martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

terça-feira, 29 de março de 2022

É falso que a Justiça Eleitoral esteja cancelando título de quem tem mais de 70 anos

Terça, 29 de Março de 2022

Foto: Reprodução

Começaram a ser propagadas postagens pelas redes sociais com mensagens falsas afirmando que a Justiça Eleitoral estaria cancelando o título de eleitor de quem tem mais de 70 anos. O conteúdo informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada.

Mas esse é mais um boato disseminado no mundo digital, na tentativa de causar confusão na população, até porque, o voto para eleitores nessa faixa etária é facultativo. A regra está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea “b”, da Constituição Federal. Segundo o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Além disso, há outros argumentos que comprovam que essa notícia é uma mentira. O TSE prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências previstas no Código Eleitoral para as eleitoras e os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a respectiva multa. Com a decisão, os que não compareceram às urnas em 2020 poderão votar normalmente no pleito deste ano.

A ausência na votação ou a falta de justificativa também não vão impedir a cidadã ou o cidadão de obter passaporte ou carteira de identidade; de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; ou de receber remuneração de função ou emprego público.

Além disso, as eleitoras e os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico em virtude da pandemia de covid-19 não tiveram títulos eleitorais cancelados, também por determinação da Justiça Eleitoral.

Acesse a página Fato ou Boato e confira diversos esclarecimentos feitos pela Justiça Eleitoral em parceria com agências de checagem de notícias.

OPINIÃO DOS LEITORES

    1. O homi tá eleito!
      Quem danado fora esses mamíferos do PT vai votar num ladrão condenado??
      Tá pensando que é torcida de times de futebol ééé???
      Pra vcs ficarem brigando feito bestas??
      É o futuro do país que está em jogo, é o BRASIL para os meus filhos e netos.
      Quem no Brasil de boa índole, vai querer entregar essa jóia de país pra uma quadrilha de vagabundos ladrões??
      Quem??.
      Não sou eu que estou dizendo, quem diz é a justiça, os caras são todos enrolados com a justiça é processos que não acaba mais.
      Vou dizer mais, se não é a patota indicado por Lula e Dilma no STF, estavam todos presos e fudidos.
      O Brasil inteiro sabe disso.
      Portanto meu caro Calígula.
      Não exister lógica!!!
      É no primeiro turno mesmo e morreu maria preá.

  1. Imagina de onde veio isso kkkkkkk, o medo é grande, quero só ver qual a reação dos grandes ministros do STF e TSE, esses calhordas vão provar do próprio veneno.

    1. A Sra anda muito nervosa.
      Inveja de Anitta que eu sei..
      Quando fica idosa, a luta é maior né?

    2. Quero não, vc vive se oferecendo, diz até que já Deu, mais isso é problema seu, que entende do riscado, nem vem babar kkkkkkkk, tome anticonvulsivante.

    3. Esse povo está muito preocupado, NostraDeu com certeza é um doente, imagina aquele sapo barbudo com essa estrovenga chamada Janja, vai levar muito couro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055