martins em pauta

sábado, 10 de dezembro de 2016

Cadeirante é presa ao tentar entrar com pistola na Penitenciaria Mario Negócio em Mossoró-RN

Sábado, 10 de dezembro de 2016

Agentes de plantão na Penitenciaria Agrícola Mario Negócio em Mossoró desconfiaram a atitude de Kamila Carolina Paulino da Silva, de 21 anos de idade, que é cadeirante e durante a revista encontraram uma pistola municiada e um aparelho celular, que estava sendo conduzidos dentro da esponja da cadeira de rodas, para dentro do presidio. 

Kamila tem permissão para visitar seu companheiro na prisão. 

A cadeirante foi encaminhada a Delegacia de Plantão onde está à disposição da Justiça.

06 de maio de 2012, Kamila perdeu as duas pernas num acidente de moto com um ônibus, no cruzamento da Avenida Hilário Queiroz com a Rua Lauro Lucio da Silva no loteamento Três vinténs em Mossoró. Ela estava com seu cunhado Antônio Carlos Mendes da Silva, “Vovô” 20 anos de idade, que morreu no local. 

Colisão Moto com Ônibus deixa uma vítima fatal e outra gravemente ferida em Mossoró. 

Em abril de 2014, Kamila também detida tentando entrar na Cadeia Pública conduzindo drogas para seu companheiro. Ela foi presa antes de chegar a Cadeia, onde iria visitar seu namorado, preso naquele núcleo prisional.

213ª Morte violenta em Mossoró em 2016: Baleado ao sair de casa para comprar droga no Santa Helena morre no Tarcísio Maia.

Sábado, 10 de dezembro de 2017


Francisco Victor Ferreira Soares Rufino, de 22 anos de idade, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, na tarde de hoje, 10 de dezembro de 2016, quando saiu de casa no bairro Paredões, para comprar droga, no Loteamento Santa Helena. Aparentemente, ele já estava retornando de bicicleta, com algumas pedras de crack quando foi surpreendido por dois elementos numa motocicleta.

Segundo um familiar, Victor já havia sido preso por envolvimento com consumo de drogas, mas não era traficante e na tarde de hoje, ele teria pego escondido o dinheiro da mãe, que é vendedora de verduras, para comprar a droga. Uma carteira de cédula com parte do dinheiro e a droga foi encontrada no bolso da vítima. 
O médico do Samu que prestou socorro a Victor, informou que ele sofreu várias paradas dentro da ambulância e foi entregue no Hospital Tarcísio Maia, ainda com o coração batendo, mas já apresentava sintomas de morte cerebral. No início da noite o Serviço Social do Hospital Comunicou a morte de Francisco Victor Ferreira Soares Rufino, que passa para as estatísticas como a 213ª morte violenta em Mossoró no ano de 2016.



Fonte: O Câmera

Educação: Governo dá posse a 907 novos gestores escolares

O governador Robinson Faria empossou na manhã desta sexta-feira (09) os 907 novos gestores escolares de 527 escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Os diretores e vice-diretores foram eleitos para o biênio de 2017/2018. A posse aconteceu após o encerramento do Seminário de formação e preparação dos novos gestores, que vem acontecendo desde a quinta-feira na Escola de Governo, em Natal.

Durante a solenidade, Robinson Faria parabenizou os novos gestores e pediu o empenho dos profissionais na construção de uma escola democrática. No discurso, ele destacou as mudanças significativas na educação estadual nos últimos dois anos. "Reajustamos o salário dos professores, convocamos cerca de 3900 profissionais da educação, melhoramos nosso IDEB e implantamos o projeto piloto de educação em tempo integral em 10 escolas de ensino fundamental. Estamos trabalhando para crescer cada vez mais nossa educação e conto com a ajuda e comprometimento desses gestores para oferecer um ensino de qualidade para as crianças, jovens e adultos do nosso Estado", explicou o governador.

O chefe do Executivo Estadual ainda falou sobre o projeto “Renove Escola” da secretaria de Educação, um projeto inovador que manterá um plano de recuperação, ampliação, construção e o levantamento da estrutura das escolas do RN.

A secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa afirmou que os gestores empossados são essenciais para dar continuidade aos projetos pedagógicos do Estado. “A partir de janeiro, eles terão o desafio de conduzir as escolas e construir uma gestão compartilhada. Vamos fortalecer as unidades e criar um novo momento na educação do Rio Grande do Norte”, disse Cláudia.

A representante dos gestores empossados, a professora Alzira Câmara, da Escola Estadual 4 de setembro, em Pau dos Ferros, declarou que “vai trabalhar para melhorar o aprendizado dos alunos e colocar em prática o plano de gestão da escola”.

--
Assecom-RN

O BLOG MARTINS EM PAUTA.COM ULTRAPASSA OS 5 MILHÕES DE ACESSOS

Sábado, 10 de dezembro de 2016

Resultado de imagem para imagens do martins em pauta

Agradecemos aos nosso Leitores, amigos e colaboradores pela confiança depositada no nosso blog MARTINS EM PAUTA.COM que ultrapassa os 5 milhões de acessos

Total de visualizações de página

Sparkline 5,004,048 e com isso um dos mais acessados na região com noticias da hora, passando informações verdadeira deixando você por dentro da noticia. Esperamos continuar nossa parceria com o leitor.

Polícia Civil de Ceará-Mirim prende suspeito de integrar organização criminosa

Sábado, 10 de dezembro de 2016


Rodrigo Borges de Souza, 20 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Ceará-Mirim pela prática do crime de organização criminosa, na manhã desta sexta-feira (09). O suspeito foi conduzido por policiais militares até a delegacia, por estar pilotando uma motocicleta sem portar os documentos necessários. Policiais civis aprofundaram a investigação e verificaram o celular de Rodrigo, achando várias mensagens dele em grupos de WhatsApp com membros da facção criminosa Sindicato do RN. Ascom - Degepol


Fonte: O Câmera

TRAGÉDIA FAMILIAR: Caçada policial em Baturité termina com a prisão de jovem que matou o pai e feriu gravemente um irmão

Sábado, 10 de dezembro de 2016


O filho assassinou o pai a golpes de foice quando este dormia. O irmão tentou evitar o crime e foi lesionado

O parricida foi preso na manhã de hoje após caçada que durou toda a madrugada

Policiais militares da cidade de Baturité (a 83Km de Fortaleza) prenderam na manhã desta sexta-feira (9) o agricultor Antônio Erivaldo da Silva Gomes, 20 anos, após uma intensa caçada na mata, na localidade de Evaristo, a 15 quilômetros da sede municipal. Ele é acusado de ter assassinado o próprio pai e lesionar gravemente um irmão. O crime em família ocorreu na noite de quinta-feira, por volta de 19h30.

Conforme apurou a Polícia Militar, o assassino armou-se com uma foice e matou o pai, Francisco Evaldo de Sousa Gomes, 54 anos, natural do Município de Mulungu, quando este estava dormindo numa rede. A vítima, portanto, não teve sequer chance de defesa.

Ao perceber a cena, um dos irmãos do assassino, identificado por Francisco Valdenir Sousa Gomes, 28 anos, tentou intervir. Houve luta corporal com o irmão e Valdenir acabou sendo gravemente ferido com um golpe no antebraço esquerdo. Ele foi encaminhado ao hospital municipal de Baturité, mas, em seguida, transportado de ambulância para Fortaleza, onde está internado no Instituto Doutor José Frota (IJF) e já foi operado.

Caçada

As buscas ao parricida (aquele que mata o pai) começaram logo após a Polícia chegar no local do crime e se prolongaram madrugada adentro. Já por volta de 11h30, uma patrulha da 2ª Companhia do 4º BPM (Baturité) conseguiu localizar o suspeito. Francisco Evaldo foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Baturité, onde está sendo autuado em flagrante por assassinato contra o pai e tentativa de homicídio contra o irmão. Os motivos da briga que terminou em morte ainda serão esclarecidos.

O corpo do agricultor assassinado foi encaminhado Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), da cidade de Canindé (a 97Km de Fortaleza), onde foi necropsiado na manhã de hoje.


Fonte: Cearanews7

Homicídio em São Miguel/RN

Sábado, 10 de novembro de 2016

                       vítima sendo socorrida pela PM

Homem que sofreu disparos de arma de fogo em São Miguel na tarde desta sexta-feira(09) e foi socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN, não resistiu a gravidade dos ferimentos indo a óbito naquela unidade hospitalar. Um suspeito foi detido pela Polícia.

Fonte: Nosso Paraná RN

MENOR SUSPEITO DE MATAR PARA ROUBAR EM MOSSORÓ,É DETIDO DENTRO DE IGREJA EVANGÉLICA NO PIRRICHIL

Sábado, 10 de dezembro de 2016


Policiais da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) apreenderam nesta quarta-feira (07) um adolescentede 16 anos, suspeito de matar a dona de casa Silvia Helena Neris de Souza, de 44 anos, durante assalto no Alto de São Manoel, em Mossoró.
O fato aconteceu no dia 11 de novembro. O adolescente também é envolvido na morte do tatuador Chicão, no ano de 2014.
Segundo informou a polícia, a apreensão do menor aconteceu dentro de uma igreja evangélica, na favela do Pirrichil, zona leste de Mossoró, em cumprimento a um mandado judicial. Os agentes só conseguiram localizar o suspeito após denúncias anônimas.
Na delegacia, o adolescente negou o crime e disse que estava na casa da sua namorada no dia do assalto. Entretanto, foi reconhecido por várias testemunhas como sendo um dos assaltantes que matou a dona de casa.
Ele foi levado ao Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP), para fazer exames de corpo de delito, e encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente acusado de Ato Infracional (CIAD), para cumprir medidas socioeducativas.
O menor já era foragido da unidade, quando foi detido por matar Chicão Tatoo.

O caso
Sílvia Helena era apodiense e estava indo ao teatro assistir à apresentação da sobrinha do esposo, quando foi alvo dos criminosos. No caminho, ela e o marido se depararam com troncos de árvores no caminho e perceberam que se tratava de uma ação criminosa.
Seu esposo acelerou o veículo, mas os suspeitos atiraram várias vezes. Uma das balas atingiu a cabeça de Sílvia Helena e ela acabou morrendo na UPA do Alto de São Manoel.

Fonte: Passando na Hora

"ALEIJADO DO CÃO" É PRESO PELA FORÇA TÁTICA NO BAIRRO AEROPORTO EM MOSSORÓ-RN

Sábado, 10 de dezembro de 2016


Policiais Militares da Força Tática, prenderam no final da tarde desta quinta feira, 07 de dezembro de 2016, no Bairro Aeroporto em Mossoró no Rio Grande do Norte, Robério Ferreira Rebouças, vulgo “Aleijado do cão” de 24 anos de idade, natural de Mossoró, mas residente em Melancias de Baixo, no município de Icapuí, no estado do Ceará. 
Ele foi preso por força de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, vara única da Comarca da cidade de Icapuí. Aleijado foi conduzido para a Delegacia de Plantão em Mossoró e a sua prisão deverá ser comunicada a Justiça do Ceará.


Fonte: Passando na Hora

Mossoró-RN: Idoso de 68 anos é baleado ao reagir a assalto no Abolição IV

Sábado , 10 de dezembro de 2016


Severino Pinto de Lima de 68 anos foi baleado no início da noite de ontem, 09 de dezembro, durante uma tentativa de assalto. 

Segundo informações, ele estava sentado na calçada de sua residência na Rua Monsenhor José Aires, próximo ao Caic do Abolição IV, quando foi surpreendido por dois elementos que chegaram numa motocicleta roubada e tentaram tomar um rádio comunicador das mãos dele. 

Populares informaram a polícia que Severino se agarrou com um dos bandidos e depois de rolar pelo chão o elemento sacou um revólver e efetuou cerca de 04 disparos acertando 02.O idoso foi socorrido por populares para o Hospital Tarcísio Maia em estado de saúde preocupante.


Mais informações em instantes

Fonte: J.Belmont


Marcelino Vieira-RN: Prefeito é afastado por envolvimento em corrupção

Marcelino Vieira


O prefeito do município de Marcelino Vieira (região Oeste), médico José Ferrari de Oliveira (PR), a secretária de saúde, Francisca Samara de Aquino Oliveira, e outros dois servidores do município estão afastados do cargo por decisão da 12ª Vara da Justiça Federal.
Ferrari: problemas (Foto: arquivo)

A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros, feito em ação de improbidade administrativa, ajuizada em novembro. Maria Ozilene Carvalho da Costa Oliveira também já havia sido afastada do cargo de secretária de saúde em processo antecedente (0800228-12.2016.4.05.8404).

O afastamento tem por objetivo garantir a instrução da ação, em razão de desvios e malversação de recursos do Fundo de Saúde pelos agentes públicos municipais.

Liga

De acordo com a ação do MPF, as irregularidades permitiram o enriquecimento ilícito da Liga de Assistência Social Paróquia de Marcelino Vieira (Liga), entidade particular, de seus dirigentes e de terceiros.

À semana passada, dia 2, Ferrari tinha sido obrigado judicialmente a atender exigências do processo de transição de governo, pois fora denunciado por criar obstáculos ao fornecimento de documentação da municipalidade à equipe de transição.

O prefeito eleito Kerles Jácome Sarmento (PSD), o “Babau”, foi quem o questionou judicialmente. Ele alcançou 3.337 votos (57,54%) no pleito de outubro deste ano.

A liminar em mandado de segurança foi concedida pela juíza Ingrid Raniele Farias Sandes.

No dia 15 de setembro deste ano, Ferrari chegou a ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas retornou ao cargo através de liminar, no dia 27 do mesmo mês, ao lado da vice-prefeita Tâmisa Tébita (PSDB).

Saiba mais detalhes AQUI.

Conheça Marcelino Vieira clicando AQUI.

Fonte: Carlos Santos

Delação envolve Temer, Agripino, Renan e vários ex-ministros

Sábado, 10 de dezembro de 2016

IstoÉ Exclusivo

Ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho cita vários nomes, mostra documentos e detalha propina

A revista IstoÉ teve acesso na noite desta sexta-feira 9 à integra das 82 páginas de um relato minucioso sobre a corrupção na política nacional. Trata-se do bombástico depoimento do ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Em sua delação, Melo faz graves acusações contra integrantes da cúpula do PMDB, ministros do primeiro escalão do governo federal e envolve até o presidente Michel Temer.

Ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho: explosivo (Foto: Web)

Entre os nomes citados está o do senador José Agripino (DEM), identificado por codinomes como “Pino” e “Gripado”. Teria recebido R$ 1 milhão para repasse à campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República em 2014.

O depoimento de Cláudio implica ainda o andar de cima do Congresso Nacional: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e se dedica a discorrer sobre o relacionamento da empreiteira com integrantes também do PSDB e outras legendas.

Nomes e codinomes

Consta ainda da documentação a lista dos que receberam propina da empreiteira e seus respectivos codinomes. Segundo o relato, os pagamentos eram feitos por meio de doações legais e caixa dois para que os parlamentares defendessem os interesses da empresa no Congresso Nacional.

Cláudio Melo Filho lista uma série de medidas provisórias e projetos no Congresso que obtiveram alterações favoráveis à Odebrecht graças ao bom relacionamento e, claro, à contrapartida financeira aos deputados federais e senadores.
Temer e Agripino: propinodutos (Fotomontagem)

IstoÉ publica com exclusividade também os documentos da delação.

Veja AQUI documento na íntegra sobre depoimento de Cláudio Melo Filho, envolvendo o presidente Michel Temer, ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, ex-ministro Geddel Vieira, Renan Calheiros (Presidente do Senado), Rodrigo Maia (Presidente da Câmara Federal), Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara Federal), senador José Agripino, Jacques Wagner (ex-ministro de Dilma Rousseff), senador e ex-ministro Romero Jucá etc.

Ele também detalha como é o sistema de poder e corrupção no PMDB, que se divide em núcleos na Câmara Federal e Senado da República, com prepostos dos principais líderes atuando nas arrecadações das propinas.

Também não faltam os apelidos (codinomes) para os políticos, forma de identificação deles nas planilhas da corrupção.


Fonte: Carlos Santos

Temer antecipa chegada a evento pró-anistia de agricultores no BNB

Sábado, 10 de dezembro de 2016 

Presidente da República visita o Nordeste nesta sexta-feira

POR O POVO



O presidente Michel Temer está na sede do Banco do Nordeste, no bairro Passaré, em Fortaleza. No ato, ele deverá assinar decreto anistiando as dívidas de produtores rurais nordestinos que perderam safra por causa da seca. Esta é a primeira visita de Temer ao Ceará investido na posição de presidente.

Marcos Holanda, presidente do BNB, expôs detalhes dessa medida do governo federal. O auditório está lotado de empresários, políticos e dirigentes de órgãos públicos.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, também confere o ato, ao lado dos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB). Alguns parlamentares de estados vizinhos prestigiam a solenidade.

DETALHE – O evento estava marcado, segundo o cerimonial, para as 16 horas. O presidente chegou bem antes.

IFRN divulga resultado final de exame de seleção após constatação de erro no cálculo de classificação

Sábado, 10 de bezembro de 2016

Resultado de imagem para simbolos do IF instituto federalA Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou o resultado Final retificado do Exame de Seleção 2017, regido pelo edital Nº 26/2016, que ofertou 3023 vagas, entre 20 campi da Instituição, para Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRN.

Os candidatos também poderão verificar o resultado dos recursos, assim como o seu desempenho individual, a partir na área do candidato.

Confira abaixo o:





Fonte: Robson Pires

Alguma diferença?

Sábado, 10 de dezembro de 2016



Fonte: Robson Pires

Pesquisa aponta Natal como a segunda capital do NE com mais violência física contra mulher

Sábado, 10 de dezembro de 2016
Resultado de imagem para imagens de mulher espancada em casa

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (09) aponta a capital do Rio Grande do Norte como a segunda do Nordeste com mais violência física contra a mulher. Natal é citada no levantamento da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP) e Instituto de Altos Estudos de Toulouse (França), apenas atrás de Salvador, capital da Bahia.

Segundo o estudo, conclui-se ue as cidades de Salvador, Natal e Fortaleza ostentam o t tulo negativo de cidades mais violentas em termos de violência doméstica fí sica, com prevalências de 19,76%, 19,37%, e 18,97%, respectivamente.

Fonte: Robson Pires

Sudão pode ser 1° país a se tornar inabitável por mudanças climáticas

Sábado, 10 de Dezembro de 2016 

Foto: Reprodução / Mundo Real

O Sudão, que fica no nordeste da África, pode ser o primeiro país do mundo a ficar inabitável. A informação é do jornal canadense The Huffington Post e da Agência Sputinik . Atualmente, o Sudão tem mais de 40 milhões de habitantes. A previsão, de cientistas que estudam mudanças climáticas no mundo, é que em menos de 100 anos, o Sudão fique inabitável e desértico. Agência Sputnik. Conforme os especialistas, a região já iniciou o processo de desertificação e vem enfrentando tempestades intensas de poeira. Os cientistas ainda preveem que a temperatura da região aumente em 3 graus Celsius até 2060. Na região ao norte da África, o "haboob", forte tempestade de areia, tem se tornado um fenômeno cada vez mais comum em regiões do Sudão. Outro fato que tem afetado a população do país é a insuficiência de alimentos. Em torno de 4,6 milhões de pessoas no Sudão enfrentam a insuficiência de alimentos, segundo Relatório do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas. Além disso, em futuro próximo, uma possível escassez de água poderá atingir 3,2 milhões da população do país.

Indicador do CNI aponta estabilidade nos custos da indústria no terceiro trimestre

Sábado, 10 de Dezembro de 2016 

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Indicador de Custos Industriais, divulgado nesta sexta-feira (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou alta de 0,3% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores, descontados os efeitos sazonais. Contudo de acordo com informações da Agência Brasil, no mesmo período avaliado, os preços dos produtos industriais subiram 0,5%. Os números coletados pela CNI indicam uma redução nos gastos das indústrias com energia, bens intermediários e com o capital de giro. As quedas registradas nesses indicadores compensaram o aumento de 2% nos custos com pessoal e 1,6% no custo tributário, registrados no terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior, na série dessazonalizada. Apesar da crise econômica, destaca a CNI, o índice de custo com pessoal cresceu 8,8% frente ao mesmo trimestre de 2015 e ficou acima do crescimento de 8,48% registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo no período, que indica indexação dos salários na indústria. Já o índice de custo tributário subiu 1,6% no terceiro trimestre na comparação com o segundo. O estudo ainda mostra que, com os efeitos do câmbio, os preços dos produtos industriais americanos diminuíram 7,1% no terceiro trimestre frente ao segundo, com perda de competitividade das exportações da indústria brasileira.

Climatempo detecta "condição favorável" para chuvas em 2017 no Ceará


Sábado, 10 de dezembro de 2016

Ceará está com cinco anos com chuvas abaixo da média histórica. Condição do oceano Pacífico equatorial aponta para 'bom inverno' em 2017.
Foto ilustrativa

As condições presentes atualmente no oceano Pacífico equatorial apontam para uma boa estação chuvosa em 2017 no Ceará e no Nordeste, com chuvas na média ou até acima dela. A previsão é do meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, que prevê também chuvas irregulares nos meses de outubro, novembro e dezembro. "Nos próximos meses a expectativa é de que chova bem mais que nos últimos anos”, diz.

"A condição para que ocorram chuvas acima da média histórica é infinitamente melhor que a dos últimos anos. Nós já vínhamos com chuvas irregulares desde 2012. No último ano, com o super El Niño que se formou, foi o último prego para fechar o caixão. Para o próximo ano, mesmo que a La niña não se forme – oficialmente, [existe] uma condição mais fria do que o normal no Pacífico equatorial, que se desenha favorável ao Nordeste". 

oceano Pacífico equatorial que provoca mudanças na circulação da atmosfera, causando fenômeno como secas e enchentes em várias partes do globo. O La Niña, por sua vez, é o oposto. O fenômeno é responsável pelo esfriamento das águas do oceano Pacífico e, como consequência, as águas do Atlântico sofrem um aquecimento para que haja um equilíbrio na temperatura atmosférica.

“Acredito que [as chuvas] não sejam suficientes para recompor de vez os reservatórios, que estão abaixo da normalidade, mas já começa a sair do abismo hidrológico que entrou nos últimos anos. Praticamente em todo o período [outubro, novembro e dezembro] , a gente deve ter aí grande parte da região com chuvas acima da média”, diz.

Reservatórios

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 153 açudes do Ceará, 129 estão com volume abaixo de 30%, 92 reservatórios estão com volume abaixo de 10% e 25 estão secos. Quarenta e cinco alcançaram o chamado volume morto, ou seja, atingiram a reserva de água reserva de água mais profunda da represa, que fica abaixo dos canos de captação. Juntando o volume das 12 bacias que abastecem o estado do Ceará, o volume de água armazenado no estado está em 9,3%.

O principal reservatório do Estado, o açude Castanhão, que abastece a Grande Fortaleza, chegou ao pior nível desde que foi construído: 6,47%, o que representa 445,6 milhões de metros cúbicos. O Castanhão não chega a este nível desde 2004, quando 5,5 bilhões de metros cúbicos, dos 6,7 bilhões de capacidade máxima, foram cheios em apenas 40 dias.

A Barragem do Castanhão é o principal complexo hídrico responsável pelo abastecimento humano de Fortaleza e sua Região Metropolitana. Cerca de 3,8 milhões de pessoas dependem das águas do Castanhão. Em 2016, as chuvas no primeiro semestre ficaram 25% abaixo da média histórica no Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Chuvas

O período de chuvas, no Ceará, pode ser dividido em três fases - pré-estação, estação e pós-estação – e se estendem de dezembro a meados de junho. As chuvas que ocorrem em dezembro e janeiro, chamadas de chuvas de pré-estação, são causadas basicamente por frentes frias que vem do Sul, o que acaba afetando a atmosfera do Nordeste.

O segundo momento das chuvas é aquele que vai mais ou menos de fevereiro a maio. Essa estação de chuva é causada por um sistema chamado de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), é o sistema meteorológico mais importante na determinação de quão abundante ou deficiente serão as chuvas no Norte do Nordeste do Brasi . 

A ZCIT se forma pelo encontro dos ventos úmidos do hemisfério sul e do hemisfério norte e age sobre o Norte e Nordeste durante o verão e o outono. De maneira simplista, pode-se dizer, que a convergência dos ventos faz com que o ar, quente e úmido ascenda, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera ocorrendo a formação das nuvens.

Após as chuvas da estação, existe uma última chuva, que ocorre nos meses de maio, junho, e até se esticam um pouco mais. Essas chuvas são chamadas pela meteorologia de chuvas de pós–estação. Elas vêm do leste, do Oceano Atlântico, passando pelos litorais de Pernambuco e Paraíba, e podem atravessar as chapadas do leste do Ceará e chegar ao sertão e até mesmo a Fortaleza. Essas chuvas são causadas pelo que os meteorologistas chamam de “ondas de leste”. De acordo com os meteorologistas, não têm suas causas bem conhecidas e, por essa razão, difíceis de prever com antecedência de mais de algumas semanas.


Fonte: G1 CE

Lula, filho dele e mais dois são denunciados pelo MPF na Operação Zelotes

Sábado, 10 de Dezembro de 2016 

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal em Brasília (MPF) denunciou à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Informações divulgadas pela revista “Veja” na tarde desta sexta-feira (9) dão conta de que a nova denuncia tem origem na Operação Zelotes, que apura a venda de decisões do Carf, tribunal que julga recursos contra multas aplicadas pela Receita Federal. A ação penal é resultado de investigações que apuraram o envolvimento da dupla com o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, que também foram denunciados por negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Segundo o MPF, os crimes foram praticados entre 2013 e 2015 quando Lula, na condição de ex-presidente, integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia interferir junto ao governo para beneficiar as empresas MMC, grupo Caoa e SAAB, clientes da empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M). Em troca, Mauro e Cristina, donos da empresa, repassaram a Luiz Cláudio pouco mais de R$ 2,5 milhões.

Apresentado na Chapecoense, Mancini fala em dar continuidade ao trabalho do 'amigo' Caio Jr.

Sábado, 10 de Dezembro de 2016

por Matheus Caldas
Foto: Richard Sousa / Globoesporte.com

Poucas horas depois de ser anunciado oficialmente como novo técnico da Chapecoense, Vagner Mancini já foi apresentado no clube, nesta sexta-feira (9), para dar início ao trabalho de reconstrução do time catarinense. No discurso, ele agradeceu o convite e prestou uma homenagem ao amigo Caio Júnior, último técnico da Chape, vítima da tragédia na Colômbia. "Gostaria de passar minha satisfação de ser escolhido o técnico do time que estava encantando o Brasil. Todos acompanharam o crescimento da Chapecoense, no último ano. Fico feliz de dar continuidade ao trabalho que meu amigo Caio Júnior vinha fazendo”, disse, em entrevista coletiva. O trabalho agora será de revolucionar um time esfacelado pelo acidente que matou praticamente todo o elenco, na última semana. O último travalho de Mancini foi no Vitória, na Série A deste ano. Além do time baiano, ele acumula passagens por Náutico, Cruzeiro, Grêmio, Santos e Paulista Jundiaí, onde se sagrou campeão da Copa do Brasil, em 2005.

Empreiteiras terão de complementar delações após acordo firmado pela Odebrecht

Sábado, 10 de Dezembro de 2016 

Foto: Divulgação

Os executivos das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez preparam complementos para seus acordos de delação premiada com os investigadores da Operação Lava-Jato. De acordo com informações publicadas pelo jornal “O Globo”, o fenômeno teve origem com a delação da Odebrecht, que aguarda homologação após ser oficialmente firmada com o Ministério Público Federal (MPF). Por terem sido sócias, parceiras ou integrantes de mesmo cartel em obras públicas com a Odebrecht, essas empresas serão chamadas a apresentar novas informações sobre irregularidades que não foram mencionadas nos primeiros acordos celebrados. Ainda de acordo com a publicação, a Camargo Corrêa decidiu assumir, por exemplo, ter pagado propina em obras da linha quatro do metrô e de construção do Rodoanel Sul, no estado de São Paulo. A obra dessa última inclusive teve um custo total de R$ 5 bilhões, bancados pelos governos estadual e federal.

Assessor de Temer recebeu dinheiro vivo da Odebrecht, delata ex-dirigente da empreiteira

Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O advogado José Yunes, um dos conselheiros mais próximos do presidente Michel Temer e atualmente seu assessor especial, recebeu dinheiro em espécie da Odebrecht na campanha eleitoral de 2014. O dinheiro faria parte de um repasse de R$ 10 milhões que Temer teria negociado com ex-presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, durante uma reunião no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, apenas dois meses após o início da Lava Jato. A informação consta da delação do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da empreiteira, Cláudio Melo Filho. De acordo com informações do site Buzzfeed e do jornal O Globo, o ex-dirigente da Odebrecht disse, ainda, que, dos R$ 10 milhões supostamente negociados com Temer, R$ 6 milhões teriam como destino a campanha de Paulo Skaf, presidente da Fiesp e candidato do PMDB ao governo de São Paulo em 2014. Os R$ 4 milhões restantes teriam sido destinados ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, responsável pela distribuição do dinheiro entre outras campanhas do partido. Segundo o secretário de Comunicação da Presidência, Márcio Freitas, emissários da Odebrecht ou de qualquer outra empresa jamais entregaram dinheiro vivo no escritório de Yunes. Ele afirmou que os recursos pedidos por Temer foram declarados á Justiça Eleitoral. Yunes também aparece nas perguntas endereçadas pelo ex-deputado Eduardo Cunha a Temer, no processo em que é acusado de receber propina para intermediar a venda de um campo seco de petróleo no Benin para a Petrobras. “O sr. José Yunes recebeu alguma contribuição de campanha para alguma eleição de Vossa Excelência ou do PMDB, de forma oficial ou não declarada ?", pergunta Cunha. A pergunta, no entanto, foi vedada pelo juiz Sérgio Moro, que vetou também outras 20 questões.

Temer escapa de protesto em passagem relâmpago por Caruaru

Sábado, 10 de Dezembro de 2016 

por Pedro Romero | Estadão Conteúdo
Foto: Divulgação

Um forte aparato de segurança marcou a passagem do presidente Michel Temer (PMDB) por Caruaru, no Agreste pernambucano, nesta sexta-feira (9). Numa parada que durou apenas 15 minutos, o presidente usou o Aeroporto Oscar Laranjeiras para trocar o avião presidencial por um helicóptero e partiu para o município de Surubim. Apesar da passagem relâmpago, a avenida que leva ao aeroporto foi interditada, impedindo que as pessoas se aproximassem. As dezenas de pessoas que foram assistir à troca de aeronaves tiveram que se contentar em ver tudo à distância. Um grupo de cerca de 20 pessoas que levou faixas e cartazes para protestar contra Temer chegou atrasado ao local. Se tivessem chegado mais cedo, os manifestantes teriam ficado distantes, já que um forte aparato de segurança só permitiu a entrada da imprensa ao centro administrativo do aeroporto de Caruaru. Eram homens do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, além de guardas e agentes de trânsito municipais. Somente a PM estava com 25 homens. "Viemos protestar contra o governo ilegítimo de Temer e as medidas que ele vem tomando. Entre outras coisas, somos contra a PEC 55, a reforma da Previdência e contra a reforma do Ensino Médio", disse Júnior Oliveira, 25, representante da União da Juventude Socialista. Ele e outras pessoas portavam cartazes com frases contra Temer, que já tinha partido quando o grupo chegou de ônibus escolar ao local. Quem chegou mais cedo, pôde assistir de longe à movimentação das aeronaves no pátio de Aeroporto Oscar Laranjeiras. Temer e sua comitiva chegaram a Caruaru às 8h20 e nem entraram na sede administrativa do aeroporto. Depois de ser recebido pelo governador Paulo Câmara (PSB) e outras autoridades, Temer caminhou alguns metros pela pista até embarcar em um dos dois helicópteros que aguardavam no local. Foram cerca de 15 minutos de conversa com o governador e outros colegas, como o deputado federal Tony Gel (PMDB).

Temer afirma que multa da repatriação será divida também com municípios

Sábado, 10 de Dezembro de 2016 

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (9) que o dinheiro arrecadado pelo governo com a multa da repatriação também será dividido com os municípios. Segundo Temer, pouco mais de R$ 5 bilhões devem ser direcionados às prefeituras. O presidente também sinalizou a diminuição dos recursos para a União quitar restos a pagar. "Os municípios também estão em dificuldades muito grandes e esta verba será dividida também com os municípios", disse Temer, em entrevista coletiva em Pernambuco. Figuras da equipe econômica já sinalizavam que o governo avaliava realizar repasses para os municípios após acordar a divisão da multa com os Estados, como parte de um acordo para implementação de medidas fiscais nos governos estaduais, em meio à grave crise econômica que os atinge. Com a repartição, entretanto, o governo terá redução de quase R$ 5 bilhões no orçamento. O programa de repatriação deste ano rendeu R$ 46,8 bilhões aos cofres do governo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Pesquisa aponta que de 3 em 10 mulheres sofrem violência doméstica no Nordeste

Sábado, 10 de dezembro de 2016


Uma pesquisa mostra que aproximadamente 3 em cada 10 mulheres nordestinas (27,04%) sofreram pelo menos um episódio de violência doméstica ao longo da vida. Em termos de violência física ao longo da vida, Salvador (BA), Natal (RN) e Fortaleza (CE) são as três cidades mais violentas da região, respectivamente. Nesse levantamento, foram entrevistadas 10 mil mulheres nos nove estados do Nordeste. 

Os dados integram o primeiro relatório da pesquisa de condições socioeconômicas e violência doméstica e familiar contra a mulher divulgado em Fortaleza nesta quinta-feira (8). 

O material foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Caen) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Instituto Maria da Penha. O levantamento foi considerado o maior estudo sobre o tema, quanto à sua escala, em toda a América Latina.

Blog do Xerife/ O Câmera

ESCOLA É ARROMBADA E COMPUTADORES QUEIMADOS EM APODI-RN

Sexta, 09 de dezembro de 2016

Escola Municipal Francisco Targino da Costa fica em Apodi, na região Oeste.Segundo a direção do colégio, aulas foram suspensas nesta sexta-feira (9).

Computadores e documentos foram queimados (Foto: Divulgação)

Uma escola municipal foi arrombada na noite desta quinta-feira (8) em Apodi, na região Oeste potiguar. Michele Feitosa, diretora da Escola Municipal Francisco Targino da Costa, contou que arquivos da secretaria e equipamentos de informática foram queimados, além de dois computadores que foram furtados pelos criminosos. “As aulas desta sexta-feira (9) estão suspensas”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora, essa não foi a primeira vez que a escola sofreu com a ação de criminosos. “Em 2014 entraram na escola e levaram alguns computadores. Agora, além de terem furtado, causaram destruição”, ressaltou.
Michele relatou que o fogo começou por volta das 23h30. “O muro da escola é baixo, mas todas as portas têm cadeado. Não sabemos como conseguiram entrar na sala”, ressaltou.
Moradores ajudaram a apagar o fogo. Ainda em período letivo, a diretora explicou que as aulas estão suspensas nesta sexta, mas que devem ocorrer normalmente na próxima semana. “Minha maior preocupação é que perdemos todos os dados dos alunos”, lamentou.


Fonte: Passando na Hora

Mulher é encontrada morta e com marcas de tiros na cabeça no município de Baraúna-RN

Sexta, 09 de Dezembro de 2016


Um mulher identificada como Maria Gibelvania Jeronimo da Silva, conhecida na cidade como ”Vaninha”, de 28 anos de idade, foi encontrada morta com parte do corpo despido e com marcas de violência sexual e de tiros na cabeça no município de Baraúna na região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Segundo a PM da cidade, o corpo da mulher, foi encontrado no início da amanhã desta sexta feira, 09 de dezembro, em uma estrada carroçável que dar acesso ao sítio Veneza naquela município. 

Populares que passavam no local, se depararam com o corpo estendido ao chão e acionaram a Polícia Militar, que foi ao local e realizou o isolamento da área até a chegada da equipe do ITEP de Mossoró. 

A vítima, que segundo familiares,era usuária de drogas foi morta com vários disparos de arma de fogo na cabeça e teve seu corpo abandonado as margens da estrada carroçável. 

A Polícia Civil, que vai investigar o crime, ainda não tem pistas sobre os assassinos bem como qual teria sido a motivação para a execução da vítima. 

O corpo foi removido para a sede do Itep em Mossoró, onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.

Fonte: Fim da Linha

211º/212º Homicídios em Mossoró 2016: Dois homens são mortos a tiros no bairro Paredões

Sexta, 09 de dezembro de 2016


A Violência desenfreada que assola a cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, faz nesta noite de quinta feira 08 de dezembro de 2016 mais duas vítimas. 

O duplo homicídio aconteceu na Rua Marechal Deodoro em frente a quadra de esportes do Colégio Pequeno Príncipe (CPP) no bairro Paredões e segundo a Polícia Militar, as vítimas identificadas como Jefferson Bruno Nogueira de Moura de 21 anos, residente no bairro Abolição e José Nilton Rocha conhecido como "Nilton do Morro" de 47 anos foram alvejadas e mortas em via pública. 

Testemunhas relataram para a polícia,que as duas vítimas, trafegavam em uma motocicleta e foram interceptadas por dois homens que também estavam de moto. Eles encostaram nos alvos e começaram a a atirar. 

Jefferson Bruno, que pilotava a moto, foi atingido com cerca de 10 tiros e José Nilton que viajava como garupa foi alvejado com cinco disparos. Os dois morreram no local antes da chegada do socorro médico. 

Até o momento não há confirmações por parte da polícia sobre a motivação das execuções, nem os possíveis autores do duplo homicídio. De acordo com a Polícia, não existem registros das vítimas em delegacias. 

O perito criminal Dr. Otávio Domingos informou aos jornalistas, que possivelmente o alvo dos atiradores seria Jefferson Bruno e que José Nilton foi alvejado porque estava na garupa da moto. 

Após os trabalhos de isolamento realizados pela Polícia Militar, os corpos foram recolhidos e encaminhados a Unidade Regional do ITEP onde serão necropsiados e depois liberados para sepultamento. 

Já são 212 homicídios registrados em Mossoró neste ano de 2016. Os casos serão investigados pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).


Fonte: Fim da Linha

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055