martins em pauta

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Experiente economista, ex-ministro, destrincha ações de Haddad e acende alerta ao Brasil (veja o vídeo)

Segunda, 03 de Abril de 2023

O economista, ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, de 80 anos, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta sexta-feira (31), e comentou sobre o arcabouço fiscal proposto pelo ministro do Governo Lula (PT), Fernando Haddad.

Embora Haddad tenha proposto zerar o déficit público em 2024 e aumentar o PIB em 1%, a nova regra petista promete também começar a cobrar imposto de pessoas que, antes, não eram taxadas.

"Tem um aspecto positivo, que é a criação de um limite para despesas. O que se imaginava há dias e meses atrás era de que haveria a adoção da dívida como âncora, isso seria uma âncora muito frágil porque a dívida pode subir por fatores alheios à vontade e diligência do governo", explicou.

Nóbrega avaliou que, apesar do governo ter criado um limite para os gastos, o teto é muito flexível e gera um incentivo para aumentar a receita da União.

"No fundo, é um teto. Mas é um teto muito flexível relativamente ao que está em vigor atualmente. No caso do teto em vigor, que vai desaparecer logo após a aprovação da lei do arcabouço fiscal, é de que a despesa só pode crescer pela variação da inflação. Agora a despesa pode crescer como 70% do acréscimo de arrecadação. O que significa que esse arcabouço fiscal gera um incentivo para buscar aumento de receita", ponderou o experiente economista.

Maílson da Nóbrega ainda deixou um alerta:

"Quanto mais aumentar a receita, quanto maior será a capacidade de gasto do Governo Federal. 
Aí, tem um outro problema. 
Embora o ministro da Fazenda tenha negado que vai ter aumento da carga tributária, provavelmente ele vai desmentir a si próprio, porque, em algum momento, vai haver aumento da carga tributária. Ele mesmo já anunciou recentemente que depois de aprovada as duas PECs da reforma tributária do consumo, virá a proposta de reforma do Imposto de Renda. 
Nessa, provavelmente estará incluída a tributação dos dividendos, o que significa aumento da carga tributária", concluiu.

Confira:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643