martins em pauta

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Lula oficializa retorno do Brasil a Unasul, bloco fundado por governos de esquerda

Sexta, 07 de Abril de 2023

Foto: Evaristo Sá/AFP

O Brasil oficializou nesta quinta-feira o retorno para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco fundado em 2008 durante o auge dos governos de esquerda no continente. O decreto oficializando o retorno foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União e promulga o Tratado Constitutivo da Unasul. O retorno passa a valer em 6 de maio de 2023.

A Argentina também anunciou que vai voltar a integrar o bloco, que atualmente tem como membros Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela, além do Peru, que está suspenso.

A Unasul nasceu em 2008. O bloco era integrado por 12 membros, tendo como um dos principais promotores o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tinha como objetivo impulsionar projetos regionais.

O Brasil deixou o bloco em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando o país deveria exercer a presidência temporária da Unasul. Em abril de 2018, o governo brasileiro junto com a Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru decidiram de forma conjunta suspender a sua participação na Unasul em função da prolongada crise no organismo.

Em 2019, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru assinaram documento indicando a vontade de constituir o Foro para o Progresso da América do Sul (Prosul), em substituição à Unasul.

Pouco antes da saída do Brasil, o governo da Argentina também tinha oficializado sua saída da Unasul, mencionando seu “alto conteúdo ideológico”. Analistas políticos, no entanto, observam à época que o novo bloco poderia cair no mesmo problema, já que o movimento ocorria durante a ascensão de governos conservadores na região.

A Unasul entrou em um impasse a partir de 2017, quando não obteve consenso para eleger um novo secretário-geral, ao fim do mandato no cargo do ex-presidente colombiano Ernesto Samper.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643