martins em pauta

domingo, 27 de março de 2022

Grupo de 47 ucranianos chega ao Brasil com visto humanitário, diz Itamaraty

 Domingo, 27 de Março de 2022

Foto: ANGELOS TZORTZINIS / AFP

O Itamaraty informou que um grupo de 47 ucranianos chegou ao Brasil nesta manhã de sábado. As pessoas, que se encontravam na Polônia, receberam apoio da força-tarefa da embaixada brasileira em Varsóvia.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, em menos de 24 horas, a embaixada emitiu documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades migratórias, sanitárias e aeroportuárias polonesas.

De acordo com a diplomacia brasileira, a portaria interministerial MRE-MJSP 28, de 3 de março de 2022, garante visto temporário e autorização de residência para fins de acolhida humanitária aos nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.

“Nacionais ucranianos afetados ou deslocados pela situação de conflito na Ucrânia e que tenham chegado ao território nacional sem visto poderão solicitar a autorização de residência junto às delegacias de Polícia Federal”, afirmou o Itamaraty em nota.

Um primeiro grupo de 19 ucranianos chegou ao Brasil em 10 de março, quando dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram no Brasil. Enviados para resgatar na Polônia 43 brasileiros que haviam saído da Ucrânia, os aviões também transportaram 25 estrangeiros — além dos ucranianos, cinco argentinos e um colombiano.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643