martins em pauta

sábado, 11 de maio de 2024

Faixa implora em meio à onda de saques após enchente em Porto Alegre: ‘senhor ladrão, por favor, pelo amor de Deus, respeite nossa dor’

Sábado, 11 de maio de 2024

Foto: Edilson Dantas/O Globo

Uma faixa em uma das passagens da Avenida Ipiranga em Porto Alegre-RS é um pedido franco: “Senhor ladrão, por favor, pelo amor de Deus, respeite a nossa dor”. É paisagem obrigatória para quem tenta chegar ou sair da Usina do Gasômetro, um dos pontos centrais para saída de barcos que cruzam o Guaíba para resgatar pessoas e animais e levar mantimentos para os que se recusam a deixar suas casas.

E é um desabafo contra a onda de saques que segue em Porto Alegre e a necessidade de socorristas de contar com policiais e seguranças armados nas embarcações.

Além de lidar com a tragédia climática, os moradores da capital gaúcha enfrentam o medo da violência.

Entre os socorristas voluntários no local, há muitos relatos de trocas de tiros na água, assaltos à mão armada e até apreensão de barcos, depois usados para saques.

Um jovem segurança que teve treinamento tático e pediu anonimato ao jornal O Globo contou, ao descer no Gasômetro na sexta-feira, que o perigo é ainda maior à noite, especialmente nas vielas de bairros mais vulneráveis socialmente, tomadas pela água em localidades como Mathias Velho, na vizinha Canoas. Lá não adianta, frisou, ter alguém na embarcação com “pistolinha”: “Tem que ser fuzil”.

Nesta sexta-feira chegaram na cidade 100 homens da Força Nacional para se juntar ao esforço de segurança no estado. Pouco mais de 14 mil militares das Forças Armadas foram deslocados para atuar nas enchentes, que se juntaram ao 6,5 milm policiais da Brigada Militar gaúcho e 188 policiais militares de outros Estados.

Pelo menos 50 pessoas foram presas desde o início das operações de socorro aos atingidos pelas enchentes.

Com informações de Eduardo Graça, O Globo

Bolsonaro apresenta ‘melhora progressiva’, mas segue sem previsão de alta, diz boletim médico

Sábado, 11 de maio de 2024

Foto: reprodução/redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta “melhora progressiva de todos os sintomas” após seis dias internado no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo. Até o momento, não há previsão de alta. As informações constam em boletim médico divulgado neste sábado, 11.

Bolsonaro foi internado na unidade hospitalar para tratar uma infecção na pele (erisipela) e um quadro de obstrução intestinal. Segundo o último boletim médico, os sintomas, o quadro infeccioso a e os exames laboratoriais apresentam melhoras. Na tarde deste sábado, participou por meio de videochamada, diretamente do hospital, do encontro estadual do PL Mulher em Aracaju, Sergipe.

O documento diz ainda que Bolsonaro “permanece sem febre, recebendo antibióticos por via endovenosa, fisioterapia e medidas de prevenção de trombose venosa”.

O ex-mandatário participava de eventos partidários em Manaus, no Amazonas, quando foi internado às pressas na manhã de sábado, 4, por um caso de erisipela, a mesma infecção bacteriana que o atingiu em novembro de 2022, depois da derrota nas eleições presidenciais. Ele recebeu alta no mesmo dia, mas voltou ao hospital no dia 5.

Ele chegou à capital paulista pouco depois das 19h desta segunda-feira, 6, e foi transferido de ambulância, escoltada por dois carros, até o hospital na zona sul, e deixou o veículo em uma cadeira de rodas.

Inicialmente, estava previsto que Bolsonaro fosse transferido para Brasília, mas um desconforto na região do abdômen fez com que alterasse o destino. O médico-cirurgião Antônio Macedo, que o acompanha desde a facada sofrida na campanha eleitoral de 2018, é o responsável pelo atendimento, junto ao cardiologista Leandro Echenique.

Com agendas canceladas e sem previsão de alta, Bolsonaro recebeu a visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta semana. O encontro, ocorrido na noite de segunda-feira, 6, é interpretado como um sinal de fidelidade de Tarcísio a Bolsonaro, apesar de questionamentos sobre sua atuação política e diálogo com opositores.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ainda não visitou o ex-presidente. Sua assessoria planejava uma visita para sexta-feira, 10, mas não há confirmação de que ela tenha ocorrido. Nunes assegurou o apoio de Bolsonaro e do PL para sua reeleição, mas enfrenta cobranças de apoiadores do ex-presidente, que questionam seu alinhamento político.

Estadão Conteúdo

Morre o ex-deputado e ex-presidente do ABC, Leonardo Arruda

Sábado, 11 de maio de 2024

Foto: Jocaff Souza/GE

Faleceu na tarde deste sábado (11) o ex-deputado e ex-presidente do ABC, Leonardo Arruda, aos 76 anos.

Leonardo Arruda exerceu quatro mandatos como deputado estadual e foi presidente da Assembleia Legislativa do RN entre 1995-1997. Foi também presidente do ABC no período 1995/1998.

Leonardo lutava contra um câncer, passou por uma cirurgia e depois as complicações apareceram. Na tarde de hoje, não resistiu.

Nossos sentimentos a dona Graça, Júlia, Silvinha, Renato, Davi e a todos os familiares.

Mais informações em instantes.

Juiz reconsidera decisão a pedido do MP e decreta a prisão preventiva de Wendel Lagartixa

Sábado, 11 de maio de 2024

Imagem: reprodução

Após conceder liberdade provisória, o juiz Eduardo Ferreira Padilha, da Bahia, a pedido do Ministério Público, resolveu reconsiderar decisão e decretou a prisão preventiva de Wendel Lagartixa.

Ante o exposto, com lastro nos arts. 309 e 312 do CPP, DEFIRO a promoção ministerial de ID. 444145970, pelo que, RECONSIDERANDO a retro decisão de ID. 444141517, CONVERTO O FLAGRANTE DE WENDEL FAGNER CORTEZ DE ALMEIDA. Expeça-se o MANDADO DE PRISÃO decorrente de conversão do flagrante em preventiva“, escreveu na decisão.

Ao conceder a liberdade provisória de ‘Lagartixa’, o juiz havia dito que estava “impossibilitado legalmente de analisar o mérito acerca da conversão do flagrante em prisão preventiva. Isto porque o art. 311, da legislação adjetiva, com a redação dada pela lei 13964/2019,não mais possibilita a decretação da prisão preventiva sem requerimento da Autoridade Policial ou do Ministério Público”. 

Ministro do Esporte pede paralisação do Campeonato Brasileiro à CBF

Sábado, 11 de maio de 2024



Na quinta-feira (9), Fufuca já havia anunciado sua intenção de pedir a paralisação do torneio, com o objetivo de direcionar a atenção nacional para as adversidades enfrentadas pela população gaúcha.

"Em razão de tão fortes chuvas que atingem o RS desde o dia 29/04/2024 e, sendo de amplo conhecimento a tragédia que se instaura naquele estado, entende-se também que todo o país está envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região. Estas são as razões da presente solicitação, para que seja paralisado do Campeonato Brasileiro de Futebol deste ano de 2024", afirmou o ministro no documento encaminhado à CBF.

Fufuca não especificou uma duração para a suspensão proposta no campeonato. O estado do Rio Grande do Sul é representado por três equipes na Série A do Brasileirão: Internacional, Grêmio e Juventude, além de outras equipes nas divisões inferiores.

Os clubes gaúchos da primeira divisão já haviam pedido a paralisação do Campeonato Brasileiro.

Estádios alagados

Grêmio e Internacional enfrentaram danos significativos devido à enchente histórica no estado, com os campos do Beira-Rio e da Arena do Grêmio em Porto Alegre inundados durante o fim de semana.

Anteriormente, os centros de treinamento dos times já haviam sido afetados pelas inundações, dificultando os treinos das equipes.

Em Caxias do Sul, o Juventude conseguiu retomar os treinamentos, embora enfrentasse problemas logísticos devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, complicando tanto os deslocamentos para jogos fora quanto a recepção de equipes visitantes.

A CBF anunciou na terça-feira (7) o adiamento dos jogos das equipes gaúchas por 20 dias.

Esses adiamentos ocorreram após o agravamento da situação no estado por causa das enchentes e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, que deve permanecer inoperante por pelo menos um mês. A CBF optou por estender o adiamento para as próximas rodadas do campeonato.

Na sexta-feira, os três clubes gaúchos, através da Federação Gaúcha de Futebol, pediram o adiamento das partidas por 20 dias. Houve pressão para que toda a 6ª rodada do Brasileirão fosse adiada, marcada para o fim de semana, mas a CBF decidiu continuar com a competição, excluindo as equipes gaúchas.

Os jogos do Brasileirão adiados:

11/05 - Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada)

13/05 - Inter x Juventude (6ª rodada)

19/05 - Grêmio x Bragantino (7ª rodada)

19/05 - Cuiabá x Inter (7ª rodada)

19/05 - Fluminense x Juventude (7ª rodada)

25/05 - Inter x São Paulo (8ª rodada)

26/05 - Juventude x Vitória (8ª rodada)

a definir - Flamengo x Grêmio (8ª rodada)

Os jogos da Copa do Brasil adiados:

10/05 - Inter x Juventude (3ª fase Copa do Brasil - ida)

22/05 - Grêmio x Operário (3ª fase Copa do Brasil - volta)

22/05 - Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil - volta)

A medida afeta também os times gaúchos que disputam as séries C e D do Brasileirão, bem como as três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20. Como a Série B não inclui times do Rio Grande do Sul, essa competição permaneceu inalterada.

Os clubes gaúchos também tiveram suas partidas adiadas em competições internacionais. A Conmebol postergou o jogo do Grêmio contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores, e o confronto do Internacional contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Sul-Americana.

Os clubes esperam que decisões semelhantes sejam aplicadas às próximas rodadas dessas competições.

Com mais de 90% da cidade alagada, Eldorado do Sul tem ‘cemitério de carros’

Sábado, 11 de maio de 2024

Foto: TV Globo / Reprodução

Imagens registradas pelo Globocop mostram um “cemitério de carros” em Eldorado do Sul, na Região na Metropolitana de Porto Alegre. Dezenas de carros e ônibus aparecem submersos após os temporais no Rio Grande do Sul, nas últimas semanas.

Mais de 90% do município foi inundado pelas águas que vieram do Rio Jacuí e desceram para o Lago Guaíba. Mais de 40 mil habitantes tiveram que deixar suas casas.

Subiu para 116 o número de mortos por causa dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado na manhã desta sexta-feira (10). Um óbito ainda está em investigação.

O número de pessoas fora de casa pelos temporais que atingem o RS desde 29 de abril chegou a 408 mil. Há, no total, 70.772 pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 337.346 abrigadas nas casas de amigos ou parentes. Há 756 feridos e 143 desaparecidos.

O RS tem 437 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais, com 1,9 milhão de pessoas afetadas.

Fonte: g1

Bolsonaro tenta a última cartada contra a inelegibilidade

Sábado, 11 de maio de 2024



O processo foi redistribuído após o primeiro relator, ministro Cristiano Zanin, ter se declarado impedido para julgar o caso. Na quinta-feira (9), o plenário do Supremo confirmou o impedimento.

Zanin se declarou impedido pois, quando era advogado do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que o indicou para o Supremo, o ministro apresentou uma ação similar contra Bolsonaro no âmbito das eleições de 2022. Ele tomou a atitude em antecipação, visando a “evitar uma futura redistribuição”, disse.

No mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária ao pedido de Bolsonaro para que o Supremo reverta sua inelegibilidade. Para o órgão, não cabe à Corte reavaliar as provas do processo de modo a uma possível mudança no desfecho decidido pelo TSE.

Em junho do ano passado, o TSE condenou Bolsonaro por "abuso de poder político" e "uso indevido dos meios de comunicação" pela utilização da estrutura física do Palácio da Alvorada para realização de reunião com embaixadores, em julho de 2022, quando atacou o sistema eletrônico de votação.

O TSE já rejeitou um último recurso do ex-presidente, que agora tentar uma última cartada junto ao Supremo.

Toda a perseguição contra o ex-presidente foi documentada no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil.

O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado.

Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

da Redação

Quem matou Erasmo Morais? Quem matou o Sargento Geilson? (veja o vídeo)

 Sábado, 11 de maio de 2024


Nesta quinta-feira (9), o vereador Sargento Geilson foi morto dentro de um frigorífico na cidade de Icó.

Erasmo Morais havia advertido sobre os riscos que corria:

“Fiquem de olho, porque eu vou mexer com gente grande, eu vou mexer com um enxame de abelha, eu vou mexer com formigueiro. E, se alguma coisa acontecer na minha vida, não procure outra linha de investigação: foram questões políticas.”

O Sargento Geilson também havia feito uma recomendação semelhante:

“Hoje estou gravando esse vídeo para trazer informações à população inocente do que está acontecendo aqui em nossa cidade, onde venho sofrer várias ameaças de morte por parte de pessoas ligadas à gestão da prefeita Laís Nunes (PT). Amigos meus e até familiares agora, [estão] sendo ameaçados de morte pelo simples fato de que estou fazendo denúncias de possíveis crimes de corrupção da prefeita.”

O crime contra o vereador Erasmo ocorreu no momento em que o parlamentar chegou em casa de carro e dois homens encapuzados, em uma picape branca, chegaram atirando com disparos de fuzil.

Geilson Lima ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública e Cidadania em Icó, em 2021, foi candidato a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL) nas Eleições de 2022 e era pré-candidato a vereador pelo PL em 2024.

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) questá bastante abalado com a situação.

“Eu preciso, o povo cearense precisa que essa investigação, em ambos os casos, aconteça de forma rápida e séria, sem politicagem. Qual foi o motivo desses assassinatos? Quem mandou matar o vereador Erasmo Moraes? Quem mandou matar o sargento Geilson, nosso suplente de deputado estadual? O que me revolta é que nenhum dos dois casos estão repercutindo em nível nacional”.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Produtores exigem mais recursos do Plano Safra e enquadram Lula (veja o vídeo)

Sábado, 11 de maio de 2024


 

“Precisamos de um Plano Safra robusto, condizente com o tempo que estamos vivendo, queda de preço das commodities, custo de produção ainda alto, preço dos insumos ainda alto... 
Precisamos buscar maneiras de custear a produção do Brasil”, ressaltou. 

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Eis que as luzes se apagam na Papuda... Surge algo terrível e revoltante!

 Sábado, 11 de maio de 2024



Dentre os condenados está Rodrigo Ramalho, que é responsável por uma família onde três membros sofrem de osteogenesis imperfecta, conhecida como doença dos "ossos de vidro". Ramalho também é pai de um filho autista que requer cuidados contínuos.

Outra figura notável entre os condenados é Telmo Aparício, um cidadão português com deficiência auditiva, que foi acusado de financiar os protestos. Aos 48 anos, Aparício teve a visita de um representante da embaixada de Portugal confirmada pelo ministro Alexandre de Moraes em julho do ano passado, que verificou a condição de surdez do acusado.

Casos como estes se tornaram rotina entre os mais de 200 condenados pelo 8/1. Imagine o que se passa pela cabeça desses presos quando chega o anoitecer na Papuda e as luzes se apagam... Algo terrível, revoltante!

Diante disso, uma investigação paralela surgiu... Trata-se da obra "08 DE JANEIRO - SEGREDOS E BASTIDORES". O livro mostra detalhes e segredos que não foram revelados ao público. Expõe como tudo teve início culminando nos três dias mais importantes de todo o imbróglio: 07, 08 e 09 de janeiro. No documento estão dados e relatos sobre o polêmico ginásio para onde os presos foram levados, a prisão de Anderson Torres, a “minuta do golpe”, o "alvo" nas costas do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Operação Lesa Pátria e ainda mostra as estranhas ações do General G.Dias antes, durante e depois dos atos. 

Você não pode perder! Aproveite antes que a censura proíba a venda. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

Vale a pena o investimento!

da Redação

Ex-namorada diz que vai acionar filho de Lula novamente na Justiça

Sábado, 11 de maio de 2024

Foto: Reprodução

Natália Schincariol, ex-namorada de Luís Cláudio Lula da Silva, diz que vai acionar de novo o filho do presidente na Justiça.

“Começou a seguir minhas amigas, ex-amigas, inimigas e até meus pacientes nas redes. Isso é stalker. Vou para a justiça. É violação de protetiva por violência psicológica”, diz Natália.

A Justiça, segundo Natália, já ampliou a medida protetiva contra Luís Cláudio recentemente por causa de outros comportamentos inadequados dele.

“O cara pode simplesmente sair da minha vida e parar de encher o saco, mas ele não para”, reclama.

Fonte: coluna radar – Veja

Quase 10 mil animais são resgatados durante enchentes no RS; voluntários se organizam com abrigos e cuidados

Sábado, 11 de maio de 2024

Foto: Reprodução/ Instagram/ @deisefalci

Assim como as 107 pessoas mortas pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril, o número de animais que sofrem com os alagamentos e o abandono também revelam um cenário desolador. 9.819 foram resgatados até esta quinta-feira (9), segundo o governo do estado.

A informação foi divulgada pelo governo em uma coletiva de imprensa durante a tarde. Os dados foram contabilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) com dados até às 12h, mas sem detalhes de quem fez os resgates. Estima-se que o número pode chegar a mais de 10 mil com operações do Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil.

“Estamos vendo outros casos como esse (do cavalo Caramelo) que merecem esforço e resgate para que a gente possa deixar todas as vidas em segurança”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB).
A ativista da causa animal Luísa Sigaran está na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, na linha de frente de resgates e cuidados. Ela afirma que cerca de 1 mil animais das mais diversas espécies estão no local, de forma improvisada, com apoio somente de voluntários civis. O local tem galinhas, porcos, cachorros, gatos e até cavalos.

Nos resgates, que ocorrem juntamente as buscas por pessoas, a voluntária diz que vai às localidades das ilhas do Guaíba e a Eldorado do Sul, na Região Metropolitana da capital.

“É uma guerra. Muito bicho morto. Muito bicho faminto. Nós deixamos ração em cima dos telhados das casas [alagadas] para aqueles que não conseguimos resgatar, disse. ”A gente não tem como arcar com a responsabilidade. Nossa maior responsabilidade é salvar os animais e os manter vivo. A gente sobe em telhado, em casa submersa. Precisamos de um local grande e seguro para eles”, pontuou.

Em Porto Alegre, a prefeitura disponibilizou um espaço para atendimento a animais domésticos resgatados nas enchentes. A unidade de Saúde Animal Victória fica na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste da Capital, e atende cerca de 130 pets de localidades afetadas, como a região das Ilhas e o bairro Humaitá.

“Eles recebem alimentação e são avaliados, com exames clínicos. Posteriormente, os animais são castrados, microchipados e devolvidos aos tutores depois de 30 dias”, explica Fabiana Ribeiro, coordenadora do Gabinete da Causa Animal (GCA).

Mobilização online

A mobilização para achar os tutores também ocorre pelas mídias sociais, com perfis que compartilham fotos de animais resgatados e desaparecidos.

Diulli Cardoso foi uma das pessoas que tomou a iniciativa de criar um perfil – nesse caso específico para o bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. A região foi uma das mais afetadas pelas cheias, o que deixou muitos animais desamparados. No domingo (5), a prefeitura pediu a moradores que deixassem as residências após o dique do Arroio Feijó transbordar.

Em alguns casos, pessoas utilizam o conhecimento técnico da profissão para auxiliar os animais. É o caso da arquiteta Marina Quintana, que arrecadou dinheiro nas mídias sociais para a montagem de estacas de madeira para cachorros e gatos. Ela atua, nesta semana, no Vida Centro Humanístico, um espaço público que tem acolhido, como abrigo, pessoas e também animais.

“Tem a sala vermelha, que é onde estão os cachorros mais lentinhos. Eles conseguem separar os cachorros que estão mais estressados e bravos, uma sala só para os idosos e uma só para gatos. A gente está, inclusive, criando mais espaço para 50 gatos. Espero que a gente termine amanhã”, diz.

Fonte: g1

URGENTE: Parlamentares do PL são mortos de forma brutal em menos de 48h (veja o vídeo)

Sábado, 11 de maio de 2024

 


 

"Fiquem de olho, porque eu vou mexer com gente grande, eu vou mexer com um enxame de abelha, eu vou mexer com formigueiro. E, se alguma coisa acontecer na minha vida, não procure outra linha de investigação: foram questões políticas", disse ele.

O segundo crime aconteceu nesta quinta (9), quando o vereador Sargento Geilson foi morto dentro de um frigorífico na cidade de Icó. O político era suplente de deputado estadual e 2º sargento da PMCE, mas estava afastado de suas funções por questões de saúde.

Por coincidência, Geilson Pereira Lima também chegou a gravar um vídeo dizendo que sofreria represálias por estar denunciando esquemas de corrupção. Ele afirmou no vídeo que recebia ameaças.

"Hoje estou gravando esse vídeo para trazer informações à população incoerente do que está acontecendo aqui em nossa cidade, onde venho sofrer várias ameaças de morte por parte de pessoas ligadas à gestão da prefeita Laís Nunes (PT). Amigos meus e até familiares agora, sendo ameaçados de morte pelo simples fato de que estou fazendo denúncias de possíveis crimes de corrupção da prefeita", diz o homem no vídeo.

As gravações foram divulgadas pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE).

"Eu preciso, o povo cearense precisa que essa investigação, em ambos os casos, aconteça de forma rápida e séria, sem politicagem. Qual foi o motivo desses assassinatos? Quem mandou matar o vereador Erasmo Moraes? Quem mandou matar o sargento Geilson, nosso suplente de deputado estadual? O que me revolta é que nenhum dos dois casos estão repercutindo em nível nacional", declarou Fernandes.

Confira:

  • Fonte: Jornal da cidade Online

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Sábado, 11 de maio de 2024

Foto: Agência Brasil

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil, apesar das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional. A garantia é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Diante do risco de haver especulação – e aumento da procura pelo produto, por consumidores preocupados em estocar arroz, para o caso de uma eventual falta nos mercados – o governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), uma medida provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos, para recompor os estoques públicos.

De acordo com a MP, os estoques terão, como destino preferencial, pequenos varejistas das regiões metropolitanas, “dispensada a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública para venda direta”.

A expectativa é de que, na primeira etapa, sejam compradas 200 mil toneladas de arroz, que devem ser importados dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia.

Abastecimento garantido

Segundo a Federarroz, a colheita no RS abrange, até o momento, 83% do total da área prevista para a safra. A entidade acrescenta que o produto colhido apresenta “boa qualidade e produtividade, o que garante o abastecimento dos brasileiros”.

Presidente da entidade, Alexandre Velho disse que as áreas onde a colheita já foi feita apresentam boas médias de produtividade. “Já temos um bom volume de arroz e mesmo que a gente tenha dificuldades na colheita deste saldo que falta colher, certamente o Rio Grande do Sul tem plenas condições de colher uma safra bem acima dos sete milhões de toneladas”, disse.

“Embora tenhamos este grande problema com relação à colheita do que falta, nós temos plenas condições de afirmar que nós não temos problemas com relação ao abastecimento do mercado interno”, acrescentou.

Segundo ele, há um “problema momentâneo de logística”, principalmente na ligação com o interior do estado, mas a ligação com os grandes centros, por meio da BR-101, está normal. “Temos bastante arroz para deslocar para as regiões centrais do Brasil. Então não existe qualquer problema com relação ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, complementou.

Supermercados

Na mesma linha dos rizicultores, a Associação Brasileira de Supermercados informou estar normalizado o abastecimento no varejo, “com diversas marcas, preços e promoções para atender à demanda de consumo tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce”.

A entidade, no entanto, recomenda, aos consumidores, que não façam estoques em casa para que todos tenham acesso contínuo ao produto.

Em caráter preventivo, a Abras manifestou apoio à abertura da importação anunciada pelo governo federal para completar o abastecimento da população brasileira.

Fonte: Agência Brasil

Lula e o cavalo que pensava (veja o vídeo)

 Sábado, 11 de maio de 2024

Chuva que caía sem parar.

Isolado pelas águas, no telhado, sobre as 'teias brasilit', o pobre cavalo pensava em seu passado, nas cagadas cometidas, naquela égua sexy que nunca pegou.

Era a grande enchente do RS, e ele ainda podia se considerar um cavalo de sorte por ainda estar vivo.

O que realmente o cavalo pensava naquele momento jamais saberemos, mas o inacreditável mesmo na fita é ouvir o cândido presidente brasileiro declarar, em palestra -quase lágrimas nos olhinhos com botox- que não havia dormido pensando no que o cavalo pensava, coitadinho, naquele momento crucial.

Depois, emocionado, desejar, grande coração, boa sorte e pouca montaria para o cavalinho.

Se algum escritor bêbado de ficção barata descrevesse essa cena -presidente pensando e discursando sobre pensamento de cavalo- num livro qualquer, seria taxado de louco e o livro encalhava.

Mas acaba de acontecer.

Luiz Inácio só pode estar de sacanagem.

Ou enlouqueceu de vez e melhor mesmo é importar rápido os cuidadores do Biden pra ver se tem jeito dele ficar na cadeira mais um ou dois meses.

Neste momento, você imagina que isto é um país, o maior da América Latina, e esse lunático é o presidente.

Só Kafka mesmo e olhe lá. 

*Para os céticos, aqui está o vídeo. Veja com cuidado. Portadores de marcapasso não podem.

Foto de Marco Angeli Full

Marco Angeli Full

https://www.marcoangeli.com.br

Artista plástico, publicitário e diretor de criação.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Senador cita casos de corrupção e expõe a hipocrisia em meio a tragédia

 Sábado, 11 de maio de 2024



 

"O Rio Grande do Sul precisando de ajuda e a gente discutindo, discutindo, discutindo, e aí querem botar nos nossos ombros políticos a responsabilidade de resolver o problema. Essa hipocrisia que permeia as catástrofes, essa hipocrisia que é arrogante, que é presente. A gente está discutindo uma ajuda para irmãos e está vendo se é pouco, se é muito, se vai, se não vai, e libera esses bilionários, devolvendo dinheiro de corrupção pura."

O senador mencionou que há uma discussão em torno do valor de R$ 1 bilhão de reais que será destinado ao estado e criticou a burocracia do governo para a liberação desse recurso. Plínio chamou a atenção para casos como o da JBS, que estaria recuperando dinheiro proveniente de corrupção, e o rombo de R$ 50 bilhões de reais causado pelos diretores das lojas Americanas, sem que nenhum deles tenha sido punido.

"Não sei como qualificar isso, hipocrisia, não sei, acho que o termo mais ameno seria hipocrisia, essa história de a gente discutir R$ 1 bilhão como se fosse muito. Até é para você, para mim, para nós é, mas se você pegar a JBS pegando o dinheiro de corrupção de volta, os donos das lojas Americanas deram um rombo de R$ 50 bilhões, estão faceiros, e o governo gasta R$ 3 bilhões em viagens. Então a gente está vendo que tem algo de errado nisso aí."


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Deltan desmascara Daniela Lima da Rede Globo e apresenta vídeo revelador (veja o vídeo)

 Sábado, 11 de maio de 2024

Sem credibilidade, ela agoniza na tela tentando defender absurdos.

Nesse sentido, o ex-procurador Deltan Dallangnol fez um comentário cirúrgico e postou um vídeo elucidativo.

Eis o texto de Deltan:

“Daniela Lima disse hoje na Globo News que ‘civil salva civil’ é uma fake news, inventada para atacar a atuação do governo Lula no Rio Grande do Sul.
A afirmação de Daniela é uma mentira, uma irresponsabilidade e um desrespeito enorme com os milhares de civis e voluntários que estão há dias resgatando, alimentando e cuidando dos gaúchos.
Compartilhe esse vídeo para que a verdade chegue a mais pessoas.”

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643