martins em pauta

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Janja fala demais, se mete onde não foi chamada, e eleva o número de descontentes com taxação de compras internacionais

Segunda, 17 de Abril de 2023

Todo presidente tem seu "fura-olho", aquele carinha que é da base governista, mas que, na verdade, tem um desejo incontrolável de governar. 

O ex-presidiário Lula (PT), atual chefe do Planalto, também tem uns "olhos-gordos" assim. Um, não! Uma, no caso, a primeira-dama Janja da Silva, 56 anos.

A socióloga, pra variar, resolveu "meter o bedelho onde não foi chamada" e piorou a situação já trágica e sem apoio parlamentar do marido.

Na terça-feira (11), o governo anunciou Medida Provisória que acaba com a isenção de impostos em compras internacionais a partir de US$ 50 e causou o maior alvoroço dentro e fora das redes sociais. Janja, claro, foi questionada e, no ímpeto de responder aos críticos sobre a decisão, a militante do PT agravou mais a situação.

Sem conhecimento ou na tentativa de esconder que a taxação seria ao consumidor, Janja se manifestou nas redes sociais com Fake News e elevou o número de quem rejeita a determinação.

- Amigo, total errada essa matéria. Tô aqui no avião com o Ministro Haddad que me explicou direitinho essa história da taxação. Se trata de combater sonegação das empresas e não taxar as pessoas que compram - alegou a desavisada.

A repercussão foi imediata e os 60% - que estavam desapontados com a nova regra - pularam para 70% rapidamente, de acordo com pesquisas citadas pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. 

Três integrantes do governo, que preferiram não se identificar, afirmaram que a ira da população aumentou quando foi noticiado que a taxação da Shopee, Shein e AliExpress beneficiaria empresas que apoiaram o retorno de Lula à presidência, como as Lojas Renner, Magazine Luiza e o Mercado Livre.

O palpite de Janja no Twitter repercutiu tanto nas redes sociais de forma negativa que o Ministério da Fazenda precisou emitir um comunicado à imprensa para apaziguar a situação e reforçar a MP como uma "ação necessária".

Esta não é a primeira vez que a mulher de Lula se mete em encrenca por querer "aparecer demais". No mês passado, ela foi criticada por usar a estrutura da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) para promover o governo do próprio marido. 

Na ocasião, sem pudor nenhum, Janja fez live chamada "Papo de respeito", ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da atriz Luana Xavier para, supostamente, compartilhar informações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil.

Apesar das críticas que sofreu, Janja agendou novas lives em formato semelhante, onde ela mesma entrevistará ministros e autoridades do governo.

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), de São Paulo, disse que, se o casal Janja-Lula continuar fazendo o que bem entende com as instituições brasileiras, daqui a pouco, já pode ser comparado a Nicolás Maduro e Cilia Flores, da Venezuela, e mandar confeccionar bonequinhos em homenagem a si mesmos.

Cala a boca, Janja!

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643