martins em pauta

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Telegram diz que irá recorrer de suspensão determinada pela Justiça e que dados solicitados são ‘impossíveis de serem obtidos’

Sexta, 28 de Abril de 2023

Foto: divulgação

O Telegram afirmou, nesta quinta-feira, que irá recorrer da suspensão determinada pela Justiça Federal do Espírito Santo, após a empresa se negar a entregar dados relativos a atuação de grupos neonazistas em seu sistema. Segundo o comunicado do Telegram, publicado no canal de um de seus fundadores, Pavel Durov, os dados solicitados pelas autoridades brasileiras são impossíveis de serem obtidos.

“Estamos recorrendo da decisão e estamos ansiosos pela resolução final”, diz o texto. Na nota Durov, diz também “defender a privacidade e a liberdade de expressão” dos usuários. A Justiça Federal determinou uma multa de R$ 1 milhão para cada dia que a empresa passa sem colaborar.

“Não importa o custo, defenderemos nossos usuários no Brasil e seu direito à comunicação privada”, diz a nota divulgada por Durov.

O aplicativo teria ignorado pedidos expedidos pelo Ministério da Justiça para combater a difusão de grupos neonazistas que poderiam estar ligados à difusão de conteúdo que incentiva ataques a escolas.

Na nota, Durov mencionou casos em que a empresa deixou de atuar em determinados países., como China, Irã e Rússia:

“Nos casos em que as leis locais vão contra essa missão ou impõem requisitos tecnologicamente inviáveis, às vezes temos que deixar esses mercados. No passado, países como China, Irã e Rússia proibiram o Telegram devido à nossa posição de princípio sobre a questão dos direitos humanos. Tais eventos, embora infelizes, ainda são preferíveis à traição de nossos usuários e às crenças nas quais fomos fundados”, diz o texto.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643