martins em pauta

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Mais antiga faculdade de comunicação do país toma atitude drástica e revela que o jornalismo no Brasil 'acabou' 20/12/2022 às 16:05

Quarta, 21 de Dezembro de 2022



A decisão ocorreu simultaneamente, vejam só, ao fechamento do programa de Mestrado em Comunicação, um dos mais concorridos do país nas últimas décadas.

A ação pega a todos de surpresa, pois a Cásper Líbero é o centro de estudos em jornalismo e teorias da comunicação mais antigo do Brasil.

Criada em 1947, a instituição formou grandes nomes no cenário nacional e internacional, como César Tralli, Clóvis de Barros Filho e Maju Coutinho.

A Cásper já contou com mais de 100 docentes. No entanto, atualmente, trabalha com 53.

Mas, os problemas não param por aí, pois a faculdade pretende fazer ainda uma verdadeira 'devassa', promovendo muitos outros desligamentos, reduzindo o tempo de duração de aula e priorizando o ensino à distância, em detrimento ao presencial.

Os valores das mensalidades variam entre R$ 2.903,00 e R$ 3.476,00 e os universitários alegam que não havia razão para banir um departamento de pesquisas cujos valores mensais, segundo eles, rendia milhões de reais ao instituto.

Mas, ignorando os questionamentos da comunidade acadêmica, a faculdade mantém o mistério e as recentes determinações.

Será que o encerramento das atividades tem a ver com a regulamentação no jornalismo que o ex-presidiário Lula (PT) pretende fazer, ainda nos primeiros três meses do ano que vem?

Mas há que se levar em conta também a queda drástica do jornalismo no Brasil, que deixou, com raríssimas exceções, de fazer um trabalho ético, técnico e estritamente voltado para a informação e a verdade.

Não é de hoje que nota-se que o jornalismo está na UTI - em estado terminal.

Há os que aderiram ao sistema e se entregam aos que podem lhes oferecer benesses, e há os que insistem em divulgar os fatos como eles são, como o JCO.

Mas, neste último caso, o risco é de sofrer as perseguições, as demonetizações e a censura.

Em nossa redação, lutamos para sobreviver e temos contado, para tanto, com a ajuda dos patriotas!

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643