martins em pauta

segunda-feira, 20 de março de 2023

URGENTE: Gigante, líder em artigos esportivos, fecha inúmeras lojas no Brasil

Segunda, 20 de Março de 2023

Centauro, a líder varejista de produtos esportivos na América Latina, encerrou as atividades de 10 lojas no Brasil, somente no mês de janeiro deste ano.

O Grupo SBF, que controla a Centauro, a distribuidora da Nike em território nacional, justificou os fechamentos e disse que as lojas não estavam tendo bom rendimento desde o pós-pandemia.

"A Centauro confirma que fechou, em janeiro, as suas lojas no Bourbon Country e Bourbon Wallig em Porto Alegre, assim como outras 8 lojas no Brasil no período. Essas filiais tinham um modelo antigo e apresentavam um desempenho pós-pandemia sub-ótimo", disse a empresa no comunicado.

Agora, a Centauro foca na contenção de despesas e na elevação dos lucros para garantir sua fatia no milionário mercado dos artigos desportivos. E afirma que, por enquanto, não há previsão de novas filiais.

"Revisar a estratégia de posicionamento nas regiões onde está presente e a rentabilidade individual de cada loja é um movimento natural no varejo", completou.

A movimentação da Centauro, no entanto, acompanha uma desvalorização das ações da companhia em 60% em 12 meses e de 30% neste ano. Além disso, a preocupação dos executivos é manter a margem de lucro da firma em um momento de juros altos, desaceleração dos negócios e instabilidade econômica.

Entre as lojas encerradas, oito estão distribuídas pelo país e duas tinham sede em Porto Alegre.

No segundo semestre de 2022, a Centauro já não vinha apresentando bom desempenho nas vendas o que acendeu o alerta do grupo. O lucro líquido do quarto trimestre ficou em R$ 65 milhões, uma queda de 78,5% em 12 meses. Em contrapartida, a dívida da empresa girou em torno de R$ 1,042 bilhão, contabilizado até setembro do ano passado.

Além da varejista, as ações das Lojas Marisa, Tok&Stok e das Americanas prosseguem em queda.

A situação do Brasil, sob o comando do ex-presidiário e seu "poste" Fernando Haddad, é desesperadora!

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643