martins em pauta

quarta-feira, 19 de abril de 2023

FMI diz que economia brasileira vai crescer menos que a da Venezuela em 2023

 Quarta, 19 de Abril de 2023

O Fundo Monetário Internacional (FMI), uma organização criada em 1944 com o objetivo de ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional abalado em virtude da Segunda Guerra Mundial; afirmou, nesta terça-feira (18), que a economia brasileira vai crescer menos do que a da Venezuela em 2023.

As projeções alarmantes fazem parte do relatório World Economic Outlook, que prevê um crescimento de 0,9% para o Brasil. Índice quase similar ao mensurado no relatório Focus, do Banco do Brasil: 0,91%.

O crescimento do Brasil será mais baixo que a média dos seus vizinhos da América Latina e do Caribe. Sem falar no resto do mundo.

O planeta, por sinal, terá um crescimento de 2,8%. A América Latina e o Caribe, 1,6%. Já a América do Sul ficará em torno de 1%, porém o mercado espera para o Brasil um crescimento menor: 0,9%; o que reforça a ideia de que o brasileiros enfrentarão sérias dificuldades.

- Embora a inflação tenha diminuído à medida que os bancos centrais aumentaram as taxas de juros e os preços dos alimentos e da energia caíram, as pressões de preços subjacentes estão se mostrando difíceis, com os mercados de trabalho apertados em várias economias - lamentou a entidade.

O diferencial vai para a China, que ganhou muito dinheiro com a pandemia da Covid-19 e foi a primeira a sair da crise. O gigante asiático vai crescer 5,2% em 2023. Em poucos anos, já pode ser classificada como a primeira potência do mundo no lugar dos Estados Unidos.

O relatório conclui garantindo que, por enquanto, não há previsão para a economia mundial crescer nos mesmos patamares que antes da pandemia.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643