martins em pauta

sábado, 28 de abril de 2018

Humorista Agildo Ribeiro morre aos 86 anos; ator sofria de problemas cardíacos

Sábado, 28 de Abril de 2018 

Foto: Reprodução / Globo

O humorista Agildo Ribeiro morreu, aos 86 anos, no Rio de Janeiro, neste sábado (28). Nascido em 26 de abril de 1932, o ator foi um dos comediantes de maior sucesso no país e marcou uma geração com participações no "Zorra Total". O ator estava longe da TV desde 2016. Ainda não foram divulgas informações da causa da morte, mas sabe-se que ele sofria de problemas cardíacos. Detalhes do velório serão informados em breve. Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho nasceu no Rio de Janeiro em 26 de abril de 1932. Conhecido como "capitão do riso", o ator iniciou a carreira no rádio, mas seu reconhecimento foi após seus trabalhos cômicos na televisão. O global foi o primeiro ator a interpretar João Grilo, personagem central da peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Entre os destaques na TV estão os trabalhos em "O Planeta dos Homens" (1976), "Estúdio A... Gildo" (1982), "Escolinha do Professor Raimundo" (1999) e "Zorra Total" (1999). O trabalho mais recente do ator foi no humorístico "Tá no Ar: a TV na TV".

(091ª) Preso é morto dentro da Penitenciaria Mario Negocio em Mossoró-RN

Domingo, 29 de Abril de 2018

O crime aconteceu na madrugada de hoje, 28 de abril, dentro da Penitenciaria Agrícola Mario Negocio em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Paulo Roberto da Silva, “Carioca” de 35 anos de idade foi encontrado morto pendurado numa corda “Tereza” feita com lençóis. Pelo estado de rigidez do corpo, o perito criminal Eduardo Alexandre acredita que ele tenha sido morto nas primeiras horas da madrugada.

Carioca havia acabado de chegar ao presidio em Mossoró, acusado de envolvimento em crimes de homicídio, assalto e falsidade ideológica. Ela estava cumprindo a pena na Cela 03, Ala B do Pavilhão 05 do complexo penal Mario Negocio.

O relatório do Instituto de Medicina Legal da Unidade Regional do Itep em Mossoró, apontando a causa da morte de “Carioca” deverá ser encaminhado ainda hoje para a Delegacia responsável, mas segundo informações, os indícios do crime com duas marcas de cordas e marcas de unhas, encontradas pela equipe pericial no pescoço da vitima, são compatíveis com morte por estrangulamento ou esganadura, causado com utilização de diversos tipos de instrumentos.

Obs: Em medicina forense chama-se de estrangulamento aquele causado por laços de diversos tipos de materiais que proporcionam lesões distintas. Caso sejam usadas as mão para provocar a constrição no pescoço da vítima, a medicina forense chama este ato de esganadura.


Fonte: O Câmera

Motorista de alternativo é executado a tiros em espetinho na cidade de Governador Dix Sept Rosado-RN

Sábado, 28 de Abril de 2018

A violência letal continua se alastrando pelo interior do Rio Grande do Norte. Na noite de sexta feira 27 de abril de 2018 mais um homicídio foi registrado na região Oeste do estado e desta vez o palco da violencia foi a cidade de Governador Dix Sept Rosado a 35 Km de Mossoró.

Um homem, que segundo informações era motorista de alternativo que fazia linha Governador/Mossoró, identificado apenas como, Williame de Dodoca foi assassinado a tiros naquela cidade.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima se encontrava em um espetinho no centro da cidade, quando foi surpreendido por uma dupla de moto que atirou várias vezes em sua direção.

Williame foi atingido com vários tiros, não resistiu e morreu na hora. Os criminosos fugiram em seguida e até o momento não foram identificados. A Polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime.

O corpo da vítima foi periciado no local pela equipe do ITEP e removido para a base do órgão em Mossoró, onde será examinado e depois liberado para sepultamento.


Fonte: Fim da Linha

[VÍDEO] VIATURA DA PM/RN DO 10°BPM É CONSUMIDA PELO FOGO NA ZONA RURAL DE ASSÚ-RN

Fonte: Passando na Hora


Uma viatura da Polícia Militar (PM) do 10º BPM com sede na cidade de Assú no Rio Grande do Norte foi totalmente destruída pelo fogo na tarde desta sexta-feira 27 de abril de 2018.O fato ocorreu na comunidade de Nova Esperança,Zona Rural do Município. 

A equipe estava em patrulhamento de rotina,quando o veículo apresentou fumaça e foi logo consumida pelas chamas. Possivelmente uma pane no sistema elétrico. Apesar do susto, os danos foram apenas materiais.


 

VÍDEO: BOTIJÃO DE GÁS EXPLODE E CASA PEGA FOGO NO BAIRRO ALTO DA BRASÍLIA, EM SOBRAL


Sábado, 28 de Abril de 2018

Na manhã desta sexta-feira (27), por volta das 11:30, um botijão de gás explodiu em uma residência na Travessa Rio de Janeiro, bairro Alto da Brasília.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o local, e conseguiu apagar o fogo. Felizmente, no sinistro houve apenas danos materiais.

As causas da explosão serão averiguadas pela Perícia e Corpo de Bombeiros.

Confira mais detalhes com Gegê Romão:

Bandeira fica amarela em maio, e contas de luz voltam a ter cobrança extra

Sábado, 28 de Abril de 2018


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária será amarela em maio. Isso significa que, no próximo mês, as contas de energia voltam a ter a cobrança extra que, neste caso, será de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.

Entre janeiro e abril de 2018, a bandeira tarifária ficou na cor verde, e a cobrança extra nas contas de luz foi suspensa. A manutenção da bandeira verde coincidiu com o período de chuvas mais intensas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão as principais hidrelétricas do país.

Com mais chuva, o armazenamento de água nos reservatórios sobe e o país usa ainda mais energia gerada por hidrelétricas, que é mais barata.
Fim das chuvas

Para justificar a mudança da bandeira em maio, a Aneel apontou que, com o fim, em abril, do período de chuvas mais intensas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o nível dos reservatórios das hidrelétricas tende a baixar.

A bandeira amarela indica, portanto, que as condições de produção de energia estão menos favoráveis e que há uma expectativa de uso mais intenso de usinas termelétricas, que geram uma energia mais cara.

As termelétricas entram em ação quando é preciso poupar água dos reservatórios das hidrelétricas devido à falta de chuvas. E o dinheiro arrecadado pela bandeira tarifária serve para cobrir o custo adicional com uso das termelétricas.


VIA G1 / O Natalense

Arquidiocese de Natal pede a fiéis que evitem dar as mãos e abraços durante missas, por medidas de prevenção da gripe

Sábado, 28 de Abril de 2018


Foto: Ilustrativa

Em virtude do crescimento das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocasionada pelo vírus H1N1 e Influenza A H3 sazonal, no estado do Rio Grande do Norte e em outras regiões do País, e considerando que todos têm responsabilidade de evitar situações e circunstâncias que facilitem o contágio, solicitamos às paróquias que tomem as seguintes medidas, até mandarmos dizer o contrário:

1) Evitar o aperto de mão durante a acolhida aos fiéis;
2) Não dar as mãos ao rezar o Pai-Nosso;
3) Omitir o abraço da paz;
4) Distribuir a comunhão somente sob uma espécie e diretamente nas mãos.

A isto, acrescentamos as “Medidas de prevenção” emitidas pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Nota Técnica nº 02/2018 SUVIGE/CPS/SESAP-RN:

1. Higienizar as mãos com água e sabão, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições, antes de tocar nos olhos, boca e nariz;

2. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

3. Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

4. Evitar tocar nos olhos, nariz ou boca, após o contato com superfícies;

5. Manter os ambientes bem ventilados;

6. Evitar contato próximo a pessoas que apresentam sinais ou sintomas de influenza;

7. Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 dias após o início dos sintomas);

8. Evitar aglomerações e ambientes fechados;

9. Repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Natal, 27 de abril de 2018.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal


Fonte: Blog do BG

PGR arquiva ação contra Gleisi por declarações à Al Jazeera

A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou a representação contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que pediu o apoio do mundo árabe ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) em entrevista à Al Jazeera. A investigação havia sido pedida pelo deputado federal Major Olímpio (PSL-RJ).
Segundo o Vice-Procurador-Geral da República, Luciano Mariz, a declaração da presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, “é um discurso político, em legítima manifestação de seu pensamento e de sua opinião”.
“Sua manifestação não caracteriza conduta típica, punível e culpável, em nenhuma das inúmeras hipóteses veiculadas nas normas supra transcritas. Nem em qualquer outra norma”, disse na decisão.
Na gravação, a presidente do PT afirma que Lula é um “preso político” e convida “todos e todas” a se juntarem à luta pela liberdade do petista, condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso do triplex do Guarujá.
A PGR abriu uma notícia de fato, um procedimento prévio dedicado a colher informações preliminares que servirão, em seguida, à decisão de instaurar ou não uma investigação sobre o vídeo de Gleisi.
No vídeo veiculado nesta terça-feira pela emissora de TV do Qatar, Gleisi diz que Lula é um grande amigo do mundo árabe e ao longo da história, o Brasil recebeu milhões de árabes e palestinos, mas Lula foi o único presidente que visitou o Oriente Médio. As declarações da senadora esquentaram o debate no plenário, nesta quarta-feira. A senadora Ana Amélia (PP-RS) subiu à tribuna e acusou a presidente nacional do PT de violar a Lei de Segurança Nacional ao pedir apoio dos árabes a Lula, preso no último dia 7 de abril, após condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O Globo / Blog do BG

STF pode investigar procurador da Lava Jato que criticou o tribunal

Sábado, 28 de Abril de 2018 

Foto: Reprodução / GGN

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode investigar o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima que criticou o tribunal por ter retirado trechos da delação da Odebrecht sobre Lula das mãos do juiz Sergio Moro. "O que acontece hoje é o esperneio da velha ordem. A pergunta que devemos fazer é qual o motivo pelo qual precisam sacrificar o bom nome no tribunal. Fica claro que há um conflito entre uma nova Justiça e o velho sistema de impunidade dos poderosos", disse o procurador. De acordo com a Folha de São Paulo, ministros da Corte acreditam que as críticas se enquadram nos crimes de injúria e difamação, punidos com detenção e multa. Os magistrados pedem providências da Procuradoria-Geral da República (PGR) ou do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Caso não ocorra, a corte abriria inquérito.

Federação de Delegados pede transferência de Lula da PF em Curitiba

Sábado, 28 de Abril de 2018 

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Mais uma entidade de delegados pediu, nesta sexta-feira (27), a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Além dos policiais que afirmam transtornos causados pela presença do petista na carceragem da PF e gastos de R$ 150 mil para mantê-lo, a Federação Nacional dos Delegados quer que o custodiado vá para “outro local que não ofereça risco, além de transtorno à população e aos funcionários e rotina de trabalho”.

OAB pede para juíza aceitar deputado Wadih Damous como advogado de Lula

Sábado, 28 de Abril de 2018 


Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) pediu a juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que permita o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) para ser reconhecido como advogado do ex-presidente Lula. O deputado, para não ter restrição de visitas, anexou uma procuração na qual se apresenta como advogado de Lula. A juíza negou o pedido, por entender que entes estatais devem garantir o respeito às leis. O cumprimento de penas, segundo ela, é um dos principais instrumentos para efetivar esse papel constitucional. Por isso, parlamentares não podem exercer a advocacia a favor ou contra os interesses da União, estados e municípios, avaliou a magistrada. Damous apresentou um pedido de assistência ao Conselho Federal da Ordem e a seccional paranaense. O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos, aceitou o requerimento e determinou que a seccional atuasse no caso. De acordo com Vasconcelos, parlamentar só fica impedido de advogar se exercer cargo na mesa do Legislativo – algo que Damous não faz. “Não se tratando dessa hipótese, no caso do advogado postulante, tem-se que a decisão noticiada é ilegal e abusiva, e passiva, portanto, de ser corrigida pela via da impetração de mandado de segurança, sem prejuízo da eventual adoção de outras medidas correcionais e disciplinares destinadas a afastar do exercício dos seus cargos os titulares sem conhecimento jurídico suficiente e que, assim, abusam da autoridade na qual foram investidos”, declarou Vasconcelos. A OAB-PR argumenta que não há impedimento de parlamentar advogar em ação penal. Isso porque a outra parte é o MP, que “não se caracteriza com pessoa jurídica de direito público, tampouco se confundindo com qualquer ente estatal”. Tanto que o próprio órgão toma providências contra outros entes da Administração Pública. A Ordem afirma que ele só não pode atuar em casos da Fazenda Pública que o remunere. Ainda citou um precedente de 2017 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando os ministros entenderam que somente a OAB pode analisar os impedimentos da advocacia.

Ciro declara que atuará para 'destruir' PMDB, caso seja eleit

Sábado, 28 de Abril de 2018 

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que atuará para destruir o PMDB caso seja eleito, em evento da União Geral dos Trabalhadores (UGT) nesta sexta-feira (27). A destruição seria "pelo caminho das ferramentas democráticas", segundo o pré-candidato. "Uma coisa é certa no meu governo: o PMDB vai me fazer oposição e eu vou partir para destruí-lo pelo caminho das ferramentas democráticas, especialmente tirando oxigênio da roubalheira, que é o que explica o tamanho desse partido - embora tenha exceções, como o senador Roberto Requião [do Paraná]", disse. Ciro foi convidado da UGT para um ciclo de palestras com os presidenciáveis na capital paulista.

Trump ameaça países que não votarem na candidatura americana para Copa de 2026

Sábado, 28 de Abril de 2018 

por Jamil Chade / Estadão Conteúdo
Foto: Joyce N. Boghosian

Em um gesto considerado sem precedentes, o presidente americano Donald Trump insinuou que poderá retaliar países que não votem a favor da candidatura da América do Norte para receber a Copa do Mundo de 2026. A decisão será tomada pela Fifa no dia 13 de junho, em Moscou. Além do pleito de Estados Unidos, Canadá e México, está na corrida o Marrocos. Em uma mensagem nas redes sociais durante a noite de quinta-feira, Trump foi claro. "Os EUA apresentaram uma candidatura forte com o Canadá e México para a Copa do Mundo de 2026", escreveu. "Seria uma pena se países que sempre apoiamos fizessem agora lobby contra os EUA", alertou. "Por qual motivo deveríamos apoiar esses países quando eles não nos apoiam (incluindo nas Nações Unidas)?", questionou. A mensagem foi recebida como uma ameaça e pressão sobre os países que, em dois meses, decidirão a sede do Mundial de 2026. Fora da Copa da Rússia após não conseguir se classificar, os Estados Unidos estão no centro hoje do debate sobre o futuro da Fifa. A entidade máxima do futebol abriu a possibilidade para que, pela primeira vez, três países pudessem sediar o Mundial. Isso por conta da ampliação do número de seleções, de 32 para 48. Gianni Infantino, presidente da Fifa, estima que o novo formato geraria US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 3,5 bilhões) a mais em renda para a entidade, mesmo que para isso seja necessário um número maior de sedes, com a realização de 80 partidas em apenas um mês. Do lado do Marrocos, as queixas apontam para a preferência de Infantino pela candidatura americana. O país do norte da África chegou a protestar contra decisões de última hora da Fifa em modificar certos critérios para a escolha final da sede. A suspeita é de que Infantino, ao levar o torneio para os EUA, queira agradar as autoridades americanas, que continuam investigando as suspeitas de corrupção no coração do futebol. A mensagem de Trump ainda foi dada horas depois que o presidente da França, Emmanuel Macron, deixou Washington. A França já indicou que apoiaria a candidatura do Marrocos. Entre as delegações africanas, o peso de Trump no processo tem sido considerado, principalmente depois de ele se referir aos países africanos e outros em desenvolvimento como "buracos de m...". Na Fifa, cerca de um quarto dos votos são de países africanos. Em termos da qualidade da infraestrutura, a candidatura da América do Norte insiste que já tem tudo pronto para o evento, enquanto o Marrocos teria de construir ou renovar praticamente todos os estádios. POLÍTICA - Na Fifa, quem vota são as 209 federações nacionais e a entidade insiste que não existe um posicionamento político por parte dos cartolas. Mas a história desmente essa tese. Para o Mundial de 2022, no Catar, o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, insiste que a decisão que pesou foi tomada pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, interessado nos investimentos do Catar em seu país. Em uma reunião no Palácio do Eliseu, em Paris, Sarkozy teria convocado Michel Platini, então presidente da Uefa, para o orientar sobre o voto. Platini, por sua vez, acabou levando para o Catar todos os votos europeus. O próprio Blatter admitiu que havia um acordo para dividir a Copa entre as duas super potências. Em 2018, ela ficaria com os russos e, em 2022, com os norte-americanos, o que acabou não acontecendo. A escolha das sedes olímpicas também se tornou um assunto de Estado, com presidentes fazendo campanhas explícitas e trocando apoio baseado na votação de suas cidades. Para 2016, o Rio contou com um departamento inteiro do Itamaraty para aproximar a candidatura de países aliados, principalmente na África, América do Sul e Oriente Médio. Se a Copa de 2026 for para os EUA, o território norte-americano irá repetir a mesma situação que foi registrada no Brasil na atual década, com um Mundial e uma Olimpíada no espaço de dois anos. Em 2028, Los Angeles receberá os Jogos Olímpicos.

Geddel é flagrado com antidepressivos na Papuda; Justiça investiga aquisição

Sábado, 28 de Abril de 2018

Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

Detido no Complexo Penitenciário da Papuda desde setembro, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) foi flagrado com remédios sem prescrição nem autorização. Os comprimidos foram apreendidos em uma vistoria feita por agentes penitenciários, que encontraram antidepressivos, remédios contra insônia, tranquilizantes, analgésicos e remédios para tratamento gástrico, além de uma pomada e uma receita médica. A Justiça do Distrito Federal, onde tramita a ação contra o político baiano, abriu um procedimento para investigar como ele conseguiu os medicamentos e também quais seriam os efeitos, caso eles fossem ingeridos de uma só vez. Segundo informações do blog de Fausto Macedo, no jornal O Estado de S. Paulo, uma psiquiatra e duas assistentes sociais da penitenciária relataram à coordenação da unidade prisional alterações no comportamento de Geddel. O emedebista "estaria se portando de maneira estranha em razão de estar sob efeito de alguns remédios", diz um trecho da ocorrência, de acordo com a publicação. Na segunda-feira (23), o ex-ministro se recusou a fazer um exame pericial de emergência, que havia sido determinado pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Por conta disso, ele foi encaminhado à Seção de Psicopatologia do Instituto de Medicina Legal, mas afirmou ter "expressa determinação de sua defesa técnica" contrária à realização do exame. A informação foi registrada no relato de escolta. Depois de um período em prisão domiciliar, Geddel voltou ao presídio quando a Polícia Federal descobriu um bunker de R$ 51 milhões em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador. O baiano é acusado de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

90º Homicídio em Mossoró 2018: Vigia é executado com tiros de escopeta dentro de casa no Assentamento Maísa

Sexta, 27 de Abril se 2018

O crime aconteceu por volta das 02h00min desta madrugada de sexta feira 27 de abril de 2018, na R2 Quadra 8 Casa 15 na Vila Central da Maísa, zona rural de Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações reepassadas pela Polícia Civil, cerca de três homens, todos usando roupas pretas e capuzes, chegaram na casa de Eriones Ferreira do Nascimento, dois pularam o muro e o terceiro, ficou no portão de entrada da casa e dizendo ser policial, chamou pelo seu nome.

Quando Eriones saiu para abrir o portão, foi surpreendido e executado com três tiros de escopeta calibre 12, e segundo o perito criminal Eduardo Alexandre, todos na região da cabeça.

Ainda de acordo com a polícia, antes de executarem Eriones, os criminosos, mandaram que a mulher dele, que o acompanhou, saísse do local e entrasse em casa.

Eriones ferreira do Nascimento, tinha 43 anos de idade, era natural de Martins, morava na Maísa e trabalhava, em Mossoró como vigia de uma sucata localizada na BR 304. Há informações não confirmadas pela polícia de que a vítima também era agiota.

O delegado de Plantão Dr. Valtair Camilo de Paiva, esteve com sua equipe no local fazendo os primeiros levantamentos sobre o crime, onde conversou com familiares da vítima. Segundo o delegado Eriones já passou pelo sistema prisional do RN, mas não devia mais nada a justiça. O processo dele foi arquivado definitivamente em 2015 por cumprimento total da pena imposta a ele pela justiça.

A Polícia Civil desconhece até o momento a motivação do crime e sua autoria. "Somente durante as investigações que ficarão a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é que se poderá chegar aos autores do crime e sua motivação", acrescentou o Dr. Valtair Camilo de Paiva.

O corpo de Eriones Ferreira do Nascimento foi periciado pela equipe de plantão do ITEP e removido para a sede da unidade, onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. Mossoró chega aos 90 homicídios no ano de 2018.
Imagem Imagem
  


Pedreiro preso confessa na Polícia Civil que matou a menina Iasmin porque ela se negou a namorar com ele

Sexta, 27 de Abril de 2018

G1RN / Fim da Linha


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, divulgou nesta sexta feira 27 de abril de 2018, um vídeo em que o pedreiro, Marcondes Gomes da Silva, de 45 anos, confessa ter matado a adolescente Iasmin Lorena de 12 anos de idade, e conta em detalhes como e porque praticou o crime.

A menina estava desaparecida desde o dia 28 de março e teve seu corpo encontrado, na última terça feira (24), enterrado na casa onde o o pedreiro realizava uma obra em Natal.

Marcondes Gomes, foi preso pela Polícia Militar nesta quinta feira, (26), em uma praia nas proximidades de Touros no Litoral Potiguar. Ele tinha um mandado em aberto.

Durante o depoimento na Polícia Civil, ele confessou que usou um cabo de aço de uma bicicleta, que encontrou no chão, para matar a menina Iasmin e disse que agiu sozinho.

Marcondes confessou que matou a adolescente porque ela se negou a ter relação sexual com ele. Para a Dra. Dulcinéia Costa, titular da Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) e responsável pelas investigações, o caso está praticamente elucidado. O que falta é o resultado do exame de DNA que vai comprovar se o corpo encontrada é mesmo da adolescente. Segundo a polícia, a roupa e outros elementos coincidem.

Além de matar a adolescente, o pedreiro também confessou que abriu uma cova e enterrou o corpo, no imóvel onde ele estava trabalhando em uma construção.

Em relação aos boatos que circularam nas redes sociais, nesta quinta feira, sobre uma suposta participação da mãe de Iasmin, Ingrid de Araújo, na morte da filha, a delegada Dulcinéia Costa descartou essa possibilidade. Para a autoridade policial não há qualquer indício nesse sentido.
VEJA O VÍDEO

Suspeito coloca mãe de Yasmin na cena do crime; polícia não acredita, mas diz que vai investigar

Quinta, 27 de Abril de 2018


No primeiro depoimento que prestou às autoridades policiais, o pedreiro Marcondes Gomes Silva, afirmou que foi cúmplice, mas que não matou a garota. Ele afirmou que a mãe dela, Ingrid Araújo, estava na cena do crime, restando por lógico a conclusão de que ele indica a mãe como autora do homicídio.

Para a polícia, a versão carece de respaldo neste momento.

Em entrevista concedida ao BlogdoBG, Ingrid afirmou que ficou vendo a filha se afastar pela rua e que Marcondes estava na esquina da mesma rua onde Yasmin desapareceu.

A polícia vai apurar a versão e pretende confrontar o que conseguir com o depoimento do principal suspeito.

Em entrevista nesta quinta, Ingrid afirmou que Marcondes, que diz ter um caso com a mãe da garota, quer incriminá-la.

Fonte: Blog do BG

Principal suspeito do caso Yasmin é preso

Sexta, 27 de Abril de 2018


O principal suspeito de participação no caso Yasmin Lorena foi preso no início da tarde desta quinta-feira (26). Marcondes Gomes da Silva, 45 anos, estava escondido em Rio do Fogo.

De acordo com informações preliminares, a localização do suspeito foi informada através do Disque-Denúncia.

Ele será encaminhado para Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, em Natal, para mais esclarecimentos do caso.

O suspeito trabalhava como pedreiro na casa onde o corpo foi localizado, na última terça-feira (24).

O caso

A garota Yasmin Lorena, de apenas 12 anos, sumiu no início da tarde do dia 28 de março. Ela tinha saído de casa para efetuar um pagamento a pedido da sua mãe. Nunca mais voltou.

Depois de dias de angustia, aflição e protesto, o corpo de uma menina foi encontrado a menos de 150 metros da casa dela.

A confirmação ainda não foi feita, mas há indícios, segundo a Polícia Civil, de que seja o corpo da garota.

VIA PORTAL NO AR / O Natalense

FOTOS E VÍDEO: Ação da PM recupera veículos na Bernardo Vieira

Sexta, 27 de Abril de 2018

Fotos e vídeo cedidos. Registro na tarde desta quinta-feira(27) de ação policial que resultou na recuperação de dois carros roubados na Avenida Bernardo Vieira, em Natal. Suspeitos detidos.

Bebê de 6 meses, avó e homem morrem em acidentes nas BRs 405 e 304, no RN

Sexta, 27 de Abril de 2018


Um bebê de seis meses e a avó dele, e mais um homem, morreram na manhã desta quinta-feira (26) vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em duas BRs que cruzam a região Oeste potiguar. O acidente que vitimou o bebê e a avó aconteceu na BR-405, em Apodi. Já o homem, um motociclista, morreu na BR-304, em Mossoró.
BR-405

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente na BR-405 foi por volta das 8h30, na rotatória que dá acesso à RN-233, sentido Apodi-Caraúbas. Um Fiat Uno e uma Parati bateram de frente.

No Uno estavam o bebê, os pais dele e a avó. Já na Parati, havia dois homens. Com a batida, o bebê acabou sendo arremessado para fora do carro. Ele e avó ainda foram socorridos com vida para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos.

Os pais do bebê, segundo a direção do Hospital Regional de Apodi, foram transferidos em estado grave para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. “Ele teve traumatismo craniano. Já a mulher, sofreu várias fraturas”, afirmou José Wilker, diretor do hospital de Apodi. Já os dois homens que estavam na Parati, ainda de acordo com o diretor, sofreram ferimentos menos graves.

Moradores da região reclamam da falta de redutores de velocidade e cobram a instalação de lombadas eletrônicas na rotatória.
BR-304

Ainda segundo a PRF, outros dois acidentes foram registrados nesta manhã na BR-304, em Mossoró. No primeiro, um Corolla e uma motocicleta se chocaram. A batida aconteceu nas proximidades das bases da Petrobras. O motociclista morreu na hora.


Na BR-304, motociclista morreu após colisão com um Corolla.

Perto do local, cerca de dois quilômetros de distância, aconteceu a segunda batida. Desta vez, envolvendo uma caminhonete e uma carroça. O carroceiro e o animal ficaram feridos.
BR-101 Norte

Já na Grande Natal, na BR-101 Norte, um homem cochilou ao volante e acabou batendo o carro em um poste. O poste caiu, mas o motorista sofreu apenas ferimentos leves.

VIA G1/RN / O Natalense

Idoso de 89 anos é preso após abusar do bisneto de 8 anos; criança precisou de cirurgia

Sexta, 27 de Abril de 2018 

Imagem ilustrativa | Foto: Agência Brasil

A Polícia Civil prendeu na tarde desta quarta-feira (25) em Itatim, município do Piemonte do Paraguaçu, Roque Santana da Silva, de 89 anos, acusado de abusar sexualmente do bisneto de 8 anos. Segundo informações da assessoria de comunicação da polícia, uma guarnição da PM acionou os investigadores da Delegacia Territorial do município após ser comunicada pelo Conselho Tutelar da cidade sobre o crime. O idoso foi preso dentro de casa. O garoto foi levado para o hospital da cidade, onde foi constatada a violência. A criança, que detalhou para a polícia como o abuso aconteceu, precisou passar por procedimento cirúrgico. Roque vai responder por estupro de vulnerável. Ainda de acordo com a polícia, ele negou o crime. O homem está custodiado na carceragem da DT/Itatim. O garoto foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passará por exames periciais.

Guaratinga: PF deflagra operação que apura desvios de verbas do SUS em hospital

Sexta, 27 de Abril de 2018

Foto: Reprodução / Radar 64

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) uma operação contra desvios em verbas do SUS em Guaratinga, na Costa do Descobrimento, sul baiano. A ação cumpre mandados de busca e apreensão na secretaria municipal de saúde e no Hospital Joana de Moura. Segundo o Radar 64, a operação, denominada Agentes Nocivos, apura a suspeita de desvios de verba na realização de diversos procedimentos “fictícios” no Hospital Municipal Joana de Moura, em Guaratinga. A PF declarou que mesmo pagos pelo SUS sequer foram realizados. Ainda segundo o site, os acusados, que não tiveram os nomes divulgados, vão responder pelos crimes de organização criminosa e peculato.

Cosern comunica desligamento programado da rede elétrica em Natal, Parnamirim, Mossoró e outras cidades no interior

Sábado, 28 de Abril de 2018


A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento nesta segunda (30), em 05 ruas do bairro Santa Tereza (249 clientes), em Parnamirim. Seguem informações:

– Das 09h00min às 13h00min nas ruas: Águas Azuis, Avilez Batista Barros, Presidente Jânio Quadros, 21 de Abril, Presidente João Goulart e adjacências.
Bairro Potengi, em Natal


A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento neste domingo (29), em 04 ruas do bairro Potengi (225 clientes), em Natal. Seguem informações:

– Das 08h30min às 14h00min nas avenidas Dr. João Medeiros Filho e nas proximidades da avenida Itapetinga e nas ruas Coronel Borges, Santa Fé e adjacências.

Mossoró

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento neste domingo (29), em 03 ruas do bairro Boa Vista (189 clientes), em Mossoró. Seguem informações:

– Das 08h00min às 13h00min nas ruas: Francisca Vilani de Oliveira, Silva Jardim, Vereador João Manoel Filho e adjacências.
Canguaretama

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento neste domingo (29), em 03 ruas do bairro Centro (211 clientes), em Canguaretama. Seguem informações:

– Das 08h30min às 12h30min na Praça Major Pinheiro e nas ruas: Getúlio Vargas, São José e adjacências.
Lagoa Salgada

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento neste domingo (29), em 08 ruas do bairro Centro (478 clientes), em Lagoa Salgada. Seguem informações:

– Das 08h30min às 12h30min nas ruas: Genésio Tomaz, Luiz Francisco de Oliveira, Francisco Soares de Oliveira, José Costa Neto, São João, Maria Xavier de Lima, Santa Margarida, São Sebastião e adjacências.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.


Infarto: saiba o que fazer para aumentar a chance de sobrevivência

Sexta, 27 de Abril de 2018

A cada dois minutos, um brasileiro morre vítima da doença. Ações rápidas e uma estrutura hospitalar adequada fazem toda diferença.

Luís Gabriel De Vita sempre levou uma vida comum. Em 2015, trabalhava em um curso pré-vestibular do DF, estudava para concursos públicos e, nas horas livres, gostava de tocar em uma banda, pedalar e beber com os amigos. Mas, a rotina dele mudou radicalmente depois de sofrer uminfarto, aos 31 anos, enquanto andava de bicicleta no Taguaparque.
De repente bateu um cansaço e o coração disparou. Parei, mas os batimentos cardíacos não diminuíam. Comecei então a sentir uma forte dor no peito e formigamento no braço"
Luís Gabriel De Vita, 33 anos, músico


Depois de ser levado ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e não conseguir atendimento, Luís seguiu com a família para o Hospital Santa Marta, em Taguatinga Sul. “Lá eles constataram o infarto e fui direto para a hemodinâmica, desobstruir a artéria. Quando acordei, o médico me disse para agradecer todos os dias por ter sobrevivido. Na recuperação, até gravei um disco”, conta.


Segundo o cardiologista Thomas Osterne, responsável pelo atendimento de Luís, o tempo, no caso de um ataque cardíaco, é determinante. Ele explica que o infarto é a insuficiência de sangue oxigenado no coração devido à obstrução de uma artéria coronária. Com a circulação prejudicada, as células do músculo cardíaco começam a morrer. “Por isso, quanto antes você identificar e tratar o infarto, mais musculatura é possível salvar”, complementa.

Tempo que salva vidas

Quando a artéria é totalmente bloqueada, a desobstrução deve ocorrer num prazo de 90 minutos. E mesmo que o bloqueio seja parcial, o atendimento deve ser muito rápido, porque o risco de arritmia existe.

O tempo preconizado pela sociedade médica internacional é de até 10 minutos entre a chegada do paciente até a realização do primeiro eletrocardiograma, exame que constata o ataque cardíaco.

No Distrito Federal, o Hospital Santa Marta foi um dos primeiros a implantar um protocolo específico para atendimento a pacientes cardíacos. “Quando a opção ‘dor torácica’ é acionada no totem do pronto socorro, isso gera toda uma movimentação de profissionais, que vai proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente”, explica o coordenador do Pronto Socorro do HSM, o médico Roberto Abreu.

Nos últimos cinco anos, o hospital conseguiu reduzir em mais de 50% o tempo de diagnóstico e tratamento de pacientes com infarto. “Além do protocolo de dor torácica, treinamos as equipes, ajustamos os softwares que usamos no sistema de classificação de risco e fizemos uma série de investimentos. Temos cardiologistas 24 horas por dia e uma UTI coronariana, com médicos intensivistas especializados em cardiologia”.

Por mês, o hospital recebe, em média, 100 pacientes com suspeita de ataque cardíaco. Desses, aproximadamente 20% representam casos de infarto com risco de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 300 mil infartos ocorrem por ano no Brasil. Desses, 80 mil acabam sendo fatais – seja por não receberem o tratamento adequado ou por não terem sido controlados os fatores de risco que podem desencadear a doença. Dentre eles, tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes e hipertensão.

Como reconhecer e agir?

Os sintomas são clássicos. Dor ou aperto no peito, principalmente no tórax esquerdo, irradiando para o braço. Porém, o cardiologista Thomas Osterne ressalta que, muitas vezes a dor também pode ser irradiada para as costas ou mandíbula, e ser desencadeada por esforço. “Por exemplo, o paciente estava em repouso, começou a fazer algum esforço físico e sentiu a dor”, destaca.

No entanto, há alguns gêneros e classes que desenvolvem sintomas atípicos. “Os mais idosos e as mulheres, por exemplo, podem apresentar desde falta de ar, mal estar ou até uma dor abdominal, com náuseas e vômitos”.

Em qualquer situação, o mais importante é chamar o serviço de urgência (Samu) ou levar o doente o mais rápido possível para um hospital. A dica do Dr. Thomas é que, se já houver a suspeita de infarto, ou se tratar de um paciente com histórico na família, é fazer o acompanhamento cardiológico periodicamente. “Para todos os pacientes, cardíacos ou não, a forma mais eficiente de prevenção é adotar hábitos de vida saudáveis, que incluem uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas”. (Metrópoles)

Médico morre com suspeita de H1N1 em hospital de Natal

Sexta, 27 de Abril de 2018


Um médico que fazia parte dos quadros do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior do Rio Grande do Norte, localizado em Natal, morreu nesta quarta-feira (25) após passar mal no dia anterior e ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A suspeita, confirmada pelo próprio hospital, por meio de sua assessoria de imprensa, é de que a morte tenha ocorrido pela gripe do tipo H1N1.

A vítima deste caso seria um neurocirurgião do próprio Walfredo Gurgel, identificado como Fernando Cunha, de 63 anos. Segundo informações, ele trabalhou ontem, mas se sentiu mal. Em seguida foi internado na UTI do hospital.

Após a morte confirmada, no início desta tarde, por volta das 13h, uma amostra foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen-RN). Testes mais detalhados serão feitos para determinar se a morte ocorreu mesmo por H1N1. Segundo o Walfredo Gurgel, só após o exame será possível responder essa questão, mas não foi divulgado um prazo para o resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi notificada sobre o caso. A pasta deverá conduzir uma investigação sobre o caso, mas por meio de sua assessoria adiantou que o neurocirurgião apresentava uma síndrome respiratória aguda, o que podia indicar a atuação do vírus da Influenza (gripe).

Notificações

De acordo com a SMS, no Município não possui nenhuma morte confirmada pela gripe H1N1. Segundo a pasta havia apenas um caso investigado como síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que pode incluir tanto a H1N1 quanto outros tipos de gripe mais severas.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), por meio de nota, informa ainda que até o momento, no RN, não houve nenhum óbito confirmado por gripe H1N1. A estatística leva em conta o período de 01 de janeiro a 7 de de abril de 2018.

“No referido período foram registrados quatro óbitos, que estão classificados da segunte forma: três casos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e um como SRAG ‘por outros vírus respiratórios’, ou seja,nenhum confirmado por H1N1”, destaca a pasta estadual.

VIA G1/RN / O Natalense

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055