martins em pauta

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Biden decide recorrer de decisão que desautorizou o uso de pílula abortiva nos EUA

Segunda, 10 de Abril de 2023

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou, neste sábado (8), que o seu governo vai recorrer da decisão do juiz federal do Texas, Matthew Kacsmaryk, que proibiu o uso e a comercialização da mifepristona, a chamada "pílula abortiva", em todo o território americano.

Kacsmaryk respondeu a uma ação impetrada por um grupo de médicos e organizações pró-vida e disse, em sua decisão, que a Food and Drug Administration (FDA), uma espécie de Anvisa brasileira, não levantou pesquisas e nem levou em consideração que o medicamento afetava a saúde das mulheres e meninas, tanto física quanto emocional, quando o remédio foi autorizado.

O democrata, no entanto, ficou furioso e alegou que somente o FDA pode banir o medicamento e que "está comprometido em garantir o direito ao aborto e ponto final".

O remédio já foi usado por milhares de mulheres e adolescentes ao longo de mais de duas décadas, mantém a indústria abortista viva e, em 2022, foi responsável por 54% dos procedimentos nos Estados Unidos depois que a lei Roe versus Wade (1973) caiu no país, em junho do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643