martins em pauta

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Surge um grupo paralelo de fiscalização que promete aterrorizar o ex-presidiário

 Sexta, 21 de Abril de 2023

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) pretende colocar em prática todo o saber jurídico que acumulou durante os anos de coordenação da força-tarefa Lava Jato em Curitiba e fiscalizar todos o ministérios do Governo do ex-presidiário Lula (PT).

O parlamentar compartilhou nas redes sociais que um grande número de deputados e senadores farão parte do grupo que deve acompanhar de perto cada passo do terceiro mandato do ex-condenado e fiscalizar onde o dinheiro do contribuinte está sendo empregado.

"Nós vamos lutar pelo Brasil de forma técnica e estratégica! Formamos um grupo de comprometidos deputados e senadores para fiscalizar os ministérios do governo Lula, nosso objetivo é acompanhar de perto cada passo do governo, mas principalmente fiscalizar para onde está indo o dinheiro do contribuinte", explicou o ex-procurador.

O "Grupo de Trabalho dos Gabinetes de Fiscalização Especializada" (GT-GFE) terá uma agenda independente da governamental. Porém, com prestação de contas e investigação técnica especializada por áreas.

A iniciativa é inspirada no "shadow cabinet" (gabinete-sombra, na tradução em português), que já existe em países desenvolvidos como Austrália, Dinamarca, Espanha, Portugal e Reino Unido. E, cujas equipes, operam fiscalizando o governo de forma independente de maneira a evitar corrupção e possíveis desvios de conduta.

"Segundo o estatuto oficial do grupo, os parlamentares membros farão um acompanhamento crítico e técnico da rotina do Planalto e da Esplanada dos Ministérios com a produção trimestral de relatórios e análises", explicou o deputado em suas redes sociais.

Como Lula criou 37 pastas, os parlamentares concentrarão os trabalhos, à princípio, em 25 principais ministérios, agências reguladoras e empresas públicas, cada um com um parlamentar fiscalizador definido. De quatro em quatro meses, o número poderá ser reavaliado.

Se o ex-presidiário não alegar "sigilo" em tudo e os ministérios petistas fornecerem os dados de acordo com a Lei de Acesso à Informação, a oposição ao Governo Lula divulgará todas as políticas públicas e contratações da gestão petista. Inclusive, os integrantes do GT estão livres para compartilhar publicações autônomas nas redes sociais.

Entre os participantes do grupo, estão: Deltan Dallagnol, Kim Kataguiri, o astronauta Marcos Pontes, Marcel van Hattem, Chris Tonietto, Eduardo Girão, General Mourão, Joaquim Passarinho, Ubiratan Sanderson e muitos outros.

Embora seja novo na política, Dallagnol demonstra com inteligência, estratégia e presteza por que foi o brilhante coordenador da força-tarefa Lava Jato por tantos anos, fazendo os criminosos devolverem bilhões aos cofres públicos.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643