martins em pauta

sábado, 31 de maio de 2014

Diretoria do HRTM pede exoneração; Rosalba promete estrada


Sábado - 31/05/2014 



"Prioridades"

Por Cézar Alves

A diretoria do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, pediu demissão.

Alegam falta de tudo para fazer funcionar o hospital, além de falta de reconhecimento.

O secretário estadual da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, em contato com este repórter, disse que já está providenciando substitutos para os senhores que pediram demissão.

Por falta de medicamento, material cirúrgico e etc., as cenas nos corredores do HRTM são de horror há vários dias.

Para coroar sua gestão de inversão de prioridades, Rosalba anunciou ontem a construção de mais uma estrada: a do Piató, em Assu.Categoria(s): Saúde




Fonte Carlos Santos

Francisco Carlos está confirmado para presidir Câmara

Sábado - 31/05/2014 - 22:25h
Mossoró


Fechado. Fechadíssimo. O presidente da Câmara Municipal de Mossoró para o período “tampão” de terça-feira (30 até 31 de dezembro deste ano, será o vereador Francisco Carlos (PV).

Francisco Carlos: apoio e ação decisivos do prefeito (Foto: arquivo)
Nesse domingo (1º de junho), na casa do ex-presidente do Legislativo, Claudionor dos Santos (PMDB), no Sítio Rincão, a bancada governista (14 componentes) estará sacramentando a decisão em prol de Francisco Carlos.
À tarde de hoje, em chácara de propriedade do vereador governista Jório Nogueira (PSD), a composição entre oposição (sete vereadores) e governistas (cinco) volatizou-se com bate-bocas e troca de acusações. Racha sem emenda.
Na próxima terça-feira (3), a Câmara elegerá o presidente, além do 3º secretário, que substituirão respectivamente os vereadores Francisco José Júnior (PSD) e Luiz Carlos Martins (PT), que foram eleitos prefeito e vice em pleito suplementar ocorrido no dia 4 deste mês.
Racha na oposição
A princípio, houve confronto até áspero entre os vereadores Jório Nogueira, Soldado Jadson (Solidariedade), Cícera Nogueira (PSD), Ricardo de Dodoca (PTB) e Nacízio Silva (PTN), que emparedaram o prefeito. Queriam seu apoio para Jadson na presidência tampão e Jório Nogueira pro biênio 2015-2016.
Francisco José não aceitou. Cobrou postura homogênea da bancada em favor de Francisco, seu candidato.
Como não houve consenso, o prefeito passou a trabalhar nos bastidores. Rachou a própria oposição e deixou os dissidentes de sua bancada sem saída.
Na sexta-feira (30) à noite, com intermediação de Claudionor (num restaurante do centro da cidade) e um grupo de advogados, o prefeito – por telefone – fechou os últimos detalhes da montagem da estratégia. Prego batido, ponta virada.
Provavelmente, o vereador governista Heró Silva (PROS) será o primeiro-secretário eleito na terça-feira, com o deslocamento de Francisco (que é atual primeiro-secretário) para a presidência.
O atual presidente interino da Câmara é o vereador Alex Moacir (PMDB), que na verdade é vice-presidente eleito no dia 1º de janeiro de 2013.



Fonte: Carlos Santos

Bandidos explodem agência do BB e metralham delegacia de polícia no Agreste Paraibano




A agência do Banco do Brasil do município do Mulungu foi explodida na madrugada desta sexta-feira (30). Além do banco os bandidos também metralharam o prédio da delegacia de polícia. 

Por volta das 2 horas da madrugada, os moradores escutaram uma grande explosão e logo em seguida uma sequência de tiros que durou cerca de cinco minutos. A Polícia Militar foi acionada ao iniciar as investigações deparou-se com agência do Banco do Brasil destruída e a delegacia metralhada. 

De acordo com a polícia, o alvo dos bandidos era o caixa eletrônico da agência de onde eles levaram todo o dinheiro que seria utilizado para o pagamento dos servidores do Estado.

Fonte: Paulo Cosme\David Martins/ Eduardo Dantas

Narrador esportivo Maurício Torres morreu neste sábado aos 43 anos


sábado, 31 de maio de 2014



O narrador e apresentador esportivo Maurício Torres, 43 anos, morreu neste sábado (31), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 1° de maio, quando se sentiu mal durante um voo do Rio de Janeiro a São Paulo, onde faria gravações de "offs" para o "Esporte Fantástico", da Record, daquele fim de semana.

Após o desembarque, ele foi direto para o hospital Sírio-Libanês. Na época, foi constatado uma arritmia cardíaca -e não infarto. Submetido a exames mais rigorosos, constatou-se a existência de uma infecção, que mesmo combatida a base de antibióticos, não regrediu agravando o seu estado. Maurício deixa mulher e uma filha de oito anos. O sepultamento será no Rio de Janeiro.

Carreira

O jornalista trabalhou no Sistema Globo de Rádio e na década de 1990 narrava jogos para os canais Globosat. Em 1996, entrou para a Rede Globo onde passou a fazer transmissões esportivas e apresentava o bloco esportivo do "Bom Dia Brasil", eventualmente o Globo Esporte - além do "Espaço Aberto Esporte, da Globo News.

Chegou à Record em 2005, para ser o seu primeiro nome na locução esportiva. Em 2012, se juntou a Mylena Ciribelli e Cláudia Reis na apresentação do "Esporte Fantástico". Ao receber o convite da Record, Torres não pensou duas vezes antes de mudar de emissora. Estava muito empolgado com os investimentos do canal. Além do caminho aberto para ser o narrador principal, pesou também a proposta financeira, muito superior à da Globo.

Por pouco o carioca Mauricio Torres não seguiu o jornalismo esportivo. Após entrar no meio, achou que escreveria sobre política ou cultura. Por acaso, foi convidado para trabalhar na Rádio Globo, emissora que despertou seu interesse pela área de esporte. Tinha como ídolos Galvão Bueno e Luciano do Valle, e revelou que se não fosse jornalista, seria advogado. Ele trabalhou na cobertura de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.

Destaque para a cobertura dos Jogos Olímpicos de 1996 (Atlanta/EUA), 2000 (Sydney) e 2004 (Atenas), e dos Jogos Pan-Americanos de 1999 (Winnipeg/Canadá), 2003 (Santo Domingo/República Dominicana) e 2007 (Rio de Janeiro). Cobriu duas Copas do Mundo (França - 1998 e Coreia e Japão - 2002) e também narrou o Mundialito de Futebol de Areia de 1997 (Figueira da Foz/Portugal) e as decisões da Liga Mundial de Vôlei (2001 e 2003), além do Grand Slam de Judô 2009. Em 2010, esteve em Vancouver para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, evento que a Record transmitiu com exclusividade. Em 2011 narrou os Jogos Pan-americanos de Guadalajara e participou da cobertura da emissora na Olimpíada de Londres, em 2012, como principal narrador da casa.



Fonte: Eduardo Dantas

Henrique, Wilma, Ezequiel, Ricardo e Rafael Motta são recepcionados pelo prefeito de Macau


politicos-macau
Após terem passado por Jucurutu, no Seridó, onde participaram do “Justiça na Praça”, e de um encontro com o grupo político do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), o deputado federal Henrique Alves (PMDB) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) tiveram uma reunião com lideranças da região Costa Branca.
Em Macau foram recebidos pelo prefeito Kerginaldo Pinto, o ex-prefeito Flavio Veras, o prefeito de pendências Ivan Padilha, além de vereadores e secretários municipais. O encontro, em um restaurante da cidade, contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, além do vereador natalense Rafael Motta, presidente estadual do PROS, e o deputado estadual Ezequiel Ferreira.

Tribunal de Justiça proíbe agentes penitenciários de fazerem greve no Estado




Os agentes penitenciários estão proibidos de fazerem greve. A decisão foi da desembargadora Judite Nunes, que atendeu pedido liminar feito pela Procuradoria Geral do Estado.
Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Agentes Penitenciários pagará multa de R$ 10 mil. A notificação do Tribunal de Justiça já foi emitida para presidente sindical, Vilma Batista.


Fonte: Marcos Dantas


31 de maio de 2014 | Grande Natal
Folha de São Paulo repercute que aeroporto é inaugurado ainda em obras no RN




Deu na Folha de São Paulo, reportagem assinada por Renata Moura: “Em Natal, aeroporto construído para a Copa é inaugurado ainda em obras”… Único aeroporto erguido do zero para a Copa, o terminal de São Gonçalo do Amarante, a 30 km de Natal, será inaugurado neste sábado (31) cercado por um canteiro de obras e em meio à correria para terminar os últimos retoques.

O aeroporto antigo vai virar base militar e não receberá mais voos comerciais a partir deste sábado. As delegações e comitivas estrangeiras da Copa, no entanto, ainda irão utilizá-lo. CLIQUE AQUI.


Fonte: Marcos dantas

Autoridades e classe política prestigiaram inauguração em São Gonçalo do Amarante


31 de maio de 2014 | São Gonçalo do Amarante



Autoridades prestigiaram o ato de obliteração conduzido pelos Correios e foram agraciadas com réplicas do selo original. Estiveram presentes a primeira dama do município Zenaide Maia, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, a governadora Rosalba Ciarlini, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, a deputada federal Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal Geraldo Veríssimo. Também compareceram vereadores de São Gonçalo, secretários municipais, servidores públicos, lideranças comunitárias e o público em geral. O prefeito Jaime Calado se emocionou ao lembrar-se do começo desse sonho.


“Depois de 304 anos São Gonçalo amanhece hoje com um novo aeroporto funcionando. Para nós existe o antes e o depois. Esse aeroporto começou há 16 anos. Toda bancada federal e a classe política do Estado uniram forças para que fosse realizado esse projeto. Agradecemos a Inframerica que naquele momento difícil teve coragem e fé, acreditou no Brasil e no Rio Grande do Norte. Toparam a parada e hoje estamos aqui. Esse aeroporto tem alguns diferenciais por ser o maior aeroporto do Brasil administrado pela iniciativa privada, a pista tem mais de 75m com capacidade para receber as novas e modernas aeronaves e temos o primeiro Aeroporto-Cidade do Brasil. São Gonçalo agradece a todos que contribuíram com esse sonho que hoje se torna realidade” afirmou.

f



Fonte: marcos dantas

CAPOTAMENTO NA BR 304 PRÓXIMO A QUEJEIRA;OCUPANTES DO VEÍCULO FOGEM APÓS ACIDENTE


Um acidente no minimo intrigante com um veículo SIENA de cor branca placas OSK 6702 Fortaleza-CE foi registrado na BR 304 próximo a queijeira e enviado pela ferramenta Você Repórter através do whatsapp por um leitor do Passando na Hora por volta das 15hs deste sábado 31 de maio de maio de 2014. De acordo com informações do leitor que vinha de Natal para Mossoró e prefere não ser identificado após o capotamento os ocupantes do veículo empreenderam fuga deixando para trás vários objetos dentre eles uma pistola Ponto 40 munições e dinheiro que foi saqueado por curiosos que pararam para ver o acidente. No veículo foi encontrado uma carteira de identificação de um Cabo da Policia Militar do estado do Ceará em nome de Jair Francisco Moraes do Nascimento. 
Qualquer nova informação atualizaremos a postagem.

BLOG PASSANDO NA HORA


BLOG PASSANDO NA HORA


BLOG PASSANDO NA HORA


BLOG PASSANDO NA HORA


BLOG PASSANDO NA HORA


BLOG PASSANDO NA HORA

Dois mossoroenses são presos pela PM e entregues a Polícia Federal acusados de participação em assalto a agência dos Correios de São Rafael


31 de maio de 2014


acusados deixando o ITEP após exame de corpo de delito




Francisco Hélio 26 anos


Fábio Raimundo,43 anos de idade

Dois mossoroenses identificados como,José Hélio da Silva,de 26 anos de idade e Fábio Raimundo da Conceição,de 43 anos de idade,foram presos na manhã deste sábado 31 de maio de 2014 na zona rural de São Rafael região Vale do Rio Grande do Norte.

Os dois,segundo a polícia,são suspeitos de participação no assalto ocorrido na manhã de sexta feira dia 30, aos Correios de São Rafael. De acordo com a Polícia Militar que conseguiu prender os dois indivíduos e apreender um menor de idade, Cinco elementos chegaram na agência dos Correios e anunciaram o assalto.

Após a ação criminosa, O Grupo Tático Operacional GTO de Assú em conjunto com a PM de São Rafael,entraram em diligências no sentido de capturar o bando,que fugiu após a ação. Os Policiais conseguiram prender três indivíduos e os outros dois fugiram do cerco policial.

Os dois elementos maiores de idade presos pela PM foram encaminhados à Sede da Delegacia da Polícia Federal em Mossoró. Os agentes Federais conduziram os dois ao ITEP onde foram submetidos a exames de Corpo Delito e depois encaminhados a Cadeia Pública do Município.


Fonte : O Câmera 2

Adolescente foi apreendido após tentativa de assalto em farmácia de manipulação no Alto São Manoel em Mossoró


salutaris1salutaris11
Uma tentativa de assalto ocorrida no início da tarde deste sábado 31 de maio de 2014,em uma farmácia de manipulação no alto São Manoel acabou com disparo de arma de fogo e um menor de 17 anos apreendido por um agente Penitenciário.
Segundo o que consta no Livro de Ocorrências da Delegacia de Plantão,dois indivíduos,um deles armado de revolver calibre 38 municiado,chegaram no estabelecimento de arma em punho e anunciaram o assalto.
Uma funcionária percebendo a ação foi mais ágil e conseguiu fechar o portão de entrada restrita,impedindo a consumação do delito. O menor ainda efetuou um disparo,mas ninguém foi atingido e na fuga o mesmo foi contido por agentes penitenciários que estavam próximo ao local.
O menor foi conduzido juntamente com a arma apreendida pelos agentes,à Delegacia de Plantão e apresentado ao delegado José Vieira de Castro que adotará as medidas na forma da lei.
A escolto foi feita pelos Policiais da VTR 1202 no comando do cabo Valdemir com apoio do SD P. Silva.


Fonte: O Câmera 2

D-20 é furtada no centro de Pau dos Ferros/RN



foto:Google Maps

O Sr. Raimundo Bernardo de Carvalho, residente no Sítio Poço de Pedra, zona rural de Riacho de Santana/RN, na manhã desta sexta-feira(30), estacionou seu veículo tipo D-20, cor branca, ano 1994, placa: MYV 0449-Riacho de Santana/RN, na Rua Getúlio Vargas, nas proximidades do Restaurante Popular, centro de Pau dos Ferros/RN e quando retornou por volta de 12h:30min, não mais encontrou. 


A Polícia de toda região se encontra em diligências.



Fonte: Nosso Parana

Brasil tem mais pessoas acima do peso que média mundial


31 
Maio 2014

Mais da metade da população adulta brasileira está nessas categorias - 58% das mulheres e 52% dos homens.
Na média mundial, 37% dos homens e 38% das mulheres está acima do peso ou é obesa. 

O resultado mundial é puxado para baixo por causa dos baixos índices da África Subsaariana e do sul e sudeste da Ásia. No caso da China, por exemplo, o índice é de 28% para ambos os sexos. 

O resultado do Brasil, por outro lado, está na média da América do Sul e abaixo do resultado dos Estados Unidos, onde quase 70% da população adulta está com o peso muito alto. 

No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso, um salto em relação a 1980, com o número chegava a 875 milhões. Segundo os pesquisadores, entre as razões desse aumento está o "sedentarismo em todos os níveis”.



Em números absolutos, o primeiro país no ranking é os Estados Unidos, seguido por China, Índia, Rússia e, finalmente, o Brasil, com 74 milhões. 

Fracasso
Considerado um dos mais amplos estudos já publicados, a pesquisa foi liderada pelo Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde (IHME), em Washington, e executada por pesquisadores de todo o mundo. 

Para Ali Mokdad, do (IHME), nenhum país está vencendo a obesidade, já que ela é um problema relativamente novo. “Vai demorar um tempo para vermos histórias bem sucedidas nessa área”, disse. 

Globalmente, a proporção de adultos acima do peso (ou seja, com índice de massa corporal de 25kg/m2 ou mais alto) cresceu de 28,8% para 36,9% em homens e de 29,8% para 38% em mulheres, de 1980 a 2013. 

Um dos dados que mais chamaram a atenção dos cientistas foi o aumento da obesidade entre crianças e adolescente em países desenvolvidos: 23,8% dos meninos e 22,6% das meninas estavam acima do peso ou eram obesos no ano passado. 

O mesmo ocorreu entre crianças e adolescentes de países em desenvolvimento: de 8,1% para 12,9% em 2013 no caso de meninos e de 8,4% para 13,4% para as meninas. 
Desde 2006, o aumento da obesidade entre adultos em países desenvolvidos vem desacelerando, segundo o levantamento. 

Consumismo
Na conclusão do estudo, os pesquisadores pedem uma “liderança global urgente” para combater fatores de risco como o consumo excessivo de calorias, o sedentarismo, e a “promoção ativa feita pela indústria, incentivando o consumo de comida”. 
Segundo a pesquisa, há mais mulheres obesas do que homens em países em desenvolvimento. Segundo Mokdad, isso se deve ao fato de as mulheres nesses locais assumirem muitas funções – como trabalhar fora e cuidar da família -, as deixando sem tempo para controlar seu peso. 
Nos países desenvolvidos, entretanto, há mais homens obesos do que mulheres. Moktad disse que isso se deve às longas horas gastas para ir do trabalho até a casa, além de fatores como um maior sedentarismo, usando computadores.
 
O professor Hermann Toplak, da Universidade de Graz (Áustria), disse que “nas últimas décadas, a modernização do nosso mundo, com toda a tecnologia que nos cerca, nos levou a um cenário de sedentarismo em todos os níveis”. 

De acordo com ele, a falta de atividade física faz com que o autocontrole entre em uma espiral. Crianças e adultos, segundo ele, não estão construindo uma massa muscular funcional e “o comer clássico foi substituído por um consumo descontrolado de comida” ao longo do dia. 

Os cientistas analisaram dados de pesquisas, como algumas feitas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), governos, e artigos científicos. 
BBC Brasi

Rosalba é esquecida em Areia Branca



A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, DEM, deve ter sentido o peso do isolamento a que está submetida.

Em Areia Branca na noite deste sábado, 30, enquanto seus adversários, Henrique Alves e Wilma de Faria, eram paparicados por autoridades e populares, Rosalba tinha ao seu lado, apenas um pequeno grupo de auxiliares.



Fonte: Carlos Skarlack

ASG passa em prova de certificação do Banco Central


Aplausos, por favor

A auxiliar de serviços gerais (ASG) da Unicred Mossoró, Luzenilda Fernandes da Silva, passou na prova do CPA 10, que se destina a certificar profissionais de instituições financeiras. A prova é bastante concorrida com mais de 50 questões realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA).


Nilda: exemplo a ser seguido (Foto: Unicred)

Nilda é prestadora de serviço da Unicred na área de serviços gerais desde 2011. Conhecida por sua educação, presteza e dedicação, ela foi provocada pelo gerente geral, João Batista, após perceber seu interesse pelo dia a dia da Cooperativa. Segundo Nilda, foram horas e madrugadas debruçada sobre as apostilas e ensinamentos da equipe da Unicred para realizar a prova.

Emoção

“Agradeço a Deus pela oportunidade e a Unicred por me mostrar esse novo caminho que tem me interessado muito”, disse emocionada.

Para o presidente do Conselho de Administração da Unicred Mossoró, Nilson Pedro Siqueira Chaves, fica a grande lição para todos de que com esforço, fé e determinação podemos conquistar nossos sonhos.

Vale lembrar ainda que essa certificação é uma exigência do Banco Central para as pessoas que trabalham no mundo financeiro. Parabéns, Nilda!!

Com informações da Assessoria de Imprensa da Unicred Mossoró.

Nota do Blog – Que belo exemplo.



Fonte: Carlos Santos

Henrique prestigia eventos da Justiça no interior e anuncia data para PEC da Defensoria





O deputado federal Henrique Alves (PMDB) anunciou nesta sexta-feira (30) que a Câmara dos Deputados vai promulgar na próxima semana, provavelmente na quarta-feira, a PEC da Defensoria, uma proposta que obriga, no prazo de oito anos, que cada comarca tenha pelo menos um defensor público. Ele aproveitou a participação de eventos organizados pelo Tribunal de Justiça do Estado e Tribunal Regional Eleitoral nos municípios de Jucurutu e Areia Branca para transmitir a novidade.

“Essa é uma proposta que foi amplamente discutida e agora se torna realidade. Cada comarca terá um defensor no prazo máximo de oito anos”, informou Henrique, durante a solenidade de inauguração do Fórum Eleitoral Alfredo Rodrigues Rebouças, em Areia Branca. O nome do prédio é uma homenagem póstuma ao pai do desembargador João Batista Rebouças, que esteve na solenidade.

Antes de Areia Branca, Henrique Alves e Wilma de Faria prestigiaram o programa Justiça na Praça, promovido pelo TJ no município de Jucurutu. Os dois foram recebidos pelo deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB). Eles passaram pelos stands montados no centro da cidade e conheceram os serviços do programa.



Fonte: Robson Pires

Enquanto isso, na Papuda…

papuda presos

Praia brasileira é eleita a mais bela do mundo





A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, Pernambuco, foi eleita a mais bonita do mundo em uma pesquisa feita com viajantes do mundo todo. A praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco e a do Lopes Mendes, em Ilha Grande, Rio de Janeiro, também apareceram entre as 15 mais belas.

A pesquisa é realizada todos os anos pelo site de viagens da TripAdvisor. Eles levam em conta as avaliações feitas pelos usuários durante os últimos doze meses. O site também divulgou uma lista com as praias mais bonitas da América do Sul. As sete primeiras posições são de praias do litoral brasileiro.


Fonte: Robson Pires

Família procura idoso desaparecido na zona rural de Upanema



Familiares do aposentado José Antônio Targino, 76 anos, que reside no sitio cabeça do boi,zona rural de Upanema, compareceram à Delegacia de Polícia Civil , hoje, para denunciar o seu desaparecimento, ocorrido na madrugada desta quarta-feira 28/05/2014. 
Seu José que é branco, olhos pretos, cabelos grisalhos magro e tem em torno de 1,70 de altura tem problemas na visão, mas saiu para o quintal de seu sítio onde não voltou mais, familiares da vítima começaram a busca por ele mas até o momento não lograram exito, a família pede que se alguém encontrar ele entre em contato o mais rápido possível através do telefone 84 9990-7695.



Fonte: O Câmera

Adolescente foi brutalmente assassinada em Upanema. Perito criminal visualizou aproximadamente 50 perfurações no corpo da vítima








Um crime brutal chocou a a cidade de Upanema na região Oeste do Rio Grande do Norte. Uma adolescente de 16 anos de idade foi morta com aproximadamente 50 golpes de faca de mesa.

O corpo da garota foi localizado por populares no inicio da noite desta sexta feira 30 de maio de 2014 em um matagal as margens do Rio daquela cidade.

A mãe3 da vítima esteve na tarde desta sexta feira na delegacia de Polícia onde comunicou o sumiço da filha. Segundo a mãe a adolescente teria saído de casa na tarde de quinta feira e não retornou para dormir.

A Polícia ainda não tem informação a motivação do crime nem o autor. Após as investigações que ficarão a cargo da polícia civil é que se poderá chegar ao assassino.

O Corpo da adolescente foi removido para o ITEP em Mossoró.Segundo informações do perito criminal Reinildo Marcelino é possível que a adolescente tenha sido morta durante a madrugada de hoje (30),uma vez que o corpo já estava se decompondo.



Fonte: O Câmera 2

Governo do RN reforça parceira com Governo Federal nas ações de segurança pública durante os jogos da Copa


A governadora Rosalba Ciarlini respondeu na tarde desta sexta-feira, 30, à uma mensagem enviada pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, a todos os Governadores de estados que vão sediar jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, reforçando o apoio das Forças Armadas nas ações de segurança pública, com contingente complementar, durante os jogos.

Na mensagem da Presidenta Dilma está determinado que o reforço acontecerá, em cada estado, nos seguintes perímetros de proteção: Hotéis onde estarão hospedadas as delegações, Chefes de Estado e Chefes de Governo; Rotas protocolares ou alternativas de acesso aos estádios, hotéis, centros de treinamento e aeroportos. A Presidenta lembrou que a utilização do contingente em nada alterará as competências e funções já assumidas pelas Forças Armadas e pelas polícias estaduais até o momento.

Na sua resposta à Presidenta Dilma, a Governadora Rosalba Ciarlini informa que aceita, desde já, o apoio do Governo Federal durante os jogos da Copa do Mundo e agradece a parceria entre as duas esferas de poder para garantir a segurança dos potiguares e visitantes.



Fonte: Marcos Dantas

Operação prende empresário e procura sete por sonegação fiscal


Uma pessoa foi presa e outros sete são procurados sob acusação de participar de um esquema de fraudes fiscais de R$ 90,5 milhões. A Operação Vesúvio foi deflagrada nesta sexta-feira (30) nas cidades de Caravelas, Ubatã, Itabuna, Ibirapitanga e Ipiaú. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. O dono de uma das empresas acusadas possui mais de 50 imóveis, entre fazendas, terrenos, casas e pontos comerciais. O suspeito também já fora denunciado por crime de ordem tributária na cidade de Jequié. 

De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), entre as práticas criminosas identificadas estão blindagem patrimonial por meio de doação de bens a familiares e alterações nos contratos sociais das empresas para modificar o quadro de sócios com o objetivo de confundir a fiscalização. Participaram da operação ainda o Ministério Público estadual, as secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Segurança Pública (SSP) e a Procuradoria- Geral do Estado.

Dia Mundial sem Tabaco: vício é mais oneroso para governo do que outras dependências


Sábado, 31 de Maio de 2014


por Rebeca Menezes



O tabagismo é responsável por 6 milhões de mortes no mundo por ano, 200 mil só no Brasil. Para o combate ao vício, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco. Neste aspecto, Salvador apresenta um número um pouco animador: apenas 9% da sua população é fumante, o que a coloca como segunda capital brasileira com o menor índice – fica atrás apenas de Maceió, com 8%. De acordo com a técnica do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT), Lucia Monteiro, o vício na substância é o mais oneroso entre as dependências por causa das doenças que desenvolve. “O seu uso leva a uma série de complicações neurológicas e cardiovasculares. A nicotina promove uma placa de ateroma que propicia AVC, infarto, úlcera arterial, parto prematuro e até aborto. É uma sobrevida limitada e que atinge não só os dependentes como as pessoas que convivem com eles”, explicou em entrevista ao Bahia Notícias. 


Organização Mundial de Saúde definiu o dia 31 de maio como dia Mundial Sem Tabaco

Mas, para ela, o programa feito em Salvador teve impacto no baixo índice de fumantes da cidade. O PMCT foi implantado em 2006 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e já atendeu aproximadamente 3,8 mil pacientes, dos quais 40% pararam de fumar. Para Monteiro, o número é razoável, mas a secretaria espera aumentar o atendimento. “Nós temos 18 unidades em Salvador, mas a nossa meta é aumentar esse número para que haja, ao menos, uma unidade do programa em cada distrito sanitário do município”, contou. A técnica explicou que qualquer pessoa interessada em deixar o vício pode se cadastrar no PMCT, mas que o primeiro passo é querer parar. “A nicotina desenvolve uma dependência a nível cerebral, é considerada uma doença mesmo. Se a pessoa não quiser muito, ela não consegue, e nós não podemos ajudar”, contou. Segundo ela, não há formas de prevenir o problema diretamente, mas as ações da SMS têm buscado atingir as crianças. “Quando os filhos são conscientizados, eles pedem que os pais parem de fumar. É mais um incentivo”, informou.

Seturn quer barrar as paralisações


O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) protocolou na 10ª Vara do Trabalho de Natal uma ação de Interdito Proibitório em virtude das ameaças de atos de paralisação de motoristas e cobradores da capital potiguar. Agora o Seturn aguarda a apreciação do pedido liminar. A segunda paralisação surpresa dos rodoviários interrompeu o trânsito no viaduto da Urbana nas Quintas (entre as avenidas Bernardo Vieira e Felizardo Moura) e nos arredores da praça Augusto Severo, na Ribeira. 


Joana Lima

Na última quinta-feira, rodoviários pararam os ônibus, na Ribeira e Quintas, por três horas bloqueando vias e deixando usuários a pé
Para o órgão que representa as empresas de transportes, as paralisações são ilegais pois não são tomadas pela entidade sindical que representa a categoria dos rodoviários. O Seturn entende que a situação desrespeita a Lei 7.783/89, conhecida como a Lei do Direito de Greve e classifica os atos como terroristas contra o sistema de transporte público.

“Nós consideramos esse tipo de paralisação ilegal porque ele não é uma decisão do sindicato. A categoria teria que aprovar a decisão. Se o Sintro quer fazer greve, ele tem que buscar maneiras legais para isso”, explica o diretor jurídico do Setrun, Augusto Valle.

A briga seria política e interna do Sindicato dos Profissionais do Transporte Rodoviário (Sintro), onde um grupo dissidente dos atuais líderes arquiteta as greves e paralisações. O Seturn identificou nove pessoas entre motoristas e cobradores como responsáveis pelas mobilizações que paralisam as atividades dos transportes públicos na cidade. A entidade que representa as empresas de ônibus pretende representar, posteriormente, estas mesmas pessoas junto ao Ministério Público para que se apure a pratica do crime do art. 262 do Código Penal: Atentado contra a segurança de outro meio de transporte.

“Foi dada entrada nessa ação ontem, às 18h, durante a parada, na 10ª Vara do Trabalho de Natal. O objetivo é evitar que esse tipo de movimento se repita. Além de não querer trabalhar, eles ainda atrapalham o direito de ir e vir das pessoas”, argumenta Valle.

Autuações
Durante a paralisação do ônibus da última quinta-feira, 30, pelo menos 40 ônibus foram multados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) por bloquear vias da cidade, nos bairros da Ribeira e Quintas, por três horas. A infração é gravíssima e a penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 191,54.

O diretor jurídico do Seturn reconhece que a Semob agiu de maneira correta, mas irá, de acordo com a convenção coletiva de trabalho, identificar os motoristas infratores para aplicar o que está previsto. “A Semob agiu corretamente em aplicar as multas pois houve uma violação as leis de trânsito. Todavia, como as multas não decorreram de ato ou fato da empresa, mas sim dos motoristas que conduziam os veículos, iremos cumprir as normas da convenção coletiva de trabalho e indicar cada motorista infrator. E este quem responderá pela multa, podendo, caso queira, apresentar a defesa a JARI da Semob”, concluiu.



Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pau dos Ferros: Justiça decreta prisão de comerciante que ameaçou juiz de morte



A Justiça Federal decretou a prisão preventiva de um comerciante por ter feito ameaças de morte a um juiz trabalhista de Pau dos Ferros, na zona Oeste do Rio Grande do Norte. A decisão é do juiz Orlan Donato Rocha, titular da 12ª Vara Federal, que determinou uma busca e apreensão na casa do empresário para apreender armas, munições ou outros acessórios.

“A situação delineada nos autos é deveras consideravelmente grave, a exigir uma resposta estatal com vistas a evitar que vidas sejam ceifadas, e que cidadãos sejam privados de exercitar seus direitos constitucionais básicos, tais como direito às verbas trabalhistas decorrentes de despedida com, ou sem, justa causa”, escreveu o juiz federal.

Para Orlan Rocha, a ameaça ao juiz "afeta sobremaneira a credibilidade da instituição do Poder Judiciário, com grande potencial de gerar a descrença no Poder Judiciário por parte da população local, afetando a idoneidade da Justiça - que se constitui em valor essencial à sociedade -, bem como a regularidade da prestação do serviço público”, destaca o magistrado.

O juiz acrescenta nos autos que dois ex-empregados do comerciante também foram coagidos a desistir dos processos. De acordo com o magistrado, e estas e o Juiz do Trabalho, foram ameaçados de morte, de forma séria e concreta." Fonte: G1


Fonte: Jair Sampaio

Ações penais contra parlamentares serão julgadas pelas turmas e não mais pelo Pleno do STF


Sexta, 30 de Maio de 2014



As ações penais que envolvem deputados e senadores, que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) não serão mais julgadas pelo plenário da casa. As ações, a partir de agora, serão julgadas pelas turmas do Supremo, que não são televisionadas pela TV Justiça e compostas por cinco ministros. O STF tem duas turmas julgadoras, que até então, se dedicavam a julgar habeas corpus e recursos. A mudança foi aprovada pelos ministros na quarta-feira (28), depois do pleno do STF ter julgado exclusivamente os recursos dos mensalão no final de 2013. 

Os ministros sustentaram que a alteração é para dar celeridade no julgamento dos processos que estão na fila da Corte, como de repercussão geral e ações diretas de inconstitucionalidade. De acordo com o Estadão, nos bastidores os integrantes da Corte dizem não haver necessidade de direcionar as transmissões da Corte para julgar um parlamentar, porque um caso menos rumoroso, em debate em outra turma, poderia ser mais importante do ponto de vista jurídico. "O objetivo é agilização. É ter-se realmente um julgamento mais célere das ações penais", disse o ministro Marco Aurélio Mello. 

O ministro ainda diz que o ideal seria acabar com a prerrogativa de foro. O julgamento nas turmas põe fim nos embargos infringentes, isso porque, para se ter um novo julgamento, é necessário que o réu obtenha pelo menos quatro votos favoráveis dos ministros. Se for absolvido, a Procuradoria-Geral da República não poderá recorrer. Será um julgamento em única instância. Só caberá recurso quando as duas turmas tiverem entendimentos distintos sobre a aplicação de uma lei federal. Aí, o caso será levado a julgamento no plenário, mas sem reavaliação das provas que motivaram a condenação. 

Segundo o STF, há 99 ações penais na fila de julgamento e aproximadamente 500 inquéritos em tramitação. A nova regra não é válida para o julgamento do presidente da República, do vice-presidente da República, dos presidentes da Câmara e do Senado, dos ministros do STF e do procurador-geral da República, que continuarão sendo julgados pelo plenário do Supremo.

Medicamento para controle de diabetes é suspenso pela Anvisa


Sexta, 30 de Maio de 2014

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, o comércio e o uso, em todo o país, dos lotes 2543982 e 2550163 do medicamento genérico Cloridrato de Metformina, em comprimidos de 500mg. A determinação foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o texto, a empresa Ranbaxy Farmacêutica, que produz o remédio, comunicou que os medicamentos dos lotes referidos apresentam teor ativo abaixo do limite estabelecido no estudo de estabilidade. A Anvisa também determinou que a Ranbaxy Farmacêutica deve recolher os lotes do remédio disponíveis no mercado. Informações da Agência Brasil.

Ameaças a Barbosa teriam motivado aposentadoria, diz diplomata


Sexta, 30 de Maio de 2014


Foto: Fellipe Sampaio / STF

O diplomata Sílvio Albuquerque Silva disse, durante entrevista, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, recebeu diversas ameaças por telefone. "Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando'", relatou. Segundo Silva, chefe de gabinete da presidência do STF, Barbosa “não aguentava mais”. "Ele chegou ao seu limite. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão", disse o diplomata à coluna Tempo Presente.

Policia Rodoviária Federal suspende etapas do concurso após falhas e sumiço de provas



     
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspendeu o concurso que prevê 216 vagas para agente administrativo, até que se esclareça o sumiço de provas que não foram aplicadas, no último domingo, para um grupo de 415 candidatos em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

A divulgação dos gabaritos também foi suspensa. A etapa estava prevista para acontecer na tarde da última terça-feira. A Funcab informou em nota que respeitou a solicitação da comissão nacional do concurso de não publicar o gabarito.



Fonte: Marcos Dantas

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055