martins em pauta

sexta-feira, 29 de julho de 2022

A agonizante economia americana aumenta a taxa de juros pela quarta vez

Sexta, 29 de Julho de 2022


 

“A inflação continua elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões de preços mais amplas”, disse o Comitê Federal de Mercado Aberto dos Estados Unidos ao anunciar a elevação da taxa referencial, em decisão unânime dos 12 membros com direito a voto.

Foi a primeira vez desde 2013 que todos os membros do órgão estiveram reunidos.

A alta de 0,75% é uma tentativa de desacelar a maior inflação no país em 40 anos e, ao mesmo tempo, não empurrar a maior economia do mundo para a recessão.

Há dois anos, para enfrentar a pandemia de covid-19, o FED praticamente zerou suas taxas para incentivar o consumo e o investimento. Agora, o objetivo é o oposto: esfriar um pouco a economia para mitigar as pressões inflacionárias.

O órgão acrescentou que segue “altamente atento” aos riscos de inflação. Mas, embora a geração de empregos tenha permanecido “robusta”, as autoridades observaram no novo comunicado de política monetária que “os indicadores recentes de gastos e produção abrandaram”, um aceno para o fato de que o ciclo agressivo de aumentos dos juros que têm colocado em prática desde março está começando a pesar.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643