martins em pauta

domingo, 18 de dezembro de 2022

Para tratar diabetes, Ozempic vem sendo usado para perda de peso causando riscos à saúde

Sábado, 17 de Dezembro de 2022

Foto: divulgação

Nos últimos anos, o Ozempic ganhou destaque entre os fármacos que promovem a perda de peso. Apesar do seu alto custo, o remédio tem atraído adeptos porque, além de poder ser comprado sem receita, só exige uma aplicação semanal.

Acontece que as doses podem ser diferentes para cada paciente e há riscos e contraindicações”, destacam endocrinologistas. O uso indevido está sendo impulsionado por grupos no WhatsApp e no Facebook formados por pessoas que trocam dicas e relatos.

O remédio, criado para tratar o diabetes, passou a ser usado off label para o emagrecimento, e estudos posteriores provaram sua eficácia. No entanto, muito se fala sobre a possibilidade de “efeito rebote” após o uso do Ozempic – quando o paciente recupera o peso perdido e ganha alguns quilos a mais.

A endocrinologista Paula Fábrega, do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, esclareceu. A endocrinologista ressalta que depois do tratamento, o paciente precisará manter uma rotina de exercícios diários e controlar a alimentação. Esses cuidados deverão ser seguidos rigorosamente até o resto da vida.

“O indivíduo vai precisar sempre ter uma vigilância muito ativa porque, sem o remédio, é como se o corpo dele pedisse para engordar”. Outro problema do uso é a rápida recuperação do peso perdido após a suspensão do uso.

Revista Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643