários nos próximos meses

Sábado, 05 de Maio de 2018

                                        Foto: Agência Brasil

             Os Correios decidiram, em reunião realizada em fevereiro, fechar 513 agências próprias e demitir os funcionários dessas unidades. Mantida em sigilo pela empresa, a medida deve atingir 5,3 mil pessoas, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. Na lista há agências que registram alto faturamento. Após o fechamento, os clientes serão atendidos por unidades franqueadas. A desconfiança é de que a medida tenha o objetivo de beneficiar franqueados. De acordo com o ex-presidente dos Correios, Guilherme Campos, o número de demissões pode ser ainda maior e depende da capacidade financeira para indenizar os trabalhadores. Ele justificou que apenas agências próprias muito próximas de franqueadas serão fechadas. O sigilo estaria relacionado à demissão de muitos funcionários, acrescentou Campos.

Dono de Bar é assassinado a tiros na zona rural de Governador Dix Sept Rosado

Sábado, 05 de Maio de 2018

O município de Governador Dix Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na manhã de hoje, sábado 05 de maio de 2018, um crime de homicídio com características de execução.

A vítima o comerciante do ramo de Bar, conhecido como Leodécio foi assassinado com vários tiros de pistola, na localidade de Pedrinhas, zona rural do município.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, o comerciante estava em casa quando foi surpreendido pelo criminosos que chegaram e executaram a vítima.

Segundo a polícia Leodécio era bastante conhecido na cidade, devido o seu Balneário, onde eram realizados constantes encontros de paredão de som.

O crime intriga a Polícia e os moradores da loscalidade, haja visto que não há informações sobre antecedentes criminais do comerciante, que era uma pessoa bem relacionada com a comunidade.

O corpo do comerciante foi periciado no local do crime e depois encaminhado para a base do ITEP em Mossoró, onde será examinado pela medicina legal. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil de Governador Dix Sept Rosado.



Muitas capsulas de pistola ficaram espalhadas pelo piso da casa


Fonte: Fim da Linha

Cabrália: Assaltantes matam agricultor com oito tiros e levam R$ 39 mil de venda de terras

Sábado, 05 de Maio de 2018 

Foto: Divulgação

O agricultor Percival Aquino do Sacramento, de 54 anos, foi morto na quarta-feira (2), depois de ter sido roubado por dois suspeitos na zona rural do município de Santa Cruz Cabrália. De acordo com as investigações, o homem foi morto por volta das 20h40 e os assaltantes levaram R$ 39 mil. Para a polícia, os assaltantes sabiam que a vítima possuía a quantia, pois havia vendido um terreno poucos dias antes do crime. Ao perceber a invasão, a mulher de Percival conseguiu fugir pelo matagal. Antes de ser morto com cerca de oito tiros, a maioria na cabeça, o agricultor ainda foi espancado. O crime aconteceu no Sítio Laranjeiras, na estrada que dá acesso ao Projeto São Miguel, onde existem apenas duas casa e um bar. De acordo com o site Radar 64, os dois imóveis foram revirados a procura de dinheiro. Nenhum dos moradores foi encontrado. Eles preferiram deixar o local, pois estavam em estado de choque. Os suspeitos estariam usando um Fiat Uno, modelo antigo, na cor branca. A placa não foi anotada. O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Santa Cruz Cabrália.

Confira previsão do tempo para o fim de semana em Natal e no interior, segundo a Emparn

Sábado, 05 de Maio de 2018


Reprodução: Emparn

Embora um clima menos instável, as pancadas de chuvas na capital potiguar e no interior deverão ser registradas, conforme previsão acima da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn).


Fonte: Blog do BG

Alves não poderá ter contato com Eduardo Cunha, Lúcio Funaro e outros, determina juiz em alvará de soltura

Sábado, 05 de Maio de 2018


O juiz Vallisney de Souza Oliveira estipulou textualmente que o ex-deputado Henrique Eduardo Alves não poderá ter contato com Lúcio Funaro, Fábio Cleto, Alexandre Margotto e Eduardo Cunha.

Todos são investigados em ação penal que corre em Brasília e onde se apura crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e associação criminosa.

A determinação do magistrado consta no alvará de soltura expedido sobre Henrique Alves. Ele ainda não deixou a carceragem do Comando da PM.



Fonte: Blog do BG

RN atinge o segundo lugar no Nordeste em cobertura vacinal contra Influenza

Sábado, 05 de Maio de 2018


A segunda semana da Campanha de Vacinação contra a Influenza se encerra com dados positivos para o Rio Grande do Norte, que já vacinou 149.240 mil pessoas, atingindo uma cobertura vacinal de 20,73%. Assim, o estado ocupa o 2º lugar no Nordeste, 9º lugar no Brasil e sua cobertura vacinal se encontra superior à média da região (15,38%) e do Brasil (19,9%).

Entre os municípios do RN, Natal está em primeiro lugar, com uma cobertura vacinal de 27,8%, em segundo vem Mossoró, com 26,1%, e em terceiro lugar se encontra Parnamirim, com 22,5%. A estimativa é de que 879.430 pessoas sejam vacinadas no estado, de modo a se atingir a meta de vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a campanha, que prossegue até 01 de junho, sendo 12 de maio, o dia de mobilização nacional.

Fazem parte dos grupos a serem imunizados as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As vacinas vêm sendo enviadas pelo Ministério da Saúde ao RN em sete remessas no decorrer da campanha. Na última quinta-feira (03), chegou a terceira remessa e até o momento o estado recebeu 444 mil doses, o que corresponde a quase 45% do total a ser recebido. De acordo com a coordenadora estadual de Imunizações, Katiucia Roseli, “a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está concentrando esforços para que os municípios vacinem o máximo possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. O objetivo é que assim se possa reduzir as internações, complicações e óbitos causados por influenza”.


Fonte: Blog do BG

Henrique Alves deixa prisão para cumprir regime domiciliar

Sábado, 05 de Maio de 2018


O ex-deputado Henrique Eduardo Alves deixou a Academia da Polícia Militar na tarde desta sexta-feira(04) na capital potiguar, após a concessão de habeas corpus do desembargador Ney Bello, do Distro Federal, no processo da operação Sépsis.

Na prática, porém, Alves ficará em prisão domiciliar em razão de uma outra decisão, esta da Justiça do RN. Para soltá-lo, Bello proibiu-o de manter contato com outros investigados, de manter atividade política e solicitou a entrega do passaporte.

Henrique, ex-ministro e ex-presidente da Câmara, estava preso desde o dia 06 junho do ano passado quando foi deflagrada a operação Manus e deixou a academia nesta sexta-feira. Neste domingo completaria 11 meses da prisão de Alves.

Fonte: Blog do BG

Lula e Temer são políticos que mais envergonham o Brasil, aponta pesquisa

Sábado, 05 de Maio de 2018 

por Ailma Teixeira
Lula e Temer são políticos que mais envergonham o Brasil, aponta pesquisa

Lula e Temer são políticos que mais envergonham o Brasil, aponta pesquisaFoto: Beto Barata / PR

Primeiro colocado nas pesquisas de intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é, ao mesmo tempo, o político que mais envergonha o Brasil. A opinião é compartilhada por 26,4% dos eleitores ouvidos pelo Paraná Pesquisas, de sexta (27) a quarta-feira (2). Na sequência, aparece o presidente Michel Temer (MDB), maior vergonha da política para 20,3% dos entrevistados. O ranking da vergonha mostra ainda o senador Aécio Neves (PSDB-MG), apontado por 11,7% das pessoas que responderam o questionário, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), indicada por 8,6%, o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), apontado por 4,9%, e outros políticos. O último da lista é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Um dos pré-candidatos à Presidência da República, o tucano é a maior vergonha para 1% das pessoas que responderam à entrevista. Com grau de confiança de 95%, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 154 municípios do país.

Marco Aurélio estende quebra de sigilo fiscal de Aécio

Sábado, 05 de Maio de 2018 

por Amanda Pupo e Rafael Moraes Moura | Estadão Conteúdo
Foto: Carlos Humberto / STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra de sigilo fiscal de todo ano de 2017 do senador Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão, tomada na quarta-feira (2) atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a PGR, o levantamento do sigilo fiscal de Aécio de 1º de janeiro de 2014 a 18 de maio de 2017, que foi determinado em novembro do ano passado, não possibilitou a coleta de informações referentes a 2017. A Receita Federal informou que é inviável extrair dados fiscais de somente uma parte do ano, uma vez que as declarações de imposto de renda e escriturações contábeis são anuais. Por isso a PGR pediu a ampliação do período de afastamento do sigilo fiscal, para que abranja todo o ano de 2017, ante a impossibilidade técnica apontada, possibilitando o acesso aos dados pretendidos. Quando o ministro Marco Aurélio Mello determinou a primeira quebra de sigilo fiscal, o levantamento também abrangeu os dados bancários, do mesmo período. A decisão de novembro e de quarta-feira passada ainda afeta outros investigados: a irmã e o primo do tucano, Andrea Neves e Frederico Pacheco, o ex-assessor do senador Zezé Perrella (MDB-MG), Mendherson Souza, e as empresas Tapera e ENM Auditoria e Consultoria. Na decisão desta quarta, também a pedido da PGR, o ministro pediu que o Banco Central do Brasil seja oficiado para que encaminhe ao STF, via Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias, as informações constantes do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) relacionados às pessoas investigadas. Como explicado na primeira decisão de quebra de sigilo, a determinação tem como finalidade "rastrear a origem e o destino dos recursos supostamente ilícitos", e relacionada a Operação Patmos. Em relação com essas apurações, Aécio e os outros investigados se tornaram réus recentemente em função da suposta propina de R$ 2 milhões da JBS para o senador. Quando pediu a primeira quebra de sigilo, a PGR mencionou que Joesley Batista e Ricardo Saud "descreveram relação espúria entre o grupo empresarial e o senador da República Aécio Neves da Cunha, reportando-se ao pagamento de propina, no valor de R$ 60 milhões, em 2014, realizada por meio da apresentação de notas fiscais frias a diversas empresas indicadas pelo parlamentar". De acordo com Saud e Joesley, os valores serviam para a suposta compra de partidos que apoiariam o tucano nas eleições daquele ano. A procuradora-geral da República Raquel Dodge ressaltou "a utilização, pelo parlamentar, do mandato para atender a interesses do grupo, indicando, como exemplo, a liberação de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS de pessoas jurídicas da J&F Investimento S.A". A procuradora-geral ainda voltou a mencionar as supostas propinas de R$ 2 milhões da JBS para embasar o pedido de quebra de sigilo. Aécio nega as acusações.

Doleiros vão ensinar técnicas de lavagem de dinheiro a procuradores

Sábado, 05 de Maio de 2018 

Foto: Reprodução / Elo Concursos

Como parte do acordo de delação premiada, os doleiros Vinicius Claret, o Juca Bala, e Claudio Barbosa, o Tony, passarão seis anos ensinando técnicas de lavagem de dinheiro aos procuradores da República. A previsão é de 200 horas-aula por ano ou 1.200 horas-aula no período. Com o cumprimento de esses e outros requisitos, eles se livram completamente das condenações determinadas pela Justiça Federal. Segundo informações de O Globo, Juca e Tony vão poder comparecer às unidades do Ministério Público, tanto de Brasília quanto do Rio de Janeiro, para cumprir o serviço. As delações dos dois possibilitaram a deflagração da Operação "Câmbio, Desligo", com 53 mandados de prisão contra doleiros e operadores envolvidos em uma lavagem de dinheiro, que atinge US$ 1,652 bilhão. Membros do esquema ilegal do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB), Tony e Juca dizem ter começado a lavar dinheiro em 1980, quando foram contratados pela Antur, casa de câmbio controlada pela família de Dario Messer, o "doleiro dos doleiros".

Um dia após STF restringir foro, Toffoli manda processos para outras instâncias

Sábado, 05 de Maio de 2018 

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli não esperou muito e, apenas um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pelo fim do foro privilegiado para senadores e deputados federais, declinou a competência de seis ações penais e um inquérito que estavam sob sua responsabilidade. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, com isso, os deputados Alberto Fraga (DEM-DF), Roberto Góes (PDT-AP), Marcos Reategui (PSD-AP), Cícero Almeida (PHS-AL) e Helder Salomão (PT-ES) responderão a ações penais em outras instâncias. Ainda de acordo com a publicação, outros dois casos que tramitam em sigilo – uma ação penal e um inquérito – também tiveram a competência declina por Toffoli e foram remetidos a outras instâncias da Justiça. Com a restrição do foro, passam a tramitar no STF apenas casos em que os crimes tenham sido cometidos em razão do cargo e durante o mandato. A decisão, entretanto, não passa a valer para todos os processos. Depois que o resultado do julgamento for publicado, cada ministro vai decidir se envia o inquérito para outra instância ou se o processo se enquadra nos critérios de crime cometido no mandato e em função do cargo.

Ciro Gomes e pedetistas têm visita a Lula negada pelo TRF-4

Sábado, 05 de Maio de 2018 

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) negou o pedido de Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT, de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (3). Ciro se apresentou como amigo de Lula e impetrou mandado de segurança no Tribunal após ter o requerimento negado pela 12ª Vara Federal de Curitiba. O pré-candidato faria a visita, juntamente com Carlos Lupi, presidente do PDT e o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Os correligionários ingressaram com o pedido sob o argumento de que não apresentavam qualquer risco ao normal funcionamento da sede da PF. Segundo o desembargador que negou a visita, não cabe o uso de um mandado de segurança para a visita de amigos. Gebran Neto frisou que tal requerimento poderia ser feito apenas por familiares e em situações excepcionais, sendo correta a decisão do juízo de execução. O desembargador ressaltou ainda que a Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba tem competência para limitar as visitas. "A visitação por alguns excluirá a visitação de outros, já que o direito do custodiado submete-se à organização do local de cumprimento da pena", pontuou o desembargador. Segundo o portal Uol, atualmente, o ex-presidente preso recebe visitas de familiares às quintas-feiras e pode ter contato com seus advogados a qualquer dia. Na quinta-feira, a Justiça também autorizou que Lula receba mais duas pessoas às quintas-feiras, que não sejam da família. Não foi divulgado, porém, qual será o critério de seleção e quem definirá quais serão os visitantes.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

98° Homicídio em Mossoró 2018: Após roubar celular indivíduo é perseguido e executado dentro de residência no Belo Horizonte

Sexta, 04 de Maio de 2018

Mais um Homicídio provocado por disparos de arma de fogo é registrado em Mossoró no Oeste Potiguar.

o crime aconteceu por volta das 19h30min desta quinta feira 03 de maio de 2018, na Rua José Jerônimo de Medeiros, no Bairro Belo Horizonte.

Segundo informações repassadas pela polícia, um indivíduo identificado como Izailton Alves Fernandes, 38 anos de idade, foi perseguido e morto com dois tiros na cabeça dentro de uma casa.

Ele teria praticado um assalto em frente a Escola Justiniano de Melo, onde levou um celular da vítima e quando fugia foi perseguido por dois homens não identificado.

Izailton tentando escapar dos inimigos, entrou em uma casa que estava com a porta aberto, vizinha e residência de sua mãe, mas os algozes também entraram na casa e o executaram na porta do banheiro.

Informações de populares dão conta de que Izailton que era natural de Parnamirim, estava morando em Mossoró há poucas semanas. No site do Tribunal de Justiça do RN consta um processo originado da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher (DEAM) por violência doméstica.

Após os trabalhos, de isolamento realizado pela Polícia Militar e da perícia por parte da equipe do ITEP com a presença do delegado de plantão, Dr. Evandro dos Santos, o corpo de Izailton Alves foi removido para ser necropsiado na base do ITEP.

Com mais um homicídio a cidade de Mossoró passa a contabilizar 98 assassinatos no ano de 2018. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM).






Fonte: Fim da Linha

MARTINS-RN: NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE SEPULTAMENTO


Sexta, 04 de Maio de 2018

Faleceu nesta quinta feira, 03  de maio na cidade de Mossoró-RN, causa morte natural o senhor João Fernandes Sobrinho, mais conhecido por "João de Janoca" com 83 anos, o mesmo deixa na saudade sua esposa, filhos, noras, genros e netos.

O velório está acontecendo em Mossoró, no centro de velório "SEMPRE" localizado próximo ao tiro de gerra e o sepultamento acontecera em Mossoró as 16 hora da tarde de hoje sexta 04-05. 

A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de Fé e Solidariedade Cristã.

Nossos votos de pesar, que Deus na sua infinita bondade dê nesta hora de angustia, conforto a todos os familiares e o receba em seu "Reino Celestial". 



Dupla de moto tenta matar comerciante no Promorar do Santa Delmira em Mossoró-RN

Sexta, 04 de Maio de 2018

Foto: Passando na Hora

A Polícia Militar registrou no início da noite desta quinta feira 03 de maio de 2018, uma tentativa de homicídio por arma de fogo no Conjunto Promorar, região do Santa delmira em Mossoró, no Oeste Potiguar.

A vítima um comerciante identificasdo como José Francisco de Morais de 57 anos, foi baleado duas vezes. Segundo informações colhidas pela Polícia Militar, a vítima se encontrava em seu estabelecimento comercial, localizada na Avenida Santa Luzia, quando foi surpreendida por dois criminosos que chegaram em uma moto Yamaha YBR de cor preta e atiraram várias vezes contra a comerciante.

José Francisco foi alvejado na perna e de raspão no peito e socorrido por familiares para o Hospital Regional Tarcísio Maia e de acordo com informações chegou andando na unidade hospiatalar.

Segundo informações da Polícia, há cerca de 15 dias, o comerciante teria reagido a um assalto em seu estabelecimento, dominando o assaltante e tomando sua arma.

Por causa desse episódio, os bandidos teriam lhe ameaçado e hoje voltaram para matá-lo e sem que houvesse qualquer reação por parte da vítima, os criminosos atiraram contra o comerciante.


Fonte: Fim da Linha

MARTINS-RN: BAIRRO LAGOA NOVA A EXEMPLO DOS DEMAIS ESTÁ ABANDONADO PELA GESTÃO OLGA FERNANDES.


                                                      
Sexta, 04 de Maio de 2018

O bairro Lagoa Nova, considerado como a principal entrada da cidade serrana de Martins se encontra em um verdadeiro abandono. Veja a situação; o mato tomando de conta das ruas e da lateral da pista onde é de inteira responsabilidade da prefeitura manter limpa. 

Veja fotos feitas na tarde de desta quinta feira 03/04, das mediações da Unidade Mista de Saúde Dr. Luis Gonzaga de Oliveira até próximo ao Pórtico Clemente Gurgel de Amorim na Bela Vista.













Ceará teve 372 assassinatos a mais entre janeiro e abril que no mesmo período do ano passado

Sexta, 04 de Maio de 2018


Com 1.726 assassinatos entre janeiro e abril de 2018, o Ceará apresenta um aumento de 27,4 por cento de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), na comparação com o primeiro quadrimestre de 2017, quando ocorreram 1.354 casos. Foram 372 mortes a mais. No geral, todos os quatro meses deste ano apresentaram números maiores que os do ano passado. A maior diferença foi em janeiro, com um aumento da ordem de 51,2 por cento.

Em janeiro deste ano, 528 pessoas foram mortas no estado, contra 349 em 2017 (aumento de 51,2 por cento). Em fevereiro último, ocorreram 388 assassinatos, contra 269 do ano passado (aumento de 44,2 por cento). Em março, 429 CVLIs registrados, contra 358 em 2017 (aumento de 19,8 por cento). Já em março deste ano, 381 pessoas foram assassinadas no Ceará. Em março e 2017, foram 378, o que representa números quase iguais (aumento de 0,79 por cento).

Nestes primeiros quatro meses de 2018, nada menos, que 555 pessoas foram mortas em Fortaleza; outras 496 nos 14 Municípios que compõem a Região Metropolitana (RMF), mais 347 no Interior Norte e 328 no Interior Sul, totalizando, portanto, 1.726 assassinatos. Em média, o Ceará registra 14 assassinatos por dia.

Números excluídos

Estão incluídos nesta contagem os assassinatos ocorridos em unidades do Sistema Penitenciário (presídios, penitenciárias, CPPLs e cadeias públicas) e os óbitos decorrentes de intervenção policial (pessoas mortas em confronto com a Polícia), números que são, estrategicamente, excluídos da estatística oficial apresentada pelo governo do estado através da sua Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Veja abaixo os números reais da violência no Ceará:

ASSASSINATOS NO CEARÁ ENTRE 2017 E 2018 (janeiro a abril)

Janeiro: 249 em 2017 .................... 528 em 2018 (+ 51,2%)
Fevereiro: 269 em 2017 ................ 388 em 2018 (+ 44,2%)
Março: 358 em 2017 ..................... 429 em 2018 (+ 19,8%)
Abril: 378 em 2017 ....................... 381 em 2018 (+ 0,79)

TOTAL: 1.354 em 2017 ................. 1.726 em 2018 (+ 27,4%)


Fonte: Blog do Jornalista Fernando Ribeiro

Grupo de 17 turistas é assaltado durante passeio no litoral norte potiguar

Sexta, 04 de Maio de 2018


Um grupo de 17 turistas foi assaltado dentro de um micro-ônibus durante o passeio que realizavam no litoral potiguar, na manhã desta quinta-feira (3). O crime aconteceu por volta das 10h30 na BR-101 Norte. O grupo seguia para a praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape.

De acordo com o delegado Márcio Varandas Delgado, titular da Delegacia Especializada Assistência ao Turista (Deatur), os turistas estavam hospedados em Natal e são de lugares variados. A maior parte, uruguais, paulistas e mineiros.

De acordo com ele, o micro-ônibus de uma empresa de turismo foi trancado por um carro modelo Siena na BR-101, próximo à entrada para Barra de Maxaranguape. Três criminosos armados com duas armas de fogo e um facão entraram no veículo, anunciaram o assalto e tomaram bens das vítimas, tais como aparelhos celulares e dinheiro.

A Polícia Civil suspeita que outra pessoa tenha ficado no carro usado no crime.

Os assaltantes fugiram após o arrastão e abandonaram o veículo modelo Siena, que tinha queixa de roubo, próximo à entrada da praia de Caraúbas. Nenhum suspeito foi detido pela polícia, até agora.

As vítimas voltaram a Natal e o caso foi registrado na delegacia especializada, que ficará à frente das investigações.

VIA G1/RN / O Natalense

Açude Mendubim, um dos 10 maiores reservatórios de água do RN, ‘sangra’

Sexta, 04 de maio de 2018



O Açude Mendubim, um dos 10 maiores reservatórios do Rio Grande do Norte, está transbordando. A ‘sangria’ – nome que o sertanejo dá quando as águas sobrepassam as paredes de contenção – começou ainda na tarde desta quarta-feira (2), por volta das 15h. A barragem fica na cidade de Assu, na região Oeste do estado.

Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o Mendubim tem capacidade para 76,3 milhões de metros cúbicos. Apesar de não ter captação para abastecimento por sistemas de adutoras, é uma importante reserva técnica. Suas águas deságuam no Rio Açu, e também são fundamentais para as comunidades do entorno e suas produções.
100% cheios

Além do Mendubim, outros sete reservatórios do estado também estão com o nível máximo de armazenamento. São eles: Apanha Peixe e Santo Antônio (em Caraúbas), Encanto (Encanto), Brejo (Olho D’Água do Borges), Riacho da Cruz II (Riacho da Cruz), Beldroega (Paraú) e Pataxó (Ipanguaçu).

Abril chuvoso

O sertanejo tem mesmo o que celebrar. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o mês de abril foi o mais chuvoso dos últimos 7 anos no estado. A média foi de 208 milímetros, 45,5% acima da média histórica para o mês, que é de 143 mm.
Seca histórica

Os últimos seis anos foram castigantes no interior do Rio Grande do Norte. Com chuvas abaixo da média, o estado enfrentou a seca mais severa de todos os tempos. As chuvas que caíram no início do ano ainda não foram suficientes para reabastecer os grandes reservatórios, e os efeitos ainda são preocupantes.

Dos 167 municípios potiguares, 153 estão em situação de emergência por causa da escassez de água – o que representa 92% do estado. Além disso, 12 cidades ainda estão em colapso (Luís Gomes, Tenente Ananias, João Dias, São Miguel, Pilões, Rafael Fernandes, Paraná, Marcelino Vieira, Almino Afonso, José da Penha, Messias Targino e Patu) e outras 84 possuem sistemas de rodízio para garantir água encanada.

VIA G1/RN /O Natalense

Rio Grande do Norte terá chuvas acima da média em maio, prevê Emparn

Sexta, 04 de Maio de 2018


Previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) apontam que o maio deverá ter chuvas acima da média, que é de 84mm para o mês inteiro. Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as condições oceânicas e atmosféricas continuam favoráveis a ocorrência de um bom volume de chuva, mesmo o mês tendo começado com um bloqueio, mas que não deve ser tão intenso como o que ocorreu em março, quando ficou 2 semanas sem chuva no Estado.

No primeiro dia de maio já houve registro de boas chuvas na região Oeste potiguar. Desde a manhã de segunda-feira (30), até a manhã de ontem, 03 de maio, a Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou chuvas em 84 postos pluviométricos monitorados diariamente, em todas as regiões do Estado.

O acumulado de chuvas mais significativo ocorreu em Portalegre, com 74,1 milímetros (mm); Messias Targino, 68,5mm; Frutuoso Gomes, 64,0mm; Lucrecia, 58,0mm, entre outros municípios da mesorregião Oeste.


VIA MOSSORÓ HOJE / O Natalense

Bolsonaro estará em Mossoró no dia 18 de maio

Sexta, 04 de Maio de 2018


A programação da agenda do pré-candidato à Presidência da república, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), em Mossoró no dia 18 de maio, uma sexta-feira, está quase definida. O primeiro compromisso do presidenciável será com a classe empresarial, comercial e a imprensa no Hotel Thermas.

Na segunda agenda do dia, o local escolhido para Bolsonaro se reunir com a militância foi o Complexo Country do Porcino Park Center, na Avenida Lauro Monte. Toda a agenda deverá acontecer durante o período da manhã.

Durante agenda de dois dias no Estado, Bolsonaro confirmou eventos em Natal, no dia 17 e em Mossoró no dia 18. A vinda do deputado ao Rio Grande do Norte está sendo articulada pelo diretório estadual do Partido Social Liberal – PSL.

Em Mossoró o evento tem como coordenadores os pré-candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente, General Elieser Girão e o médico psiquiatra Dr. Daniel Sampaio.

“Muitas caravanas já estão se organizando em cidades próximas para aguardar o pré-candidato à presidência, e a expectativa pela presença do deputado só aumenta. Será um grande evento e marcará a presença da cidade de Mossoró e região no apoio aos ideais de mudança defendidos por Jair Bolsonaro e os pré-candidatos do PSL no estado”, afirmou Dr. Daniel.

VIA MOSSORÓ HOJE / O Natalense

Vítimas do desabamento receberão auxílio-moradia a partir de segunda

Sexta, 04 de Maio de 2018

(Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado começam a pagar, a partir da próxima segunda-feira (8) o auxílio-moradia para famílias vítimas do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida. O pagamento será liberado, inicialmente, para 56 famílias que estão aptas a receber o benefício e comprovadamente estavam na ocupação.

A prefeitura utilizou o cadastro realizado em março passado pela Secretaria Municipal de Habitação com as famílias que se apresentaram como vítimas do desabamento do prédio, ocorrido após o incêndio do último dia 1. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai disponibilizar R$ 1.200 no primeiro mês e de R$ 400 a partir do segundo, pago por um período de 12 meses.

A Secretaria Municipal de Habitação e Secretaria Municipal de Segurança Urbana formaram uma comissão com representantes do poder público e dos movimentos de moradia para vistoriar com a Defesa Civil os imóveis ocupados.

A prefeitura estima que existam 70 prédios ocupados de forma irregular na região central da cidade. A Secretaria de Habitação informou que pretende realizar um Censo de Cortiços, ainda este semestre, a para mapear ocupações e assentamentos precários na região central da cidade. Em janeiro de 2018 foi aberto um chamamento público e o processo está em fase final para definição da entidade a ser contratada.

Agência Brasil / Blog do BG

Data para prestação de contas do Executivo é alterada com emenda à Lei Orgânica




Sexta, 04 de Maio de 2018

Foto: Marcelo Barroso / CMN

Os vereadores de Natal aprovaram na Sessão Ordinária desta quinta-feira (3) projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal, alterando para 30 de abril o prazo para o Executivo encaminhar a prestação de contas do exercício anterior à Câmara. Atualmente a lei determina que seja até 30 de março. Aprovaram ainda a criação do projeto “Bengala Verde” e o Dia Municipal do Veterinário.

A emenda, proposta pelo presidente da Casa vereador Raniere Barbosa (Avante), à Lei Orgânica altera o artigo 47 e alinha com a União e o Estado a data de prestação de contas do município. “Estamos fazendo a paridade de acordo com o que a Constituição prevê para o Estado e para a União, estendendo o prazo até 30 de abril e dando mais tempo hábil para o Município prestar contas”, explicou Raniere.

Na sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei 154/17 da vereadora Carla Dickson (PROS), subscrito pelos vereadores Cícero Martins (PSL) e Franklin Capistrano (PSB). A matéria institui o projeto “Bengala Verde” para identificar pessoas com baixa visão no município, inclusive, por meio de campanhas sobre as doenças degenerativas da retina. “Além de estimular o uso da bengala verde, chama a atenção para identificar aqueles com visão subnormal que conseguem enxergar, mas têm problemas com a visão e provavelmente só conseguem enxergar de perto”, pontuou a vereadora Carla Dickson.

Além deste projeto, ficou instituído o dia 9 de setembro como Dia Municipal do Médico Veterinário, através do Projeto de Lei 199/17 de autoria de Sandro Pimentel (PSOL). “São médicos que cuidam de animais e esse dia traz a importância de valorizar e reconhecer esses profissionais que também cuidam de vidas e vidas que precisam de proteção”, ressaltou o autor.

Fonte: Blog do BG

Câmeras de bairro onde Marielle foi morta foram desligadas às vésperas do crime

Sexta, 04 de Maio de 2018 

Foto: Reprodução / The Intercept Brasil

Cinco câmeras de segurança que faziam parte do trajeto realizado pela vereadora Marielle Franco (PSOL), na noite de sua morte, foram desligadas entre 24 e 48 horas antes do crime. A edil e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados no dia 14 de março enquanto saíam de um evento no Rio de Janeiro. Segundo informações do jornal Extra, o contrato de manutenção das câmeras havia encerrado em outubro. Mesmo assim, elas funcionavam normalmente até serem desconectadas. Por se tratar de um equipamento de monitoramento, que é integrado ao Centro Integrado do Comando e Controle (CICC), na Praça Onze, as imagens poderiam auxiliar nas investigações. De acordo com a publicação, a câmera da estação do metrô do Estácio, bairro onde ocorreu o crime, grava em 360º e está fixada em um ponto onde seria possível visualizar os disparos contra o carro da vereadora.

Homens de 16 a 24 anos representam maior eleitorado de Bolsonaro, diz pesquisa

Sexta, 04 de Maio de 2018 

por Ailma Teixeira
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Primeiro colocado nas pesquisas de intenções de voto quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aparece no páreo, Jair Bolsonaro (PSL-RJ) é mais popular entre homens com idades entre 16 e 24 anos. O deputado federal é a opção preferida de cerca de 27% do público masculino e de 29% desses jovens, de acordo com o levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (3). Com porcentagem de erro de 2% e margem de confiança de 95%, os dados mostram que ele é também a escolha da maioria com ensino superior (24,2%) e dos moradores do Sul e do Sudeste do Brasil (22%). Embora tenha um perfil conservador, seu menor público está entre pessoas com 60 anos ou mais. Nesse grupo, a preferência de 15,5% dos eleitores é do ex-ministro Joaquim Barbosa (PSB). Cerca de 16% dos nordestinos e de 15% das pessoas com ensino fundamental representam as menores taxas do eleitorado do deputado. Ainda assim, ele é o segundo na preferência da população do Nordeste, ficando atrás apenas de Marina Silva (Rede), que concentra 16,5% dos seus eleitores na região.

Mulher perde voo para Salvador, invade pista de aeroporto e é presa por Polícia Federal

Sexta, 04 de Maio de 2018 

Foto: Divulgação/ A380

A Polícia Federal prendeu uma mulher que invadiu a pista do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após perder o voo para Salvador. De acordo com informações do jornal Estadão, ela quase foi atropelada pela aeronave, que estava em procedimento de taxiamento. Segundo testemunhas, a mulher, que é servidora pública, estava exaltada e chegou a agredir um dos funcionários da companhia. O incidente ocorreu cerca de quinze minutos após a finalização do embarque, que ocorreu às 8h30. A companhia aérea afirmou que havia o risco dela ser sugada pelas turbinas da aeronave. Ela assinou um termo circunstanciado e foi liberada mediante o compromisso de comparecer à Justiça quando for intimada.

Prédio vizinho a edifício que caiu em SP tem estrutura condenada, avalia Defesa Civil

Sexta, 04 de Maio de 2018

Prédio vizinho tem rachaduras e buraco na lateral | Foto: Kleber Tomaz/G1

A Defesa Civil avaliou que o prédio vizinho ao edifício que desmoronou em São Paulo na última terça-feira (1º) está com a estrutura condenada. De acordo com o G1, o major do Corpo de Bombeiros que comanda as buscas no local informou nesta quinta (3) que a estrutura corre risco de desabar. O prédio também foi atingido pelo incêndio que provocou o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida e a lateral dele apresenta rachaduras e um buraco. Por conta do risco de um novo desabamento, a área próxima à construção condenada foi isolada. No entanto, o trabalho de retirada do entulho continua. O incidente no edifício Wilton Paes de Almeida ocorreu durante a madrugada de terça. Oficialmente, quatro pessoas são consideradas desaparecidas no momento.

Odebrecht fará porto de R$ 2,1 bilhões, maior obra desde Operação Lava Jato

Sexta, 04 de Maio de 2018

Foto: Odebrecht / Divulgação

A Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) irá fazer a maior obra no Brasil desde a explosão da Operação Lava Jato, em 2014. A empresa baiana assinou um acordo com a Petrocity Portos para construir um megaporto multicargas no Espírito Santo, com valor de obra estimado em R$ 2,1 bilhões. A OEC fará estudo, projeto e construção do empreendimento a partir do primeiro trimestre de 2019. De acordo com a Revista Valor, a Petrocity foi criada em 2013 por um grupo de investidores brasileiros e estrangeiros e conta com um fundo árabe que bancará 100% do financiamento. Por acordo de confidencialidade, os nomes não podem ser revelados até a obtenção da Licença de Instalação, diz o diretor José Roberto Barbosa em entrevista a reportagem.

Por unanimidade, STF decide restringir foro privilegiado para deputados e senadores

Sexta, 04 de Maio de 2018 

Foto: Carlos Moura / STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade restringir o foro privilegiado de deputados e senadores. Com a decisão desta quinta-feira (3), os parlamentares só terão acesso a esse direito em processos sobre crimes cometidos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo parlamentar. Atualmente, qualquer ação penal contra deputados e senadores devem tramitar no Supremo. De acordo com o G1, a assessoria do STF informou que aproximadamente 540 inquéritos e ações penais deixarão de tramitar na Corte. O relator de cada caso deve avaliar quais devem ser encaminhados à primeira instância da Justiça em função das novas regras.

TSE mantém Garotinho e Rosinha soltos, mas proíbe contato com testemunhas

Sexta, 04 de Maio de 2018

por Amanda Pupo | Estadão Conteúdo
Foto: Vladimir Platonow/ Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na manhã desta quinta-feira (3) manter soltos o ex-governador Anthony Garotinho e sua esposa Rosinha Garotinho, mas proibiu o casal de ter qualquer contato com testemunhas dentro de processo penal que investiga crimes como corrupção, participação em organização criminosa e falsidade na prestação de contas eleitorais entre 2009 e 2016, que tramita em Campos dos Goytacazes (RJ). O casal, que jáé réu, havia sido preso em novembro do ano passado por determinação do juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da 90ª Zona de Campos de Goytacazes. Garotinho foi liberado da prisão preventiva em dezembro, por decisão do ministro Gilmar Mendes. No mesmo mês, Gilmar liberou Rosinha do uso da tornozeleira eletrônica. Ela já estava em liberdade desde o fim de novembro, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A medida cautelar de proibição de contato foi definida por maioria dos ministros do TSE, Rosa Weber, Edson Fachin, Jorge Mussi e Carlos Horbach, e impostas também a outros cinco investigados no processo: ao ex-ministro Antonio Carlos Rodrigues, ao genro de Rodrigues, Fabricio Rosas Alonso, a Ney flores Braga, ex-coordenador de campanha, a Antonio Carlos Ribeiro, policial aposentando, e a Suledil Bernardinho, ex-secretário municipal. Nesse ponto, ficaram vencidos os ministros Alexandre de Moraes, Napoleão Nunes e Admar Gonzaga. O trio também considerou que o processo não deveria tramitar na justiça eleitoral. O advogado Thiago de Godoy ficou livre de qualquer restrição. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Garotinho exercia um cargo de comando na organização criminosa investigada. O MP afirma que o grupo J&F fez doação ilegal de R$ 3 milhões por meio de contrato com uma empresa indicada por Garotinho para financiar sua campanha ao governo do Estado em 2014, derrotada pela de Luiz Fernando Pezão (MDB).

Flávio Rocha critica polarização eleitoral entre Lula e Bolsonaro pela Presidência

Sexta, 04 de Maio de 2018

por Lucas Arraz / Guilherme Ferreira
Foto: Lucas Arraz / Bahia Notícias

O pré-candidato do PRB à Presidência da República, Flávio Rocha, criticou a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro na disputa pelo Palácio do Planalto. Durante evento realizado em Salvador durante a noite desta quinta-feira (3), ele afirmou que “nenhum deles representa o sonho que temos que cultivar”. Um levantamento divulgado mais cedo pelo Paraná Pesquisas aponta que Bolsonaro lidera as intenções de voto no país em um cenário sem Lula. No entanto, o ex-presidente vinha liderando as principais pesquisas divulgadas anteriormente. “É absolutamente indispensável que nós consigamos colocar um projeto político que possa nos tirar desse atoleiro. Hoje as pesquisas mostram, para nosso horror e para nossa imensa preocupação, que se apresentam com chances dois extremos da política e nenhum deles representa o sonho que temos que cultivar”, afirmou Rocha. Segundo o pré-candidato do PRB, cada um deles remete a um momento ruim da história brasileira, sendo Bolsonaro um representante da Ditadura Militar e Lula dos recentes governos do PT. Apesar das críticas, Rocha elogiou Bolsonaro por “desafiar a ditadura do politicamente correto” e discutir temas polêmicos. “Bolsonaro merece o mérito de ser o único que está tocando em temas que são muito caros à grande maioria do eleitor e que a classe política não coloca em discussão porque tem medo da ditadura do politicamente correto. São temas como a redução da maioridade penal, como o prestígio à polícia, acabar com essa coisa de socializar a culpa, de que o bandido é vítima da sociedade...”, exemplificou Rocha.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055