martins em pauta

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Operação Verão tem início e mobiliza de 1,7 mil agentes de segurança no litoral do RN

Quinta, 05 de Janeiro de 2023

Foto: Sandro Menezes

A Operação Verão teve início na manhã desta quinta-feira (5) com uma solenidade realizada no posto do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) na Rota do Sol, em Pium, na Grande Natal.

Ao todo, serão 1,7 mil agentes de segurança trabalhando em serviço extraordinário em todo o litoral do Rio Grande do Norte nesse período da operação, que vai desse início de janeiro até o fim do carnaval, em 22 de fevereiro.

Durante o evento, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a autorização do pagamento de diárias extras neste mês de janeiro para os trabalhadores que vão compor a Operação Verão.

A Operação Verão visa dar segurança ao litoral do estado, que tradicionalmente é mais frequentado e habitado neste período, através de um policiamento reforçado, campanhas educativas pelo Detran, Idema, Sesap e DER para atender aos potiguares e turistas.

Entre os agentes de segurança, serão 1.250 policiais militares, 250 policiais civis, 200 Bombeiros e equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Além disso, a operação conta com equipes da Secretaria de Turismo, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretatira de Estado da Sáude Pública, Detran-RN, Departamento Estadual de Rodagem (DER), Idema, Polícia Federal, Rodoviária Federal, STTU, guardas municipais e prefeituras.

Equipes de segurança

O reforço policial tem área de atuação em 410 quilômetros de extensão, compreendendo o município de Tibau, no litoral Norte, divisa com o Ceará, a Baía Formosa, no litoral Sul, divisa com a Paraíba (veja vídeo mais abaixo).

“Estão previstos 1.250 policiais militares de serviço extra por dia, distribuídos desde a praia de Tibau, que é o limite Norte do estado com o Ceará até Sagi, que é o limite Sul com a Paraíba. Esses PMs irão trabalhar nas folgas, serão convocados, e a governadora anunciou a autorização para o pagamento de diária operacional”, disse o comandante geral da PM, Coronel Alarico Azevedo.

 

O comandante disse que vai haver um aumento das equipes também nas madrugadas nos litorais.

“Esse ano estamos fazendo um reforço na madrugada. Observamos que anos anteriores antes da pandemia, muitas pessoas que estavam veraneando, quando vão para as casas de praia e apartamentos, gostam de ficar transitando na areia da praia durante a madrugada, ficam nos alpendres das casas, jogando, conversando, se divertindo, olhando seus celulares”, disse.

O comandante também reconheceu o atraso salarial das diárias operacionais dos policiais militares no mês de novembro e disse que colocou o problema em pauta em reunião com a governadora.

“Nós explicamos a todos os policiais militares, estão cientes. Realmente houve um atraso. Recebemos ate a segunda dezena de novembro. Conversamos com a governadora e ela determinou à Secretaria de Planejamento que verificasse essa situação”, disse.

Também haverá a fiscalização de sons com volumes altos no litoral.

Além disso, vai haver fiscalização das autoridades policiais e do Detran de questões relacionadas ao trânsito, além de ações educativas para conscientizar os condutores de veículos automotores da importância da conduta segura, do uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, além de alertar para os perigos da associação álcool e direção.

O Idema também vai realizar blitzen para orientar motoristas sobre segurança no trânsito e medidas de preservação das praias, como, por exemplo, a não circulação de carros na beira-mar e área de desova de tartarugas, além de não descartar lixo nas praias.

Polícia Civil

A Polícia Civil terá pontos fixos e móveis espalhados pelo litoral. Na região Metropolitana de Natal as ações serão atribuição da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) com delegacias fixas em Pirangi do Norte e em Barra de Maxaranguape e delegacias móveis em Pirangi do Norte e Muriú. Haverá ainda uma delegacia móvel para atendimento aos turistas na Praça do Gringos.

A área de atuação da Diretoria de Polícia Civil da Interior (DPCIN) abrange Tibau, Areia Branca, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo, Touros, Baía Formosa. Em São Miguel do Gostoso haverá delegacia móvel.

Este ano também haverá ações do Departamento de Proteção aos Grupos em Situação Vulnerável (DPGV), que atuará de maneira educativa e vigilante junto aos hotéis e pousadas do litoral potiguar.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros vai atuar na praia da Redinha com pontos móveis e um ponto fixo; na Praia Emanuelas (Tibau), com ponto móvel. No litoral Sul, na praia de Búzios, ponto fixo e ponto móvel; na praia de Camurupim, ponto fixo, na praia da Pipa e praia do Amor com ponto móvel. Na área urbana de Natal, na Praia do Forte, Praia do Meio/Artistas, Areia Preta com pontos fixos, e praias de Miami e Ponta Negra com pontos móveis.

A campanha Criança à Vista oferece pulseiras de identificação para crianças com informações dos responsáveis em caso de perda ou desaparecimento. A Turista Legal promove ações de conscientização em hotéis e pousadas do litoral.

No sábado (7), será inaugurado um novo posto de guarda-vidas localizado na Praia do Meio Houve um reforço ainda de 5 novas motos aquáticas.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643