martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

sábado, 6 de março de 2021

Brasil registra mais de 9,7 milhões de recuperados do coronavírus

Sábado, 06 de Março de 2021


Foto: reprodução

O Brasil registrou neste sábado (6) mais 32.941 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 9.704.351 pessoas curadas da doença.

O número de pessoas curadas já representa 88,7% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é mais de dez vezes superior ao número de casos ativos (970.351), que são os pacientes em acompanhamento médico.

No mundo, estima-se que pelo menos 92,6 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram, de acordo com o site Wolrdometers.



GUERRA DE DECRETOS: Decreto da Prefeitura do Natal diz para o Governo abrir Hospital de Campanha

Sábado, 06 de Março de 2021


No decreto do prefeito Álvaro Dias, chama atenção o teor do Art. 20 que recomenda ao Governo do Estado a instalação imediata de um hospital de campanha, veja abaixo:

“Que imprensa é essa nossa que transformou-se num partideco político de esquerda?”, diz Bolsonaro em defesa de Salles

 Sábado, 06 de Março de 2021

Na última quinta-feira (04), o presidente Jair Bolsonaro, cansado dos ataques frequentes que seu governo vem sofrendo pela "grande mídia", saiu em defesa do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um evento de inauguração de um trecho da ferrovia Norte-Sul, entre São Simão (GO) e Estrela D'Oeste (SP).

A solenidade ocorreu em São Simão e, em meio a comentários com apoiadores, Bolsonaro voltou a criticar a "mídia do ódio":

“Que imprensa é essa nossa que transformou-se num 'partideco' político de esquerda?” 
Sobre as críticas incessantes que seu governo recebe por parte dessa mídia, Bolsonaro declarou:
“Eu levo porrada do mundo todo como aquele que não dá bola para a questão ambiental. Temos um excelente ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e eu digo para ele: você só sai do meu governo se for elogiado pela Globo e pela Folha”.


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Advogado, especialista em trânsito, "desmonta" decreto que prevê apreensão de veículo de quem desrespeitar lockdown (veja o vídeo)

Sábado, 06 de Março de 2021

Na última quinta-feira (05), o advogado Márcio Dias, especialista em legislação de trânsito, divulgou um vídeo onde comenta sobre o Decreto Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A aberração, em vigor desde 27 de fevereiro, prevê aos motoristas que desrespeitarem o toque de recolher imposto no município e que circularem entre 22h às 4h, sanções como multa e apreensão do veículo.

Em um vídeo pontual e didático, Dias explica os diversos motivos pelos quais o decreto é inconstitucional, inclusive com o questionamento sobre uso incorreto de termos jurídicos e, ainda, inovações não permitidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Um dos principais pontos, segundo o advogado, é a apreensão de veículos que, nos moldes impostos no decreto, sequer é permitida pela legislação de trânsito vigente no país.

Assista ao vídeo na íntegra e entenda o caso:

Fonte: Jornal da Cidade Online

Esquizofrenia governamental: Na hora do Deus nos acuda, igrejas são fechadas e equiparadas a parques de diversão


Sábado, 06 de Março de 2021

Está cada vez mais complicado, mais difícil, frequentar igrejas cristãs neste país. E é um país que tem Deus impresso na Constituição, como fundamento dela e da ordem social. Imagine se não tivesse! E é um país que tem previsão constitucional para garantia do exercício de liberdade de crença. Pensem se não houvesse!

Decretos de governadores de vários Estados decretam restrições a direitos individuais por um direito à saúde da população. O Estado liberal moderno é desse jeito, desengonçado, atrapalhado, esquizofrênico. Uma hora olha para o indivíduo, outra para as massas, outra não sabe para onde olhar. E, de repente, ninguém mais sabe em quem votou.

Decretos de governadores decretam lockdown em vários Estados do país. São Paulo é o maior restritivo a direitos individuais de pessoas que querem e necessitam trabalhar para ganhar o sustento. Mas isso vem em último caso, conforme se percebe...

Agora, em meu Estado catarinense, o governo acha que culto religioso é a mesma coisa que parque de diversão, tendo determinado o fechamento de igrejas e templos em dois finais de semanas seguidos, o anterior e o próximo. Ele deu uma de César, achando que é Deus. Sintoma de esquizofrenia governamental.

É que a brincadeira jurídica sobre essencialidade da atividade religiosa existe para espíritos menos afetos à subjetividade, à interioridade, mais carnais. Para eles, a questão é de mera cidadania fiscal.

Vi na página do governo barriga verde, hoje (03.03.2021 – escrevo a data porque talvez ela seja histórica, não sei...) que tem 681.391 casos confirmados, 639.281 pessoas recuperadas e 7.524 mortes. E de repente as vagas em UTIs acabaram, tem gente ficando sem saber o que fazer, onde se tratar.

E, ainda, todas as regiões do Estado estão com risco gravíssimo. Tem um mapa vermelhinho (coincidência?) na página do governo do Estado, demonstrando a situação.

É o momento do colapso, de fato. Onde buscar ajuda? O Poder Judiciário catarinense lavou as mãos por meio de um agravo de instrumento, onde deixou claro que o papel salvador e redentor está com o governador, que sabe mais administrar o caos do que eles da toga.

Ajuda divina? O imperador roubou essa possibilidade, fechando portas dos templos.

Quando Jesus referia para dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus falava não somente aos dízimos e às ofertas, impostos, coisas materiais. Era mais sobre condições espirituais, não apenas sobre cidadania fiscal.

De uma forma principiologica, Jesus ensinava que o temor a Deus é o princípio da sabedoria e que a religião é a base contra a tirania e o coletivismo. Russel Kirk confirma isso hoje.

E tudo isso eu falo mesmo sabendo que Deus é onipresente. Ele está onde eu, você, nós estamos. Mas a questão não é tão singela e não tem só essa vulgar simplicidade, como se a vida na Terra tivesse começado ontem com a invenção do novo Iphone 12. Lenio Streck defende praticamente essa mentalidade pequena, sobre cidadania fiscal, em artigo no site do CONJUR.

Se todos entendessem essa coisa louca que vem do alto, que a mera discussão sobre essencialidade da atividade religiosa é apenas a ponta do iceberg, a questão tomaria outro rumo.

Sérgio Mello - Defendor Público no Estado de Santa Catarina

Fonte: Jornal da Cidade Online

Fecomércio pede que prefeitura autorize retomada de atividades já nesta segunda

 Sábado, 06 de Março de 2021 


Fecomércio pede que prefeitura autorize retomada de atividades já nesta segunda
Foto: Reprodução / Google Maps

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos Andrade, pediu nesta sexta-feira (5) ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, que o plano de retomada do comércio seja ativado de forma emergencial. Andrade quer que isso ocorra já a partir desta segunda-feira (8).  Ele também pediu que a prefeitura evite o fechamento das atividades não essenciais.

 

“Não podemos suportar mais tempo de portas fechadas, portanto precisamos de alternativas para destravar a economia. O plano da Prefeitura mostra que é possível manter a totalidade das atividades em funcionamento parcial e, ao mesmo tempo, frear o contágio, ao minimizar os impactos no horário de pico no sistema de transporte”, disse Carlos Andrade. A cobrança ocorreu durante reunião em que foi apresentado o “Plano de Retomada das Atividades Econômicas”.

 

O planejamento é baseado no escalonamento dos horários de funcionamento de cada setor, entre comércio, serviços, turismo, alimentação, escritórios, construção civil etc. Para Andrade, com isso, todas as atividades econômicas estarão ativas na capital, enquanto o fl¬uxo no transporte público poderá ser controlado, reduzindo o contágio pelo coronavírus.

 

O presidente da entidade ainda ressaltou o trabalho desenvolvido pelo prefeito e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes. O presidente da Fecomércio ainda afirmou a importância de um comitê de crise com representantes  do estado, município e entidades do setor produtivo. Esse grupo serviria para definir as melhores medidas para a população baiana.

DUPLO HOMICÍDIO NO ODETE ROSADO EM MOSSORÓ-RN

Sábado, 06 de Março de 2021




A Polícia Militar registrou um crime de duplo homicídio na noite desta sexta feira 05 de março de 2021 em Mossoró no Rio Grande do Norte.

De acordo com as primeiras informações, criminosos invadiram uma residência no Conjunto Maria Odete Rosado e executaram um casal identificado como Carlos Augusto da Costa de 25 anos que era cadeirante, e sua esposa Maria Paula Silva Germano de 28 anos. No local foram recolhidas cápsulas de três tipos de armas diferentes, sendo de pistolass380,.40, e de calibres 12, e 44.

Os criminosos mandaram uma criança de quatro anos filha do casal, que se encontrava na casa sair e levar o cachorro antes de executarem seus pais.

A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do crime, mas informou que Carlos Augusto já havia sido preso, no dia 16 de junho de 2014, ele foi preso juntamente com um comparsa após tomar uma moto de assalto nos Pintos. (RELEMBRE).

Em agosto daquele mesmo ano ele sofreu um atentado a bala, ocasião em que ficou paraplégico. (RELEMBRE)




Fonte: Passando na Hora

Colunista da IstoÉ quer reinfecção severa “do tipo que faz desejar a morte” a Bolsonaro

Sábado, 06 de Março de 2021

Foto: Adriano Machado/Reuters

Ricardo Kertzman, colunista da Istoé, escreveu um artigo em que afirma não desejar a morte de Bolsonaro, mas sim uma reinfecção severa “do tipo que faz o sujeito desejar a morte, de tão sofrida e dolorida. Afinal, ele faz por merecer; pede por isso”.

Leia a abaixo o que escreveu o colunista:

Dias atrás, um jornalista da Folha de S.Paulo desejou a morte do verdugo do Planalto. Eu compreendo bem o sentimento do meu colega, mas não compartilho do mesmo desejo.

Não que eu vibre com a existência cretina do devoto da cloroquina; muito pelo contrário. Mas acredito que a morte lhe seria benéfica, e a melhor saída para findar seu terrível sofrimento.

Sim. Eu acredito piamente – e aposto, até – que o amigão do Queiroz é um intenso sofredor. É um sujeito perturbado, envolto dia e noite em sentimentos e pensamentos psicóticos.

Ninguém neste mundo consegue ser Bolsonaro sem ser… o Bolsonaro! Sua incapacidade de empatia e a malignidade dos seus atos e de suas palavras resumem quem (e o que) ele é.

Há que ter o espírito severamente perturbado e a mente profundamente doente para sorrir diante do aumento de casos de suicídio. E sendo assim, acreditem, o sofrimento é cruel.

Particularmente, prefiro o maníaco do tratamento precoce vivo. A ponto de provar do próprio veneno e se infectar com as novas e mais severas cepas do novo coronavírus.

Adoraria vê-lo passar pelo que passam milhões de brasileiros que lhe dão ouvidos. Sintomas, internação, UTI, intubação, extubação, recuperação, fraqueza e sequelas graves.

Vê-lo mendigar por um leito de hospital e por uma vaga numa UTI, sei que não verei. Muito menos sufocar, sem oxigênio, esperando o general lhe trazer cloroquina e ivermectina.

Mas me daria por satisfeito com uma reinfecção severa. Bem severa mesmo! Do tipo que faz o sujeito desejar a morte, de tão sofrida e dolorida. Afinal, ele faz por merecer; pede por isso.

Me parece que o tal jornalista foi indiciado, ou algo assim, por desejar a morte do presidente. Repito: não desejo sua morte, muito menos faço apologia a isso. Apenas desejo-lhe mal.

Grande Ponto

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Irany Gomes

    Vai desejar mal aos outros depois não prove do mesmo veneno!!!

Forças de segurança começam a fiscalizar toque de recolher no RN

Sábado, 06 de Março de 2021

As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte iniciam no final da tarde deste sábado (6), as ações de fiscalização e conscientização para garantir o cumprimento do toque de recolher e demais medidas restritivas contidas no decreto estadual nº 30.388/2021. De segunda à sexta, o toque de recolher começa às 20h e vai até as 6h do dia seguinte. Nos domingos e feriados, o dia todo.

As novas medidas foram adotadas pelo Governo do RN em razão das altas taxas de transmissibilidade do novo coronavírus e da maciça ocupação de leitos de UTI, que se somam à baixa cobertura vacinal da população.

No início da tarde, a taxa de ocupação de leitos críticos destinados a pacientes Covid era de 96,0% no Estado, 94,2% na região metropolitana, 98,9% no Oeste e de 97,2% no Seridó.

Para fazer valer o que determina o novo decreto, policiais civis, militares e bombeiros militares deixarão suas respectivas regionais às 17h. “Serão 34 horas direto, com uma ação integrada para combater a pandemia. Essa é a principal ação deste final de semana e está sendo articulada com os municípios, que estão se somando nessa questão. O toque de recolher, independente de decreto municipal, vale para todo o estado do RN, e por isso está se pedindo contribuição dos municípios com a Guarda Municipal, onde houver, e da população como um todo, para a gente poder criar uma grande barreira contra a expansão do coronavírus. Esta é uma ação do Pacto pela Vida que precisa da solidariedade e contribuição da sociedade”, frisou o coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo Silva, destacou a integração entre as forças de segurança como ponto importante para o sucesso da missão. “Não estamos nas ruas para prender as pessoas de bem. Este trabalho, antes de tudo, é de conscientização e educação. É preciso a colaboração de todos, para juntos vencermos esta doença”, ressaltou.

“A professora Fátima Bezerra nos confiou esta missão. E esta primeira ação de cumprimento do novo decreto começa agora, às 20h deste sábado, e vai até as 6h da manhã da segunda-feira. É um trabalho intenso, e que requer a abnegação de todo o nosso efetivo”, acrescentou o coronel Araújo.

PONTOS DE SAÍDA

Participam: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e forças de segurança municipais.

Natal: Centro Administrativo do Estado.

Mossoró: Sede do 2° Batalhão de Polícia Militar.

Caicó: Sede do 6° Batalhão de Polícia Militar.

Pau dos Ferros: Sede do 7° Batalhão de Polícia Militar.

Nova Cruz: Sede do 8° Batalhão de Polícia Militar.

Macau: Sede da Companhia de Polícia Militar.

João Câmara: Sede da Companhia de Polícia Militar.

Santa Cruz: Sede da Companhia de Polícia Militar.

Currais Novos: Sede da Companhia de Polícia Militar.

Jardim de Piranhas: Sede da Companhia de Polícia Militar.


Fonte: Blog do BG

Decreto do governador do RS determina o que cidadão pode ou não comprar no supermercado

Sábado, 06 de Março de 2021

Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini / Divulgação / CP

A venda de “produtos não essenciais” estará proibida nos supermercados do Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira (8). A restrição foi anunciada durante live do governador Eduardo Leite, no fim da tarde desta sexta-feira (5), e visa a reduzir a aglomeração nestes estabelecimentos. A definição será publicada em decreto pelo governo do Estado.

Com isso, os estabelecimentos só poderão comercializar produtos de alimentação, higiene e limpeza. Bebidas alcoólicas estão liberadas para venda. Os demais itens, somente por tele-entrega, como já ocorre para serviços não essenciais.

Os supermercados poderão vedar o acesso aos produtos, cobrindo as prateleiras ou demarcando a área para não ter circulação. Os itens não essenciais incluem artigos de bazar, como louças, copos, utensílios e eletrodoméstico, por exemplo.

Durante a transmissão, o governador atualizou a situação da pandemia no Estado, citando a velocidade do avanço do vírus, atualmente muito maior que em outras ondas passadas. São mais de 7,2 mil pessoas internadas no Estado, mais que o dobro dos picos anteriores. Mais de 13 mil mortes de gaúchos até agora.

Com informações do Jornal do Comércio e Correio do Povo

Igreja Católica prorroga restrições de celebrações com presença de fiéis e orienta paróquias do RN em relação às medidas adotadas

 Sábado, 06 de Março de 2021

Foto: Douglas Lemos/Inter TV Cabugi

Em documento assinado pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos a Igreja Católica no RN comunicou neste sábado (6) que permanecem suspensas as celebrações presenciais com fiéis até 17 de março, data na qual termina a vigência do decreto do governo do estado que ampliou as medidas restritivas em razão do agravamento do quadro da pandemia no RN.

Veja abaixo as demais medidas adotadas pela Província Eclesiástica de Natal:

Nós, Bispos da Província Eclesiástica de Natal, compreendendo a gravidade do momento; em espírito de recíproca cooperação e corresponsabilidade; e tendo em conta a vida como bem maior a ser preservado; em consonância com o disposto no
decreto estadual nº 30.388, de 05 de março de 2021, determinamos para todo o território da Província Eclesiástica de Natal:

1. Permanecem suspensas as celebrações com a participação presencial dos fiéis, até o dia 17 de março de 2021;

2. As missas continuem sendo celebradas, nas igrejas catedrais e nas igrejas matrizes, de portas fechadas, com a restrita participação de uma equipe celebrativa de apoio;

3. O sacerdote celebrante, a referida equipe celebrativa de apoio e os funcionários da paróquia terão o direito de locomoção assegurado (ida e retorno – de suas residências ao local da celebração), mesmo aos domingos, conforme o disposto no Art. 4º, § 2, inciso XV, do já mencionado decreto estadual nº 30.388;

4. Os párocos e/ou administradores paroquiais emitam uma declaração para cada componente da equipe celebrativa, com a devida especificação da data, horário e local da celebração para a qual foram convocados, para ser apresentada aos agentes de
fiscalização, em caso de abordagem. Para os funcionários da paróquia, prepare-se um documento de vigência permanente, especificando seus dias e horários regulares de expediente. Este documento seja preparado em papel timbrado da paróquia, com a
assinatura de próprio punho do pároco e o selo paroquial (carimbo);

5. As celebrações sejam transmitidas, através das plataformas digitais de comunicação da própria paróquia, sempre que possível, especialmente no domingo;

6. Mantenham-se abertas as igrejas, exceto aos domingos, em seus regulares horários de funcionamento, para os momentos de orações pessoais dos fiéis, obedecendo todos os protocolos sanitários e em consonância com os horários e normas do “toque de
recolher”;

7. Sejam mantidos, nos dias e horários habituais – exceto aos domingos -, os atendimentos individualizados aos fiéis, por parte dos sacerdotes, bem como nas secretarias paroquiais.

Animados pela Esperança, que é o próprio Jesus, que nunca nos decepciona e jamais nos abandona, sigamos com confiança, trilhando nosso caminho quaresmal, em clima de penitência, rumo à celebração de Sua Santa Páscoa. Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e Sant’Ana intercedam por todos nós.

Natal, 06 de março de 2021

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos
Bispo de Caicó

Após 40 dias desaparecido, piloto é achado vivo na região amazônica

Sábado, 06 de Março de 2021


Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará/Divulgação

Um piloto de avião paranaense foi encontrado com vida 40 dias depois de desaparecer na região amazônica.

No dia 28 de janeiro, Antônio Sena saiu com seu avião de Alenquer, no Pará, com destino à pista de pouso Treze de Maio, uma área com garimpos na região do município de Almeirim, no mesmo Estado, e nunca mais foi visto.

Equipes de buscas vasculharam sem sucesso a região, inclusive com a ajuda de helicópteros. A boa notícia ocorreu na sexta-feira (5), quando um grupo de castanheiros o localizou na divisa entre os Estados do Pará e do Amapá. As primeiras informações são de que Sena está consciente, mas perdeu peso e está muito magro.

Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará/Divulgação

As equipes de buscas conseguiram localizar o piloto após o grupo coletor de castanha acender uma fogueira no meio da floresta na manhã deste sábado. Aeronaves do Governo do Estado fizeram o resgate e o deslocamento para Santarém.

No aeroporto em Santarém, amigos e familiares recepcionaram “Toninho Sena” com festa. Ainda da ambulância, “Toninho” falou com as pessoas que os esperarvam. Na pista, ele também abraçou os irmãos. O piloto foi levado para um hospital particular para receber atendimento médico e passar por exames.

Foto: Elton Pereira/TV Tapajós

Na porta do hospital, familiares puderam abraçar o piloto e matar um pouco a aflição que perdurou por mais de um mês. Entre lágrimas e sorrisos, palavras de agradecimento a Deus, à equipe e a todas as pessoas que estiveram envolvidas nas operações desde o desaparecimento.

Com informações de G1 e R7

Conselho de Ética se reúne na terça para decidir o futuro de Daniel Silveira

 Sábado, 06 de Março de 2021




Há dois processos na Câmara contra Silveira: o primeiro foi movido pelo presidente do PSL, Luciano Bivar, partido a que o deputado pertence, por, supostamente, o parlamentar ter gravado e divulgado uma reunião interna da sigla. O segundo é deste ano e foi iniciado por PSOL, PT, PSB, PDT, PC do B e Rede, relativo aos motivos que desencadearam a prisão de Silveira.

A expectativa é que os processos de Daniel sejam arquivados como o Conselho de Ética fez com os casos envolvendo os deputados Carlos Jordy (PSL-RJ) e Bino Nunes (PSL-RS).

Jordy foi acusado pelo partido de atacar a honra dos colegas em rede social. Mas, ele argumentou que não houve nenhum comportamento incompatível com a conduta de um deputado e apontou uso político do colegiado da Câmara.

Nunes também foi acusado pelo mesmo motivo. Porém, esclareceu que as divergências com membros do próprio partido foram superadas em reunião recente.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Butantan envia à Anvisa pedido para testar soro anti-Covid em humanos

Sábado, 06 de Março de 2021


Butantan envia à Anvisa pedido para testar soro anti-Covid em humanos
Foto: Reprodução / TV Globo


O Instituto Butantan enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido de autorização para realizar um estudo clínico do soro anticoronavírus, desenvolvido pelo Instituto desde o ano passado a partir do plasma de cavalos. As informações são do portal G1.

 

O objetivo do soro é amenizar os sintomas nas pessoas já infectadas. Ele não é capaz de curar e nem de prevenir a doença. A autorização permitirá que o soro seja aplicado em pessoas que estão contaminadas pela doença e descobrir qual a dose necessária para obter os efeitos desejados.

 

O vírus inativo não provoca danos aos cavalos e nem se multiplica no organismo, mas estimula a produção de anticorpos. Os técnicos retiram o plasma do cavalo, que faz parte do sangue do animal, e levam para a sede do Butantan, na Zona Oeste de São Paulo. Os anticorpos são separados do plasma e se transformam em um soro anti-Covid. Os trabalhos são coordenados pelos médicos Esper Kallás e José Medina, da USP.

 

Uma vez autorizados, segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, os testes serão feitos inicialmente com pacientes transplantados de rim, no Hospital do Rim, e pacientes comorbidades no Hospital das Clínicas. Ainda de acordo com ele, os resultados demonstraram que o soro é seguro e efetivo nos testes feitos em animais.

 

"Os animais que foram tratados tiveram seu pulmão protegido, ou seja, não desenvolveram a forma fatal da infecção pelo coronavírus, mostrando que os resultados de estudos em animais são extremamente promissores e esperamos que a mesma efetividade seja demonstrada agora nesses estudos clínicos que poderão ser autorizados", relatou Dimas.

 

O processo de fabricação do soro foi iniciado em uma fazenda do Instituto com os animais. A última fase de testes ocorreu em janeiro, quando os pesquisadores passaram a testar o vírus ativo da Covid.

 

"O soro foi inteiramente produzido no Butantan. O vírus foi isolado, inativado, e finalmente levado a imunizar os animais. O Butantan tem uma fazenda com 650 hectares e lá nós mantemos uma tropa de 800 cavalos. Alguns animais foram submetidos a esse vírus e na sequência produziram anticorpos. Esse plasma desses animais foi coletado e aí processado nas nossas instalações, dando origem ao produto", explicou o diretor do instituto.

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055