martins em pauta

quinta-feira, 3 de abril de 2014

BLOG SERRINHA DE FATO ENTREVISTA O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SERRINHA DOS PINTOS, JOSÉ SILVA (1ª PARTE)

quinta-feira, 3 de abril de 2014



O blog Serrinha de Fato entrevistou, nessa manhã de quinta-feira (03/04), o presidente da Câmara Municipal de Serrinha dos Pintos, José Silva de Oliveira (Zé Galú). Ele já está no seu sexto mandato como vereador, sendo um mandato pela cidade de Martins e cinco como vereador da cidade de Serrinha dos Pintos. Além disso, já está no seu segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Serrinha dos Pintos.

Em entrevista exclusiva ao nosso blog, Zé Galú, falou de vários assuntos: vida política, seus projetos, Câmara Municipal dentre outros.

Confira agora a primeira parte da entrevista com o presidente do Legislativo:

Blog – Como o senhor decidiu entrar para a política, se candidatando a vereador?

Zé Galú – Esse foi um momento inesperado para mim, até inevitável, porque eu não tinha muita pretensão em ser candidato a vereador. Mas, me foi feito um convite, na época, pelo presidente do PMDB, Hernandes de Chico de Lina, em 1992, aceitei o convite dele e tive o apoio muito grande da minha família. A partir daí tiveram as eleições, fiquei na primeira suplência e vim logo assumir, em abril de 1993, a Câmara Municipal de Martins. A partir daquele momento tive como objetivo defender aquela cadeira até os dias de hoje. Finalizando entrei de uma forma inesperada. Eu não tinha planos de ser um político. Eu me transformei num político depois do primeiro mandato.

Blog – Quantos mandatos você tem como vereador de Serrinha dos Pintos?Zé Galú– Eu já estou no sexto mandato como vereador, tenho um mandato por Martins, como já disse assumi, em abril, a vaga da irmã Neuza Paiva, pelo fato de ela ter partido para eternidade e fiquei até o final daquele mandato. Tenho cinco mandatos pelo município de Serrinha dos Pintos. Eu sou o pioneiro. Dos vereadores que começaram comigo na política, em 1992, não tem mais nenhum.

Blog – Durante todos esses anos como representante do povo da cidade de Serrinha dos Pintos. Qual foi o projeto da sua autoria, aprovado pela Casa, que você acha que ganhou mais destaque?Zé Galú Eu tenho muitos projetos importantes, mas o que foi mais  importante para mim é o projeto que isenta o cidadão de 70 anos de pagar o imposto predial, porque esse projeto chegou num momento em que eu estava passando por uma certa dificuldade na Casa, por ser vereador de oposição. Na época, o prefeito era Luiz Gonzaga de Queiroz e eu tive que negociar com a situação e graças a Deus tive esse projeto aprovado. Hoje fico feliz quando vejo o cidadão de 70 anos ser isento de pagar o imposto.

Blog – Sabemos também que você já está no seu segundo mandado como presidente do Legislativo serrinhense. O que você acha que mudou durante esse tempo?Zé Galú – Na minha vida pessoal, praticamente, não mudou nada. Já na vida legislativa, muito importante para mim, ganhei experiências, vi que era possível fazer um trabalho bem melhor na Câmara Municipal. Só precisa você fazer um planejamento. Eu tenho aqui um pessoal excelente, que me ajuda muito aqui na Câmara Municipal de Serrinha dos Pintos. Os funcionários são especiais, todos de primeira qualidade. Então, minha vida mudou pouco, porque administrar é diferente de Legislar. Tenho conseguido harmonizar as duas coisas, administro a Casa obedecendo aos princípios da legalidade e também tenho feito a parte legislativa. Então, para mim é muito importante.

Blog – Como se dá sua relação com os demais vereadores, enquanto presidente da Câmara Municipal de Serrinha dos Pintos?Zé Galú – Me relaciono muito bem com a  oposição tem alguns que se destacam mais e se tornaram amigos meus. Eu não queria citar os nomes deles, mas se relaciono muito bem com oposição. Também se relaciono muito bem com os vereadores da situação, com a situação é obrigação de se ter um bom relacionamento e com a oposição mim sinto obrigado pelo fato de ser presidente da Casa e tratá-los com igualdade, tanto oposição como situação, sem distinção partidária, cor do partido etc.

Blog – Você foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Serrinha dos Pintos a transmitir as sessões ordinárias pela rádio Voz Serrinhense 104,9. Qual a importância que você atribui a essa transmissão?Zé Galú – Primeiro porque quando a gente não tinha a rádio as pessoas não sabiam qual era o trabalho do legislativo. As pessoas não são muito vocacionadas a vir a Casa Legislativa para assistir uma reunião, até porque nós temos um horário que não é muito favorável, de 9:00 da manhã. A coisa mais importante que eu acho, hoje, é que o Legislativo está entrando dentro da casa do cidadão. Nossos trabalhos estão sendo ouvidos pelos cidadãos que assistem a rádio, é um dos programas de mais audiência. Então, a importância para mim é fazer um trabalho transparente, dentro do regime democrático que vivemos, hoje. E, como representantes do povo, acho que nós não podemos deixar de continuar dessa forma, obedecendo aos princípios legais. Para me o que foi mais importante do meu trabalho da Câmara foi as transmissões das sessões através do rádio para que os cidadãos tivessem acesso ao que os vereadores estão fazendo, durante as sessões da Câmara.

Blog – No início deste ano (2014) as primeiras sessões do Legislativo já começaram sem a presença da rádio para fazer as transmissões das sessões. Por que ou o que fizeram com que essas primeiras sessões não fossem transmitidas?Zé Galú – No final do ano passado, nós tivemos algumas sessões que foram muito polêmicas, tivemos algumas sessões extraordinárias que deixaram de ser transmitida pela rádio, até por solicitações desse presidente ao diretor da rádio, para não transmitir as sessões. Ao iniciar esse ano, o que a gente precisava fazer, sentar e discutir, com o grupo, uma forma e um planejamento de como deveriam ser transmitidas as sessões. Que não foi feito, pelo fato de ter faltado o contato. Talvez, até da minha parte, faltou esse contato. Eu queria, na segunda sessão com os vereadores, discutir isso, tendo em vista as sessões pela rádio terem se delongado muito e a gente tem que ter um controle de tempo. Essa era uma das questões que eu queria discutir com o grupo. Tiveram sessões aqui de durar até quatro horas, cinco horas. O atraso de vereadores as sessões. Atrasos de 40 minutos, 50 minutos para poder se iniciar uma sessão, enquanto o cidadão ficava lá no rádio, com o rádio ligado e, as vezes, ligando até para gente, pensando que não ia ter as sessões. Então, nós temos que ter um planejamento, ter um trabalho pautado em alguns princípios. Como isso não aconteceu, na segunda sessão eu fui surpreendido por um decreto legislativo assinado por cinco vereadores, solicitando exatamente que as sessões fossem transmitidas pela rádio. Tendo em vista não ter nenhuma necessidade do decreto, mas eu aguardei uma decisão para que eu não viesse tomar nenhuma decisão precipitada, até porque, o decreto me isenta de despesas com a rádio. As despesas ficam por conta dos verdadeiros interessados, pessoas que assinaram o decreto. Os demais vereadores são favoráveis à transmissão das sessões via rádio, mas ninguém tinha assinado o decreto. Então, se encontra na Casa ainda. Para eu transmitir as sessões eu tenho base no artigo 16, inciso 9, do regimento interno da Casa que me assegura, independente de decreto ou de qualquer outra coisa, o regimento interno me assegura a transmitir as sessões no dia que eu quiser. Por isso, sexta-feira já vai está sendo transmitido, exatamente para mostrar a meus colegas que assinaram o decreto, que não havia necessidade do decreto para transmitir as sessões.

Blog – Então, voltar a transmitir a sessões foi um decisão sua?

Zé Galu- Sim, foi uma decisão diretamente minha. responsabilidade minha. Porque é importante eu dizer pra você que nenhum chefe de Executivo quer que as sessões sejam transmitidas. Eles não desejam isso. Eu, as vezes, fico até mim perguntando o por quê. Porque se temos um bom trabalho, se tem vereadores que têm se destacados nas sessões via rádio, então não há porque não transmitir as sessões via rádio.Blog – Existem um projeto chamado “Tribuna Livre” em tramite nessa casa. Você é a favor ou contar o projeto da Tribuna Livre? Por quê?Zé Galú – Sou totalmente favorável, porque eu acho que o projeto é democrático. Ser contra o projeto Tribuna Livre é ser contra a democracia. Ser contar o projeto Tribuna Livre é ter dois pesos e duas medidas. Eu posso representar o cidadão serrinhense? Posso. Posso calçar a palavra ou tirar o direito dele falar? Não. Então, há um meio legal que alguém possa chegar aqui e expressar os seus sentimentos com relação a administração ou o que está acontecendo em sua comunidade. E o meio legal é através do projeto. É tanto que o projeto é Legislativo. Ele não vai para o executivo, ele terá sanção do presidente da Casa. Então, eu sou totalmente favorável, até porque eu fui o pai do projeto que criou a Tribuna Livre na cidade de Martins. Porque eu seria conta, hoje? Eu estaria usando dois pesos e duas medidas. Mesmo contrariando o desejo de alguém, muitas pessoas são conta a Tribuna Livre, até porque não conhecem o projeto. Esse projeto é um projeto que é totalmente regulamentado e todo disciplinado. Eu sou a favor do projeto com as emendas que foram feitas, que disciplinam o projeto.

Blog – Existe algum meio para população entrar em contato com a Casa, de forma indireta (e-mail, por exemplo)?Zé Galú – A Casa está sempre de portas abertas para receber qualquer pessoa que queira vim aqui. E, as pessoas podem entra em contato através de e-mails, ofícios ou vindo aqui. Até antes da Tribuna Livre, algumas pessoas até solicitaram, através de ofício, o espaço para vir falar algumas coisas e a gente não sabia o que essas pessoas queriam falar. Assim, não tinha como conceder essa oportunidade ao cidadão. Por mais que a gente desejasse não tinha como a gente conceder essa oportunidade. É aquilo que eu digo para você, tem um governo democrático para o povo e feito pelo povo, não tem o que se esconder, então, não vejo porque não ter a Tribuna Livre.

Blog – Qual a pauta para sessão dessa sexta-feira?

Zé Galú – Gostaria de adiantar que para manhã, nós temos dois projetos do Executivo: o que cria o Concelho da Secretaria Municipal de Turismo e o que cria a semana do Bebê. Os dois projetos já estão na Casa a mais de 30 dias, receberam o parecer favorável e estão na pauta para serem votados amanhã. Temos também dois do Legislativo que estão na pauta para serem votados amanhã. Gostaria, até, de adiantar aqui, na minha entrevista, pois já vi o parecer que é do vereador Clementino. Os dois projetos do Legislativo tem pareceres contrários do relator, tanto o que cria a Tribuna Livre como o que altera de 4 meses para 6 meses  a alicença-maternidade das servidoras públicas municipais . Então, esses dois projetos tem pareceres contrários do relator que é o vereador Manuel Clementino do Carmo. Tendo o parecer contrário, a matéria será submetida a votação amanhã mesmo, sem o parecer favorável.

Aguardem a segunda parte da entrevista com o presidente do Legislativo serrinhense.


Fonte: Blog  Serrinha de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643