martins em pauta

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Tchau, Querida!: Os bastidores do Impeachment de Dilma – Episódio 1 (veja o vídeo)

 Quinta, 22 de Abril de 2021

Ao longo desta semana, o canal Os Bastidores de Brasília, parceiro do Jornal da Cidade Online, fará análises diárias sobre o livroTchau, Querida!: Os bastidores do Impeachment de Dilma.

O livro com 808 páginas foi destrinchado na íntegra pelos jornalistas Emílio Kerber e Regina Villela, que farão uma entrevista no próximo domingo, com Danielle Cunha, co-autora, ao lado do pai, Eduardo Cunha.

A primeira parte da obra faz uma análise geral da história política do Brasil durante a República, até o Impeachment de Collor, abordando uma extensa pesquisa, trazendo detalhes sobre todas as eleições para Presidente do Brasil e a forma como ocorreram, direta ou indiretamente.

O livro aponta um fato curioso que trouxe grande instabilidade política para o país por duas vezes, em 1891 e em 1960, quando as eleições para Presidente e Vice-Presidente eram por meio de chapas diferentes, o que permitia que ambos fossem de partidos antagônicos.

A situação, com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, levou João Goulart ao poder. Deu no que deu... A partir de 1964 tivemos 21 anos de Regime Militar no Brasil.

As Constituições do Brasil também são analisadas sob o prisma do regime e sistema político do país.

Amanhã, quinta-feira, no segundo episódio, falaremos sobre a Constituição de 1988 e os impactos para o futuro político da democracia no Brasil.

Seguem os temas que serão abordados sobre o livro nos próximos dias.

Sexta – Eleição e Impeachment de Collor

Sábado – O Presidencialismo de Coalizão dos Governos FHC e Lula

Domingo – Dilma, um desastroso governo que só poderia terminar em impeachment

Mega Live – Entrevista com Danielle Cunha, às 20:30h, pelo Canal Os Bastidores de Brasília

Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643