martins em pauta

domingo, 23 de abril de 2023

Lula: Sobre o GSI, vou decidir quando voltar ao Brasil

Domingo, 23 de Abril de 2023

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que tomará as decisões relacionadas ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) quando retornar ao Brasil. O presidente está em Portugal e na próxima terça-feira (25) parte para a Espanha, em sua primeira viagem oficial à Europa.

“Vou decidir essas coisas do GSI quando eu voltar. Vou tomar a decisão que eu achar mais importante para o Brasil”, disse Lula em entrevista coletiva de imprensa, ao ser questionado se manterá o gabinete e, se mantido, se será comandando por um militar ou civil.

Nesta semana, o ministro do GSI general Gonçalves Dias pediu exoneração do cargo após a divulgação de imagens em que aparecia junto com outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

Com a crise, o governo discute como reestruturar o órgão e suas atribuições. Ontem, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro da Silva, afirmou ao chegar a Portugal, onde acompanha a visita de Lula, que a interinidade de Ricardo Cappelli na chefia do GSI deve durar pouco e defendeu que “não é hora de mudar o perfil do comando”, sugerindo a continuidade de um militar à frente da pasta.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643