martins em pauta

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Ditadura cubana prende oito jovens que protestavam contra apagões na ilha

Quinta, 28 de Julho de 2022


A ditadura cubana prendeu oito jovens que protestavam na cidade de Baracoa devido aos contínuos apagões em meio a uma profunda crise energética que a ilha caribenha enfrenta. Os detidos estão na prisão Combinado Sur aguardando julgamento.

Segundo o canal de notícias independente ADN Cuba, os jovens foram presos em 16 de julho, um dia depois de terem saído para protestar. Os detidos foram identificados como Richard Sánchez, Dariannis Guerra, Uvensy Matos, Kepler Navarro, Misael Pon, Irioldis Barrabia, Noger Paumier e Ylder Columbie, que estão a ser processados ​​pelos crimes de desordem pública e incitação ao crime.
“ Até agora temos 26 detidos, e eles estavam convocando outras pessoas, ou seja, todo o pessoal que eles viram nos vídeos que estavam na manifestação, a polícia está convocando e interrogando, mas como não há capacidade de manter eles estão detidos na estação de Baracoa, eles estão lhes dando datas para se apresentarem”, disse o jornalista independente Yoel Acosta Gámez, à ADN Cuba .

O protesto começou por volta da meia-noite de 15 de julho, quando a população estava em plena celebração de uma festa popular. Quando o apagão ocorreu, as pessoas saíram para protestar.

“O que se seguiu foi um forte protesto, no qual foram gritados slogans como Diaz-Canel abaixo, chega de fome, que eles estavam cansados, que queriam um futuro melhor ”, disse Acosta Gámez.

“E quando os manifestantes foram atacados por vários policiais, eles atiraram pedras no carro-patrulha e jogaram garrafas neles, e um policial ficou ferido”, acrescentou.

À medida que os apagões continuam em Cuba, como resultado da crise energética que o país atravessa , cresce o desconforto de uma população que há apenas um ano se mobilizou como nunca antes para exigir uma melhor qualidade de vida.

Recentemente, ocorreram manifestações em Jagüey Grande, Caibarién, Sagua la Grande e em Mayabeque , onde algumas pessoas atacaram a sede da União Elétrica Cubana (UNE).

Alguns manifestantes conseguiram compartilhar imagens e vídeos de um novo dia de protestos contra o regime de Castro nas redes sociais. Os mobilizados exigiram o restabelecimento do serviço ao grito de “liberdade”.

(Gazeta Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643