martins em pauta

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Trechos do vídeo de Moro sobre Gilmar são revelados de forma chocante (veja o vídeo)

 Sexta, 21 de Abril de 2023

O âncora da CNN, Felipe Moura Brasil, prestou um grande serviço à nação brasileira publicando, em sua rede social, a versão integral do polêmico vídeo que resultou em um pedido de prisão do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O jornalista contextualizou a polêmica fala do ex-juiz sobre “comprar um habeas corpus” do ministro do STF Gilmar Mendes.

O vídeo que viralizou foi editado e não deixa claro que o senador Sérgio Moro fala em tom de galhofa em uma festa junina em meio à brincadeira de “prisão”, popular em festas juninas.

A brincadeira consiste em uma pessoa ser presa, indicada por alguém da festa, só podendo sair mediante o pagamento de uma prenda.

Moro, que estava acompanhado de sua mulher, Rosângela Moro, foi conduzido à prisão fictícia. Logo depois, ele profere a declaração sobre o ministro Gilmar Mendes.

"No Brasil, o sistema solta os envolvidos em suborno e quer prender quem faz piada com isso. A vingança chegou", disparou Felipe Moura, na legenda da publicação. 

O senador replicou a postagem do jornalista e comentou:

"A recente postagem do Felipe Moura Brasil esclarece tudo (…). Tenho divergências sérias com o ministro Gilmar Mendes, mas nunca o acusei de crimes. O culpado pela ofensa ao ministro Gilmar é quem na sexta-feira editou e divulgou trechos do vídeo com malícia. Eu, da minha parte, nunca tive o vídeo. Acho estranha e repudio a denúncia relâmpago. Se a PGR tivesse me ouvido antes, explicaria tudo", escreveu o ex-juiz.

O senador disse ainda que não postaria o vídeo, pois “do jeito que as coisas andam, é capaz de me prenderem”. 

Confira:

Felipe Moura respondeu Moro e discorreu sobre como fazer jornalismo.

"Jornalismo é assim: apura, contextualiza e analisa os fatos que instituições politizadas omitem e distorcem quando desejam punir desafetos do sistema, sem sequer ouvi-los, com a complacência de gente que deixou de ser jornalista para embarcar na vingança."

A perseguição à Sergio Moro é um constrangimento nacional, a mobilização do Judiciário na tentativa de imputar alguma culpa a um profissional exemplar que chacoalhou as estruturas viciadas do país, prendendo pela primeira vez políticos corruptos de 1º escalão e empreiteiros  bilionários – essa indignação seletiva que se revolta com o menor deslize de Sergio Moro mas que vê com naturalidade dezenas de corruptos confessos soltos e usufruindo dos valores obtidos por meios ilícitos, como Sérgio Cabral ex-governador do Rio, condenado a mais de 200 anos de cadeia, hoje livre e morando numa cobertura de luxo de frente para o mar.

Ou pior, outros que foram condenados em 1ª, 2ª e 3ª instâncias e ocupam altos cargos na hierarquia estatal, isso não causa indignação?

Faço minhas as palavras do icônico Capitão Nascimento:

"O sistema é foda, parceiro."
Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643