martins em pauta

sábado, 5 de abril de 2014

Planeta Marte poderá ser visto a olho nu em todo mundo nesta terça, dia 8

sábado, 5 de abril de 2014  marte1 

O planeta Marte poderá ser visto a olho nu na noite desta terça-feira (8) em todo o mundo. Em Natal, a Associação Norte-riograndense de Astronomia (Anra) vai possibilitar que pessoas interessadas possam ter uma melhor visualização do planeta vermelho. Segundo o professor Antônio Araújo, presidente da Anra, um observatório será montado no campo de futebol do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) a partir das 18h.
O astrônomo explica que esta aproximação é chamada de ‘Oposição de Marte’ – fenômeno que acontece quando o planeta fica do lado oposto ao Sol, alinhado a Terra. “A cada 26 meses a Terra passa entre Marte e o Sol e este alinhamento é chamado de oposição”, acrescenta. O fenômeno deve durar até o fim da madrugada da quarta-feira (9).
Ainda de acordo com Araújo, o fenômeno poderá ser visto durante toda a noite. “Em qualquer lugar do planeta é possível ver. Contudo, nas regiões onde for noite, será possível ver Marte com mais detalhes, sobretudo a olho nu. Marte ficará com um brilho vermelho alaranjado. O planeta estará do lado oposto ao Sol e ficará mais próximo da Terra”, ressaltou.


O astrônomo disse também que será possível visualizar as calotas polares do planeta vermelho, mas só com um equipamento adequado. “Só é possível ver detalhes com lentes de pelo menos 15 centímetros de abertura (diâmetro da objetiva). Será possível ver até mesmo tempestades de areia. As lentes que vamos instalar no campo do IFRN vão possibilitar isso para quem quiser ver”, garantiu Araújo.
O IFRN fica na avenida Senador Salgado Filho, 1559, no bairro do Tirol. O observatório ficará aberto até as 20h.

Fonte:G1./Serrinha de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643