martins em pauta

sábado, 5 de abril de 2014

Morre o ator e diretor José Wilker, aos 66 anos



O ator como o coronel Jesuíno na novela "Gabriela" Foto: Divulgação
O ator como o coronel Jesuíno na novela "Gabriela"DIVULGAÇÃO
RIO - O ator, diretor e crítico de cinema José Wilker morreu neste sábado, aos 66 anos. De acordo com as primeiras notícias, ele teve um infarto em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, conforme adiantou a coluna de Ancelmo Gois. Segundo amigos, a família ainda tentou levá-lo para o Hospital Samaritano, mas ele não resistiu.

Um dos artistas mais atuantes da televisão e do cinema brasileiros, Wilker pôde ser visto recentemente na novela "Amor à vida" como o médico Herbert.

Cearense de Juazeiro do Norte, começou trabalhando como locutor de rádio. Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Chegou a estudar Sociologia, mas abandonou o curso para se dedicar definitivamente ao teatro. Fez sua estreia no cinema no filme "A falecida", em 1965, apesar de seu nome não ter aparecido nos créditos.

Foram muitos os personagens de sucesso de Wilker no cinema - ele atuou em 49 filmes - e na televisão. Em "Dona Flor e seus dois maridos", em 1976, ele imortalizou o personagem Vadinho, inspirado no romance de Jorge Amado. O filme foi a maior bilheteria do cinema nacional até 2010. Trabalhou também em "Bye Bye Brasil", em 1979, e ficou marcado por papéis emblemáticos como o político Tenório Cavalcanti em "O homem da capa preta" e Antonio Conselheiro em "A Guerra de Canudos".

Em 1985, viveu o inesquecível Roque Santeiro, da novela homônima exibida na TV Globo. E marcou presença nas duas versões da novela "Gabriela", vivendo o visionário Mundinho Falcão na primeira versão, de 1975, e o coronel Jesuíno no remake exibido em 2012. Nesta segunda, seu bordão "vou lher usar" fez muito sucesso.

Mas o bordão mais conhecido de um personagem de Wilker foi o "felomenal" de Giovanni Improtta, um divertido contraventor cheio de manias. O sucesso foi tanto que ganhou um filme só para ele em 2011.

Também na TV Globo, deixou sua marca na direção em programas como o humorístico "Sai de Baixo" (1996) e as novelas "Louco Amor" (1983), de Gilberto Braga, e "Transas e Caretas" (1984), de Lauro César Muniz. Trabalhou também na TV Manchete, dirigindo duas novelas em que também atuava: "Carmem" (1987), de Gloria Perez, e "Corpo Santo" (1987), de José Louzeiro.

O ator deixa duas filhas: Isabel e Mariana.


Fonte: o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643