martins em pauta

segunda-feira, 20 de março de 2023

Faz o "L": Lula quer volta da cobrança do DPVAT

Segunda, 20 de Março de 2023

O Governo do ex-presidiário Lula (PT) voltou com sede de arrecadação e aumentou o número de trabalhadores que terão que declarar e pagar Imposto de Renda, retornou a cobrança do PIS/Cofins e Cide no preço dos combustíveis.

Os Estados, em contrapartida, exigem compensação com as supostas perdas no ICMS, imposto estadual limitado em 17%, muito embora o Governo Bolsonaro tivesse alinhado reembolso. 

Como se não bastassem todas essas medidas que pesam no bolso do consumidor, o secretário de reforma Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, anunciou que o governo petista pretende trazer de volta a cobrança do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que, desde 2021, havia sido extinto.

O Partido dos Trabalhadores alega que o recolhimento das taxas é necessário porque, de acordo com o terceiro mandato de Lula, só tem dinheiro em caixa para pagar as indenizações até este ano. Assim, o objetivo é que a partir de 2024, o imposto volte a ser coletado no licenciamento anual de todos os carros do Brasil. Uma bolada!

- Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso - disse Marcos Pinto, em evento da Confederação Nacional de Seguros (CNSeg), em São Paulo.

A nova remodelagem do DPVAT ainda vai permitir que empresas de seguro diversas passem a administrar o seguro dos sinistros, cujas indenizações podem chegar a R$ 13 mil, em casos de acidentes com morte.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou no Twitter a retomada do DPVAT e disse:

-  Para Lula, está muito fácil governar: é só desfazer o que Bolsonaro fez - avaliou.
- Nos últimos três anos, Jair Bolsonaro quase ZEROU o valor do DPVAT. Isso porque tivemos diminuição no número de acidentes, bem como houve melhor gestão da seguradora (sem corrupção) - alfinetou.
  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643