martins em pauta

sábado, 8 de abril de 2023

Lula "dilmou" de vez... "Se a meta está errada, muda-se a meta" (veja o vídeo)

Sábado, 08 de Abril de 2023

No incansável papel de culpar os adversários políticos pelo fiasco que tem sido o seu governo e a falta de projetos para esse terceiro mandato, o ex-presidiário Lula (PT), continua insistindo que a meta de inflação e a taxa de juros do país estão erradas.

- Não sei se foi a partir de algum de vocês (jornalistas), mas esses dias eu li uma frase que eu não sei se foi dita pelo presidente do Banco Central que, para atingir a meta de 3%, precisaria de juro de 20%. Não sei se foi verdade isso, mas, no mínimo é uma coisa, não razoável. Porque se a meta (de inflação) está errada, muda-se a meta - afirmou, em café da manhã com jornalistas, nesta quinta-feira (6).

Para o ex-condenado da Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, a meta de inflação está errada e deve ser modificada na marra.

- É como você estabelecer meta para sua vida e sabe que não vai cumprir - alegou Lula, omitindo que os índices de inflação e da Selic estão intrinsicamente ligados com a responsabilidade fiscal e as despesas da União, cujo teto de gastos, por sinal, foi ultrapassado em mais de R$ 200 bilhões, só no primeiro ano de governo petista.

Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, divulgou relatório em que afirma que a taxa de juros deveria ficar em 26,5%; a fim de cumprir a meta de inflação para este ano.

- Se a gente quisesse atingir a meta em 2023, a última informação que tive é que a taxa teria que ser 26,5%. É óbvio que a gente entende que isso é impossível - explicou Campos Neto, eleito o melhor presidente de BCs da América Latina, segundo o LatinFinance Banks of the Year Awards. 

Na ocasião, o economista afirmou que o banco é uma instituição essencialmente técnica e subiu de 1% para 1,2% a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, embora tenha adiantado que a inflação em 2023 ficará em 5,78% e que há 83% de chances do Brasil descumprir a meta pelo terceiro ano consecutivo.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643