martins em pauta

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Governo Lula adota o uso do pronome neutro “todes” nas cerimônias.

 Quinta, 05 de Janeiro de 2023

Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizaram, na 2ª feira (2.jan.2023) e nesta 3ª feira (3.jan) a linguagem não binária, também denominada linguagem neutra em cerimônias oficiais. Fenômeno linguístico e político, a substituição do artigo masculino genérico pelo “e” busca neutralizar o gênero gramatical.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, começou seu 1º discurso no Palácio do Planalto com a frase “Boa tarde a todas, a todos e a todes”. Foi aplaudido pela plateia, que lotou o Salão Nobre da sede do governo na 2ª feira.

A cerimônia de posse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também contou com a linguagem não binária horas antes. A mestre de cerimônia referiu-se aos convidados como “todes”. O chefe do ministério não usou a expressão.

O mesmo se deu nas cerimônias de posse dos ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, da Cultura, Margareth Menezes, e das Mulheres, Cida Gonçalves.

No caso do Ministério da Cultura, veio também da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, o uso da expressão vinculada às lutas identitárias de grupos LGBTQIA+.

Nas redes sociais, movimentos da militância grafam palavras cujo artigo é masculino com ‘x’, ‘@’ ou ‘e’. O último é utilizado na forma falada por ser pronunciável.

Nos recortes abaixo, é possível ver o uso da linguagem neutra. Assista ao compilado de trechos das cerimônias oficiais do governo Lula (1min34s):

Poder 360

Imagem choquei

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643