martins em pauta

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Hoje vamos falar sobre o IPTU

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Muita gente fica se perguntando, nos dias de hoje, o que é o IPTU. Um imposto que anualmente é cobrado ao cidadão, ainda causa dúvidas e estranhezas a algumas pessoas. Portanto vamos falar um pouco sobre ele.

O Imposto predial territorial urbano (IPTU) é um imposto brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana. Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana. Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título. A função do IPTU é tipicamente fiscal, embora também possua função social. Sua finalidade principal é a obtenção de recursos financeiros para os municípios, embora ele também possa ser utilizado como instrumento urbanístico de controle do preço da terra.
Atualmente ele é definido pelo artigo 156 da Constituição de 1988, que caracteriza-o como imposto municipal, ou seja, somente os municípios têm competência para aplicá-lo. A única exceção ocorre no Distrito Federal, unidade da federação que tem as mesmas atribuições dos Estados e dos municípios. No Brasil, o IPTU costuma ter papel de destaque entre as fontes arrecadatórias municipais, figurando muitas vezes como a principal origem das verbas em municípios médios, nos quais impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços, outro imposto municipal brasileiro de considerável importância) possuem menor base de contribuintes.

A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel sobre o qual o imposto incide. Este valor deve ser entendido como seu valor de venda em dinheiro à vista, ou como valor de liquidação forçada. É diferente de seu valor de mercado, onde o quantum é ditado pela negociação, aceitação de parte do preço em outros bens, entre outros artifícios, enquanto aquele, isto é, o valor venal, é ditado pela necessidade de venda do imóvel em dinheiro à vista e em curto espaço de tempo. Por isso, o valor venal de um imóvel pode chegar a menos de 50% de seu valor de mercado. A alíquota utilizada é estabelecida pelo legislador municipal, variando conforme o município.

O papel social do IPTU
O IPTU é considerado uma ferramenta de promoção da função social da propriedade privada no Brasil. O artigo 182 da Constituição Federal de 1988 define esta função, o que, na história do Brasil, é considerado fato inédito. A partir de 2001, porém, o Estatuto das Cidades, que estabeleceu as diretrizes gerais da política urbana e foi instituído pela Lei nº 10.257, de 10 de julho 2001, passa a regulamentar esta função social e estabelece uma série de instrumentos urbanísticos a serem aplicados pelas prefeituras como forma de sua promoção.

Entre estes instrumentos se encontra a progressividade do IPTU ao longo do tempo. O instrumento, normalmente conhecido como IPTU progressivo no tempo, determina que qualquer propriedade privada urbana que não esteja, comprovadamente, cumprindo sua função social possa ser gradativamente mais taxada, com um valor cada vez mais superior ao valor de base. Após a regulamentação dos Artigos 182 e 183 da Constituição Federal pelo Estatuto das Cidades, a alíquota máxima a ser aplicada para cobrança do IPTU progressivo no tempo foi definida em 15% (Parágrafo 1º do Artigo 7, Seção III). Segundo os especialistas de urbanismo e planejamento urbano que defendem o Estatuto das Cidades, este instrumento faz com que os típicos grandes terrenos ociosos existentes nas cidades brasileiras, mantidos vazios devido ao interesse especulativo de seus proprietários, tenham dois encaminhamentos: de um lado, o proprietário pagará uma contraparte onerosa maior ao Poder Público (a qual seria, idealmente, investida em iniciativas de acesso à terra e à moradia) e por outro lado, o proprietário finalmente venderia o imóvel e interromperia o processo especulativo.
 
Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre/Google 
Via:Expressão Noticia
 

Mudança de cenário


Wilma de Faria é "disputada" por gregos e troianos para as eleições de 2014
O PT até que tentou esnobar a vice-prefeita de Natal, do PSB, Wilma de Faria, dizendo que não subiria em um palanque em que ela estivesse.

Chegou a vetar o nome de Wilma em encontro com o PMDB.

Mas diante da força de Wilma de Faria, tanto para o Senado quanto para o Governo e, igualmente, pela posição do PT que em Estados como o Espírito Santo, caminha parla aliança com o PSB, mudou radicalmente o rumo da prosa.

Agora, os "caciques" - cacique é a boca dos companheiros - do petismo anunciam que seria de bom grado uma aliança com a "guerreira".

Ah, bom!

Juiz Herval Sampaio explica que é a Oi é responsável por problemas em recadastro biométrico



"A OI nos prometeu que hoje tudo voltará ao normal. Pessoal, esse problema não é nosso e desde já pedimos desculpas às pessoas que não foram atendidas".

Foi o que explicou o juiz eleitoral, Herval Sampaio, através de seu Tiwtter, sobre problemas enfrentados por eleitores de Mossoró no processo de recadastramento biométrico.

Confira os detalhes no Portal Difusora

Fátima Bezerra concorda com aliança entre PT, PSB, PSD e PCdoB


“Seria bom avançar em um diálogo nessa direção", declarou a candidata do PT ao senado federal

Por Virgínia França
(Foto: Wellington Rocha)
Fátima aprova diálogo com o PCdoB do vereador George Câmara (Foto: Wellington Rocha)
A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria pode ser peça fundamental para as eleições 2014. De um lado, o PMDB com apoio do PR, PV e PROS articula a aliança com o PSB do outro começa a aumentar a articulação entre PT, PSD e PCdoB pela legenda peessebista. A própria deputada Federal Fátima Bezerra (PT), que já garantiu que se lançará candidata ao Senado Federal confirmou as conversas sobre a aliança inicialmente proposta pelo presidente do PCdoB, Antenor Roberto.

Mesmo confirmando as conversas em torno da união das legendas no mesmo palanque para as eleições desse ano, a líder petista reconhece que muita coisa ainda pode acontecer até o próximo mês, quando estão previstas as definições de vários partidos, incluindo PSB. “Seria bom avançar em um diálogo nessa direção. Estaremos firme no Senado. Muita água vai rolar”, disse.

Ela ainda garantiu que o partido está aberto para conversas com todos os partidos, o que inclui o PMDB. O único problema de uma possível aliança com os peemedebistas seria a confirmação de que o PT não abre mão da candidatura ao Senado. Afinal, o PMDB tem realizado conversas no sentido de apoiar Wilma para o Senado como forma de garantir o apoio do candidato a governador. Mesmo abrindo as portas para outros partidos, Fátima é taxativa em excluir de conversas os partidos da oposição ao governo Dilma Rousseff. “Estamos abertos a conversar com todos, com exceção do PSDB e DEM”, encerrou.

Fonte: www.portalnoar.com

Besteira besta esse lançamento da candidatura de Fernando Mineiro para deputado federal


Tem uma "besteira mais besta" do que esta de um dirigente do PT lançar a candidatura do deputado estadual, Fernando Mineiro, para deputado federal?

Ora, se Fátima Bezerra é candidata ao Senado, então, todo mundo sabe desde sempre que para disputar a vaga de deputado federal da parlamentar, o nome natural sempre foi Fernando Mineiro.

Afinal, esse é o maior e principal motivo pelo qual Mineiro tem "brigado" pela candidatura de Fátima ao Senado.

Ele sabe, inclusive, que ao final do pleito, poderá terminar deputado federal e Fátima sema mandato.

Não estou afirmando, aqui, que Fátima vai perder a disputa para o Senado, pois não sabe nem com quem concorrerá.

Todavia, quem é que tem dúvida de que, teoricamente, a campanha de Fátima para o Senado, é mais díficil do que a de Mineiro para a Câmara Federal?

Fonte Carlos Skarlack

Dilma não subirá em palanque do PT no RN se o partido estiver divido com outras siglas da base do Governo


A rivalidade com o PT durante as campanhas estaduais não vai excluir do palanque da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), partidos aliados no campo nacional. Foi o que disse ontem o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e dirigentes do PT no Rio Grande do Norte. Ao comparecer no Estado, se a base aliada estiver dividida, a presidenta terá o próprio palanque e não vai fazer campanha para candidatos diferentes. Dilma Rousseff, explicaram, só apoiará candidatos nas chapas majoritárias nos estados onde os aliados estiverem unidos.

Os petistas ressaltaram que se houver diversos candidatos por partidos da base aliada, Dilma terá “o palanque dela”. A presidenta não vai, assim, fazer campanha para candidatos individuais. “Ela não vai ter palanque A, B ou C, vai ser o palanque Dilma/Temer e aí quem quiser vir que venha”, destacou a deputada Fátima Bezerra, pré-candidata ao Senado.

“A coisa mais certa é que Dilma terá no RN seu palanque mais puro e autêntico, que é o do PT. Mas existem, claro, relações, alianças, discussões”, emendou Vicentinho. Segundo ele, o partido no RN terá voz ativa na reflexão que o diretório nacional tiver para o estado.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Os meninos e meninas se preparam para mais uma onda de vaia...




A semana começa como previsão de protestos contra a governadora do Estado, Rosalba Ciarlilni, em Natal. Confira o que informa a jornalista Thaisa Galvaão:

Expectativa de protestos poderá mudar cerimonial da leitura da mensagem anual na Assembleia

A sessão solene para leitura da mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini, na segunda-feira, deverá ser movimentada…e polêmica.
Movimentos sociais já se organizam para montar guarda na Praça 7 de Setembro.
Protestos contra tudo…e contra todos.
O que poderá inviabilizar a tradicional cerimônia realizada em frente à Assembleia todos os anos, com revista às tropas, chegada da governadora…
Isso tudo poderá não acontecer na segunda-feira.

Fonte: www.thaisagalvao.com.br

Quais são os avanços na saúde - no Hospital Tarcísio Maia uma senhora de 85 anos, com a perna fraturada, aguarda uma transferência para Natal

A assessoria do Governo do Estado está antecipando o que será apresentado pela governadora Rosalba Ciarlini, DEM, durante sua última mensagem anual na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 17.

E pelo que se anuncia, para a saúde de saúde – fico só na saúde -, serão anunciados avanços.
Então, eu apresento uma situação real, que acontece neste final de semana no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Uma senhora de 85 anos está com a perna fraturada e precisando ser transferida para Natal, mas, não existe nenhuma previsão de quando isso vai acontecer.

Enquanto isso, essa senhora, que prefiro não revelar a identidade aqui, permanece no Hospital Tarcísio Maia, inclusive, pela manhã, na área em que estava, não teve como fazer algumas necessidades básicas, pois, dividia espaços com alguns homens.

E, segundo sou informado, a situação só não é pior por diante do esforço da direção, de enfermeiras, médicos e servidores do Hospital Tarcísio Maia.

Todavia, a direção, os médicos, enfermeiros e funcionários não podem fazer pois lhes falta condições de trabalho.

Então, eu pergunto: isto é avanço na saúde?

CAMPANHA – Neste domingo, se não surgir nenhuma previsão de transferência, vou iniciar uma campanha nas redes sociais para saber se alguém vai ajudar para que essa senhora possa fazer a cirurgia na perna fraturada.

Populares encontram corpo dentro de galeria de esgotos na cidade de Mossoró


 
Um corpo masculino foi encontrado dentro de uma galeria de esgotos durante o final da tarde desta sexta-feira (14/02) na cidade de Mossoró. O cadáver, ainda não identificado, estava boiando junto ao lixo em avançado estado de decomposição.

Segundo informações, o corpo foi encontrado por populares em uma área de difícil acesso no bairro Dom Jaime Câmara. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local realizando o isolamento da área.

Devido á acessibilidade difícil, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para fazer o resgate do cadáver e entregá-lo ao Instituto Técnico e Científico de Polícia.

O corpo possuía uma perfuração na região torácica que pode ter sido causada por objetos perfuro-cortantes, como facas. Segundo a PM, não há registro de pessoas desaparecidas na região, o que dificulta a identificação da vítima.

SOS Notícias do RN - O Câmera 2

Em operação, PM de Campo Grande/RN apreende armas, drogas e criminosos



A Polícia Militar de Campo Grande realizou na noite desta sexta-feira (14/02), mais uma etapa da operação "Estradas Limpas" na zona rural daquele município. Na ocasião, o Sargento Tárcio e o Cabo Silva prenderam dois elementos, entre eles um menor, armados e de posse de uma motocicleta roubada. Segundo informações, Leandro Fernandes da Silva de 25 anos e um adolescente de 17, estavam se deslocando em uma motocicleta Fan de cor preta e placa MOA - 5859, quando foram surpreendidos pela polícia na comunidade de Bom Jesus.

Ao serem revistados, foram encontrados junto à dupla, dois revólveres calibre 38 devidamente municiados, um tablete de maconha e uma motocicleta roubada, que eles usavam para trafegar. Os criminosos receberam voz de prisão e, ao serem pressionados, revelaram que iriam cometer um assalto a uma moto na RN - 233, trecho que liga Caraúbas á Campo Grande.

Por telefone, o Sargento Tárcio revelou ainda que a operação vem logrando grande êxito. "Já retiramos de circulação várias armas, já prendemos vários elementos perigosos, como por exemplo três elementos que iriam matar um desafeto na cidade de Messias Targino, e já recuperamos motos roubadas. A operação tem sido um sucesso", disse ele. A Polícia Militar de Campo Grande tem realizado um grande trabalho no combate á criminalidade da região.

ATUALIZANDO: Durante a manhã de sábado (15/02), o titular da DP Civil de Campo Grande, Rysklyft Factore, reconheceu Leandro Fernandes da Silva como sendo Idenismar Lopes de Araújo, um fugitivo da Penitenciária Mário Negócio.

Idenismar utilizou-se de um nome falso para se esconder da polícia. O mesmo é acusado de cometer pelo menos três homicídios.

Redação SOS Notícias do RN 

Optometristas fazem esclarecimento sobre a profissão

Robson

Optometristas fazem esclarecimento sobre a profissão


Sobre recente postagem no blogue, Mossoró: MP flagra optometrista atuando como oftalmologista, recebemos o seguinte esclarecimento enviado por Diogo Alexandre Nogueira do Couto Costa, que filiado ao Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria:
optometriaO optometrista é um profissional não-médico especialista da visão. É treinado especificamente para a pratica da optometria plena ou de qualquer uma de suas especialidades. É um profissional responsável pelo atendimento primário da visão. De formação escolar especifica, examina as pessoas portadoras de perturbações da função visual como um todo, compensando e orientando os diferentes tipos de tratamentos para promover a recuperação destes distúrbios da refração. No site do Ministério do Trabalho onde fala sobre as profissões e ocupações brasileiras é encontrada facilmente a profissão do optometrista, suas atribuições, os equipamentos que podem ser utilizados por este e sua área de atuação profissional.
Optometrista não exerce ilegalmente a medicina como querem pintar para sociedade é um profissional competente e que trabalha exatamente na sua área de atuação. No Brasil existem cursos de nível técnico superior reconhecidos pelo Ministério da Educação, que reconhece o curso e a profissão dentro de suas atribuições e área de atuação e uma delas é a realização da refração o famoso exame de vista, que não é mais de exclusividade do oftalmologista desde que foi aprovada a nova lei do ato médico.
É uma profissão reconhecida e de forte atuação em mais de 150 países entre eles vários na América Latina nossos vizinhos e nos Estados Unidos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece esta profissão como sendo a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo. O optometrista não trata as enfermidades dos olhos, não realiza cirurgias nem prescreve medicamentos. Cuida do ato visual, não do globo ocular. Reconhece patologias oculares e sistêmicas, casos que encaminha para o profissional de saúde especifica. Pires
Sobre recente postagem no blogue, Mossoró: MP flagra optometrista atuando como oftalmologista, recebemos o seguinte esclarecimento enviado por Diogo Alexandre Nogueira do Couto Costa, que filiado ao Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria:
optometriaO optometrista é um profissional não-médico especialista da visão. É treinado especificamente para a pratica da optometria plena ou de qualquer uma de suas especialidades. É um profissional responsável pelo atendimento primário da visão. De formação escolar especifica, examina as pessoas portadoras de perturbações da função visual como um todo, compensando e orientando os diferentes tipos de tratamentos para promover a recuperação destes distúrbios da refração. No site do Ministério do Trabalho onde fala sobre as profissões e ocupações brasileiras é encontrada facilmente a profissão do optometrista, suas atribuições, os equipamentos que podem ser utilizados por este e sua área de atuação profissional.
Optometrista não exerce ilegalmente a medicina como querem pintar para sociedade é um profissional competente e que trabalha exatamente na sua área de atuação. No Brasil existem cursos de nível técnico superior reconhecidos pelo Ministério da Educação, que reconhece o curso e a profissão dentro de suas atribuições e área de atuação e uma delas é a realização da refração o famoso exame de vista, que não é mais de exclusividade do oftalmologista desde que foi aprovada a nova lei do ato médico.
É uma profissão reconhecida e de forte atuação em mais de 150 países entre eles vários na América Latina nossos vizinhos e nos Estados Unidos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece esta profissão como sendo a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo. O optometrista não trata as enfermidades dos olhos, não realiza cirurgias nem prescreve medicamentos. Cuida do ato visual, não do globo ocular. Reconhece patologias oculares e sistêmicas, casos que encaminha para o profissional de saúde especifica.

 Fonte: Robson Pires

Governo Federal quer 'lei de protesto' sem veto a uso de bala de borracha


12829
O Governo Federal vai enviar ao Congresso Nacional, em regime de urgência, um projeto de lei para tratar do direito à liberdade de manifestação e para estabelecer sanções para casos de vandalismo, lesão corporal e homicídio. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
 
E o texto não deve prever veto ao uso de balas de borracha para conter excesso nas manifestações, que deverão ser anunciadas previamente. A restrição aos mascarados, porém, ainda é polêmica. O Governo tem reservas sobre a proposta de punir ou tipificar como crime o uso de máscaras nas manifestações. Uma possibilidade em discussão é garantir à polícia o poder de exigir que mascarados se identifiquem. Quem se recusar poderia ser levado a um local à parte e liberado após a manifestação. 

Henrique concluiu conversas com prefeitos do PMDB sabendo que eles não querem Fernando Bezerra


12831
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves concluiu nesta sexta-feira (14), junto com o ministro Garibaldi Filho, as conversas com os 53 prefeitos do PMDB. Ontem foram ouvidos os prefeitos Ademar Ferreira, de Caraúbas; Lawrence Carlos, de Almino Afonso; Luciana Costa, de Baraúna; Artur Targino, de Messias Targino; e Titico Araújo, de Tenente Laurentino Cruz.
 
Nenhum desses opinou pela candidatura do ex-senador Fernando Bezerra. As reuniões foram realizadas na sede do PMDB. Basicamente, cada liderança era provocada a trazer o pensamento das bases sobre os rumos partidários no pleito deste ano, discorrendo sobre as pré-candidaturas ao Governo (Fernando Bezerra, Garibaldi, Henrique e Walter Alves). Já para o Senado, o nome da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) foi mais citado que o da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Dois deputados federais do PT naturais do Estado


12833
Na coletiva com deputados do PT, quem mais atraiu a atenção da imprensa foi o líder do partido na Câmara, Vicentinho, que nasceu em Campo Redondo no Trairi, mas cresceu em Acari, no Seridó. O deputado Francisco das Chagas, que era suplente mais assumiu o mandato, também tem raízes no Estado. Sua família é de Riachuelo, na região Central do Estado.
 
O interessante é que nossa deputada federal Fátima Bezerra, única eleita pelo PT potiguar não é do Rio Grande do Norte. Fátima veio de Nova Palmeira, da vizinha Paraíba. Desde a década de 80 que atua na educação da capital Natal. Em 1994 foi eleita deputada estadual, depois da atuação no SINTE/RN. Foto: Márlio Forte.

fonte Marcos Dantas

Só se Deus mandar, Esta é a esperança.... Nem engate rápido e nem expressa.


Desta vez este Blog sairá em defesa do Secretário de Recursos Hídricos o senhor Leonardo Nunes Rêgo. Que está nos Estado Unidos e não tem nada haver com estes problemas de Pau dos Ferros.

O secretário Leonardo Rêgo prometeu trazer a adutora expressa ou de engate rápido para Pau dos Ferros.(EU ACREDITO RIGOROSAMENTE NELE), Num prazo mínimo de até 60 dias. Todo mundo fica cobrando isso, mas Leonardo disse que seriam 60 dias após o inicio das obras. "É...Digamos que ele tenha esquecido de dizer isso" iremos condena-lo por um esquecimento? A previsão para o inicio das obras é de 2015. "Antes eu achava que chegaria em Junho, mas diante de tantas dificuldades começo a acreditar que só em 2015, mesmo.

Depois, o que o secretário Leonardo Rêgo prometeu foi a adutora, a água é outro problema.Não lhe culpem pela falta da Bomba, por falta de energia ou qualquer outra coisa que seja necessário para trazer a água.

Leonardo não pode ser culpado pela falta de uma bomba geradora de Energia, o que ele vem prometendo é a adutora expressa.

Assim sendo senhores vamos parar de culpa quem não tem nada haver com o problema, deixe o menino quieto curtir os Estados Unidos, provavelmente numa praia em Miami.

Porque vocês estão todos rindo? O assunto é sério.


Brincadeira a Parte. Vamos aos Fatos....

Em abril de 2013, a câmara de Pau dos Ferros já debatia o problema da Barragem de Pau dos Ferros, que tinha pouco menos da metade da sua capacidade de armazenamento. Hoje 14 de Fevereiro de 2014 não temos nenhuma solução. Pior, a Barragem secou e está com menos de 5% da sua capacidade. 

Faço uso das palavras do professor Daniel "Neste Cabaré, vocês vão continuar bebendo lama, podre".

A população de Pau dos Ferros, precisa tomar uma atitudes, precisamos chamar a atenção das autoridades municipais, estaduais e nacionais. Este é um problema de todos, seja rico ou pobre, branco ou preto, jovem ou idoso. 

O CDL de Pau dos Ferros depois que embriagou se na política não encampa nenhuma luta em prol da cidade de Pau dos Ferros. As Igrejas não escutei nenhum sermão convocando ou solicitando providencias, As entidades, ONG´s, sindicatos, instituições, promotorias e judiciários, ordem dos advogados estão inertes a estes problemas. Porque será que o povo também está aquém? 

É necessário da união de todos, é preciso culpar aqueles que estão em cima do muro sem fazer jus ao seu papel.  

Mostrem o seu orgulho Pauferrense.

Fonte Folha Regional


Ministério Público orienta que Prefeitura de Upanema não gaste com carnaval


Upanema é um do 160 municípios do Estado que se encontram em situação de emergência por causa da seca. Diante do quadro, incompatível com gastos públicos para a realização de festas,

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu recomendação ao prefeito do município de Upanema, Luiz Jairo Bezerra, para que se abstenha de aplicar recursos públicos para a realização carnaval 2014.

A intenção da instituição é que o Município priorize obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para os cidadãos.

Upanema é um do 160 municípios do Estado que se encontram em situação de emergência por causa da seca. Diante do quadro, incompatível com gastos públicos para a realização de festas, o MP se pronunciou.

Fonte Carlos Skarlack

Expectativa em torno de viagem do ministro Garibaldi Filho


O ministro Garibaldi Filho anunciou que embarcar no dia 28 de março para um período de férias em Portugal.

Lá permanecerá por duas semanas.

Deve volta ao Brasil no dia 5 de abril.

A expectativa existe pelo calendário eleitoral.

Diante do prazo de desincompatibilização para quem deseja disputar as eleições de 2014, Garibaldi teria que deixar o Ministério da Previdência antes do dia 28, data de sua viagem.

Henrique é apresentado oficialmente como pré-candidato

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), retomou nesta sexta-feira (14), junto com o ministro Garibaldi Filho (PMDB), a audiência de lideranças do PMDB-RN sobre os rumos que o partido deve adotar no pleito deste ano.

Henrique agora admite ser nome à sucessão de Rosalba (Foto: Demis Roussos)
Foram ouvidos os prefeitos Ademar Ferreira, de Caraubas; Lawrence Carlos, de Almino Afonso; Luciana Costa, de Baraúna; Artur Targino, de Messias  Targino; e Francisco Dantas, de Tenente Laurentino.
Com esses contatos, foi encerrado o ciclo de consultas individuais aos prefeitos peemedebistas e, em seguida, o presidente ouviu mais três grupos de lideranças municipais do PMDB.
1) os três vereadores de Natal: Felipe Alves, Bertone Marinho e Ubaldo Fernandes.
2) Os ex-prefeitos: Gonçalo, de Senador Georgino Avelino; Goretti Pinto, de Apodi; João Cruz, de Brejinho; Egidio Massena, de Rio do Fogo; e Eider Medeiros, de Alto do Rodrigues.
3) Dirigentes de diretórios municipais: Afranio Miranda, de Taipu; e Tota Fagundes, de Passagem, acompanhados de vereadores peemedebistas dos seus municípios.
Henrique é pré-candidato
As reuniões foram realizadas na sede do PMDB.
Basicamente, cada liderança era provocada a trazer o pensamento das bases sobre os rumos partidários no pleito deste ano, discorrendo sobre as pré-candidaturas ao governo (Fernando Bezerra, Garibaldi Filho, Henrique Eduardo e Walter Alves), bem como sobre os nomes de aliados que devem receber o apoio peemedebista como candidato ao Senado: a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) e a deputada federal Fátima Bezerra (PT).
A série de reuniões será reiniciada no próximo final de semana, dessa vez, com a participação dos vices-prefeitos peemedebistas.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Henrique Alves.
Nota do Blog – Pela primeira vez, este Blog recebe um texto oficial da própria assessoria de Henrique Alves, assinalando que ele é pré-candidato a governador, nome à sucessão de Rosalba Ciarlini (DEM).
O que sempre foi negado sequer como distante opção, passou a ser nome de proa como candidato.

Fonte: Carlos Santos

Criança foge para tomar banho em rio e morre afogada na cidade de Mossoró/RN


 
Um garoto de apenas 10 anos morreu afogado nas águas do rio Apodi-Mossoró na tarde desta sexta-feira (14/02) no bairro Barrocas, zona urbana de Mossoró. Francisco Tales do Nascimento teria ido tomar banho sem a permissão dos pais.

Segundo informações, minutos após o afogamento, Tales foi retirado da água por um pescador, mas a criança já estava sem vida. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área até a chegada do ITEP, que removeu o corpo.

De acordo com o pai da vítima, Tales e um amigo vivia pedindo para tomar banho naquele local, mas ele nunca deixava. "Eu sabia que ele ia morrer, ele e um colega vivia me pedindo para vim tomar banho aqui, e eu sempre dizendo não. Tai o resultado. Me desobedeceu e agora é isso que to vendo, meu filho morto", disse o pai bastante emocionado.

Com informações e fotos: Passando na Hora

Traficante Rivotril está entre a vida e a morte no Walfredo Gurgel em Natal/RN


 
 
Internado no Hospital Walfredo Gurgel desde que foi capturado pela polícia, o traficante“Rivotril” está “entre a vida e a morte”. Após ser baleado e passar por uma cirurgia abdominal, ele ficou sob observação e não poderia ingerir água.

A complicação surgiu quando alguém sem autorização deu 1l do líquido ao bandido, que passou a ter problemas e voltou à sala de cirurgia com peritonite e fascite da musculatura abdominal. No início da noite desta sexta-feira a equipe médica do hospital aguaradava uma vaga na UTI para Rivotril.

Fonte: Kezia Adriana

Lobão Filho diz que vai mostrar que Vivaldo Costa não sobe no palanque do PMDB em Caicó


12821
Ao Jornal de Hoje, o presidente do PMDB de Caicó, vereador Lobão Filho disse que o deputado do PROS, Vivaldo Costa não subirá no palanque do PMDB de Caicó e que o seu partido jamais fará política ao lado de Vivaldo Costa porque a população caicoense não aceita a união de quem é adversário histórico há mais de 30 anos.
O vereador Lobão, esclareceu ainda que a decisão de não ter Vivaldo Costa no palanque do PMDB não é pessoal, mas coletiva de todos os integrantes do partido em Caicó. “Vivaldo pode apoiar quem ele quiser, mas no palanque do PMDB de Caicó ele não subirá”, disse o peemedebista, acrescentado: “Vivaldo tem mania de votar em quem vai vencer as eleições, independentemente de partido. Quando viu que Rosalba Ciarlini ia vencer as eleições traiu Iberê e a própria Wilma que ele elogia tanto”, lembra o presidente da Câmara Municipal de Caicó Concluindo, Raimundo Lobão diz que Vivaldo Costa sempre fez política radicalizando em cima do PMDB e criticando a família Alves, mas atualmente está vendo que o nosso partido vencerá as eleições para governador, por isso já começa a defender uma aliança política com o PMDB. 
Fonte Marcos Dantas

Servidores municipais farão parada de advertência por reajuste anual de salários


Caico RN  Está prevista para os dais 17 e 18 deste mês, respectivamente segunda e terça-feira, uma parada de advertência dos servidores da Prefeitura de Caicó. A intenção é cobrar do Município um reajusta anual de salários, que segundo a categoria, tem direito e que nao vem sendo cumprido desde 2010, quando o prefeito ainda era Bibi Costa. Em nota enviada ao Blog do Marcos Dantas pelo servidor público, Rafael Bezerra Ribeiro (cirurgião-dentista), os motivos são explicados.
 
"Os servidores públicos de Caicó são regidos pelas Lei Municipal 4.384 de 2009, a qual dispõe sobre nossos direitos e deveres. Um dos nossos diretos é o reajuste anual do salário com base no salário mínimo, e isso não vem sendo cumprido desde 2010, ou seja, a categoria de nível superior tem perda salarial por volta de 50%. No ano passado fizemos várias solicitações de negociação, mas sem sucesso, portanto resolvemos fazer a parada de advertência de dois dias (17 e 18/02), próxima segunda e terça) com a finalidade de pressionar a gestão a atender nossa reivindicação. Não estamos pedindo favor a ninguém, queremos apenas que a administração pública cumpra a lei, pois se presume que ela deva ser a principal responsável por isso, até porque ela deve ser pautada pelo que manda a lei e não por vontade pessoal de ninguém, esse é o princípio constitucional da legalidade", disse Rafael.


Fonte Marcos  Dantas

Vivaldo Costa entre os "pela bucho"


12820
A informação é do blog de Laurita Arruda - Conhecida  por sua divisão política entre  cordões verdes e encarnados, Caicó poderá escrever nova página de sua história em 2014. O primeiro passo foi dado na manhã desta sexta-feira no escritório do PROS em Natal, onde o presidente Ricardo Motta recebeu a cúpula do PMDB para discutir 2014. O papa Vivaldo Costa (de laranja) personificou a melhor representação de boa convivência entre adversários históricos desde Dinarte X Aluízio em 60. Uma conversa rumo ao entendimento no palanque majoritário de outubro.
 
Do Blog: "Pela Bucho" era a forma "carinhosa" que até poucos dias Vivaldo usava para se referir aos peemedebistas.

Confira a 3ª chamada dos aprovados no SISU para a UFRN Caicó


A UFRN está divulgando a terceira chamada do Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para 2014.
Os candidatos indicados na lista com a situação APROVADO, tem a vaga garantida e estão aptos, portanto, a realizar matrícula no ato do cadastramento. Já os candidatos na situação de RESERVA, por sua, compõem o cadastro de reserva e deverão, após o cadastramento, aguardar a publicação da lista que indicará aqueles que efetivamente conseguiram a vaga.  
fonte Marcos Dantas

Médica cubana pede indenização de R$ 149 mil ao governo brasileiro



A médica cubana Ramona Matos Rodriguez entrou hoje (14) com reclamação trabalhista na Justiça do Pará contra o Programa Mais Médicos do governo federal. Ramona pede indenização de R$ 149 mil em direitos trabalhistas e danos morais. Ela trabalhava em Pacajá (PA) e decidiu abandonar o programa dizendo ter sido enganada pelo governo de Cuba.

Na reclamação, a médica cobra direitos comuns aos trabalhadores brasileiros, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, férias, décimo terceiro salário, assinatura da Carteira de Trabalho e pagamento das diferenças salariais em relação aos profissionais brasileiros que atuam no Mais Médicos, que recebem bolsa de R$ 10 mil. A defesa pediu também a anulação do contrato de trabalho da médica cubana e a suspensão dos repasses da União ao governo de Cuba relacionados a ela.
Zeca Ribeiro / Câmara dos DeputadosMédica abandonou o programa Mais Médicos e pede o dinheiro que teria deixado de receberMédica abandonou o programa Mais Médicos e pede o dinheiro que teria deixado de receber

“O salário efetivamente recebido, cerca de US$ 400,00 (quatrocentos dólares americanos), que equivalem ao valor aproximado de R$ 968,00 (novecentos e sessenta e oito reais) é insuficiente para as necessidades da reclamante e muito abaixo da média salarial percebida pelos profissionais da medicina residentes no Brasil, bem como dos intercambistas oriundos de outros países”, afirmou a defesa.

Os médicos cubanos trabalham no Brasil em regime diferente dos que se inscreveram individualmente no Mais Médicos. O Ministério da Saúde firmou acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para que a entidade buscasse parcerias para a vinda de médicos ao país. No acordo, os repasses financeiros são feitos do Ministério da Saúde para a Opas e da Opas para o governo cubano, que paga os médicos.

Fonte :tribuna do Norte

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055