martins em pauta

quarta-feira, 26 de abril de 2023

E as armas e munições roubadas do GSI em 8 de janeiro? Vai ficar por isso mesmo? (veja o vídeo)

 Quarta, 06 de Abril de 2023

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) é o equivalente ao temido "Serviço Secreto americano", responsável pela segurança das figuras mais importantes da República também dos prédios onde estes residem ou trabalham.

Se alguém furtasse armas e munições do 'Secret Service' americano eles virariam o país de ponta-cabeça até encontrar.

Até porque, se não conseguissem capturar simples ladrões, como eles poderiam garantir a segurança do presidente mais visado do mundo?

Passados mais de 100 dias dos atos, o youtuber Valdir Palma do canal ‘Foi-se o Martelo ficaram os Picaretas’ traz a tona outro vídeo que passou desapercebido (veja ao final da matéria).

No mesmo dia dos ataques, 08/01, o ministro-chefe da SECOM, Paulo Pimenta e o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, gravaram um vídeo dentro do Gabinete do GSI mostrando que armas de fogo e munições teriam sido roubadas no dia 8 de janeiro de dentro do GSI por supostos ‘marginais’.

Opa! Mas como o escritório do GSI foi vandalizado e furtado, se o próprio Ministro do GSI, general Gonçalves Dias estava lá, interagindo com os manifestantes (ou invasores, ou golpistas, ou infiltrados, como queiram). E não era só o general, pelo menos mais 4 ou 5 agentes do GSI foram flagrados nas câmeras de segurança, sem esboçar reação. 

Não satisfeito, Paulo Pimenta ainda foi no Twitter e disse que bolsonaristas assaltaram a República, roubaram armas letais e não letais da sala do GSI do Palácio do Planalto - mais um crime cometido pelos inimigos da democracia. 

Não dá para entender porque o GSI não parece interessado nem em recuperar as armas, nem encontrar os verdadeiros culpados – é provável que até eles tenham sido gravados pelas câmeras de segurança. 

À época o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, disse que nove estojos de armas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram encontrados vazios após a ação dos criminosos.

“Eu, pelo menos, identifiquei [a falta de] nove armas. São tasers, armas de choque, de uso do Gabinete de Segurança Institucional. Elas estavam acondicionadas em caixas e, pelo menos, nove caixas ficaram vazias”, disse em entrevista coletiva. 
“Elas estavam dentro de um local que foi arrombado e depois foram retiradas de dentro dessas caixas”, acrescentou. 

A última noticia sobre essas armas foi divulgada no dia 10/01, dois dias após a invasão, uma arma tipo taser, de choque, foi encontrada pela PMDF, numa área verde do Eixo Monumental.

Esse Gabinete da Segurança Institucional está tão desmoralizado que agora é comandado por um ex-líder estudantil – claro que ele não sabe nada nem de segurança, nem de inteligência, mas nesse governo, isso não parece fazer muita diferença.

Confira:

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643