Terça, 03 de Janeiro de 2023
O preço do combustível foi encontrado a R$ 6,30 em alguns estabelecimentos e o presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Combustíveis e de Lubrificante do DF, Paulo Tavares, explicou que o aumento é em virtude do retorno da cobrança do PIS/Cofins, o imposto federal, que a União tinha abdicado de arrecadar.
Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha limitado em até 17% a cobrança do ICMS pelos entes federados em troca de ressarcimento do Governo Federal.
Tavares acredita que a volta da tarifa pode impactar no bolso do consumidor porque, provavelmente, em pouco tempo, o litro da gasolina vai reajustar em até R$ 0,69.
Sob a gestão e vigilância de Bolsonaro, o valor dos combustíveis teve quedas seguidas e acentuadas, terminando 2022 com recuo de 25,1%. Agora, no terceiro mandato de Lula, a isenção do PIS/Cofins poderá ser prorrogada por mais 60 dias. Mas, como a política de preços da Petrobras será modificada, é possível que haja desabastecimento e até alta no valor final do produto.
Fora isso, os estados, pouco a pouco, voltam a resgatar a cobrança desigual do ICMS, que estava restringida.
Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário