martins em pauta

sábado, 7 de janeiro de 2023

Interferência? Sob o comando de ‘amigo do Lula’, PF vai trocar superintendências, ‘de baciada’, em todo o país

Sábado, 07 de Janeiro de 2023


Quando se falava em mudar superintendências… Ah, Bolsonaro quer interferir para se proteger…

Alteração do diretor geral? Ah, Bolsonaro quer interferir para proteger seus filhos…

Narrativas sem fim que levaram, quem diria, à interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma decisão de Bolsonaro na troca da direção geral da corporação, quando indicou o nome de Alexandre Ramagem, então à frente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), para o cargo, em abril de 2020.

A suspensão da nomeação veio na canetada, em decisão monocrática de Alexandre de Moraes, sob a alegação de que o fato de Ramagem ‘ser amigo da família, feria o princípio da legalidade’.

Dois pesos e duas medidas

Pois bem, eis que o atual diretor geral da Polícia Federal, recém-empossado, junto com o novo governo do ex-presidiário Lula, chega ao cargo na mesma condição em que o, então, indicado de Bolsonaro.

É o delegado Andrei Rodrigues, que em seu primeiro ato mais contundente, acaba de anunciar a troca de 20 superintendências da PF em todo o país… assim mesmo, ‘de baciada’…

A velha imprensa? Apenas noticia e segue o bonde…

Vale ressaltar que a própria indicação de Rodrigues também foi tratada como ‘algo corriqueiro’, tanto pela imprensa quanto pelas autoridades da Suprema Corte, talvez por não ser considerado, o mesmo, ‘amigo de Lula’.

Mas o histórico de ‘convivência’ mostra o contrário.

Delegado da PF há 20 anos, foi o responsável pela coordenação da segurança de Lula em toda a campanha eleitoral, permanecendo durante a transição, até assumir a direção geral da PF, em 1 de janeiro.

Dizem que só ganhou a confiança do ‘descondenado’ durante esse período, quando inclusive chegou a mandar prender quem protestasse contra ‘Lula’, como um homem que o chamou de ‘ladrão, safado e sem vergonha’ e, mais recentemente, quando mandou pediu ao STF que detivesse também um empresário, de nome Milton Baldin - caçador e colecionador de armas (CAC) - que se manifestou favoravelmente a que o povo se unisse e agisse para ‘não deixar o ladrão subir a rampa’.

Mas a relação de Andrei Rodrigues vem de muito antes desse período. Gaúcho e homem de confiança do ex-governador Tarso Genro, o delegado já havia coordendo também a equipe de segurança de Dilma Roussef, durante a campanha eleitoral de 2010.

Foi ainda escolhido pelo governo petista para coordenar as seguranças da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio, em 2016, no cargo de secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos.

Não há qualquer intenção em desmerecer as muitas qualificações e trabalhos prestados por Andrei Rodrigues nos últimos anos, considerando que ele conta com alta estima e respeito dentro da corporação e tem formação e conhecimento de sobra para cumprir a função para a qual foi nomeado…

Mas que existe uma longa relação de convivência entre ele e Lula, isso não dá para negar.

Essencial para haver confiança por tanto tempo, sim, tem que haver também a amizade.

Sobre a mudança ‘em massa’ nas superintendências, cabe ao diretor geral decidir, mas que isso tem cara de ‘limpeza ideológica e instrumentalização’, ah, isso tem

Mas afinal, os que retornaram à cena do crime precisam de portas abertas...

Mário Abrahão - Jornalista e cientista político

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643