martins em pauta

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Corpus Christi: servidores estaduais do RN terão ponto facultativo na quinta e na sexta-feira

Sexta, 02 de Junho de 2023

Foto: Júlio César Alves/Rádio Ampére.

O Governo do RN decretou ponto facultativo no dia 9 de junho, sexta-feira. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (2).

No dia 8 de junho, dia de Corpus Christi, também é ponto facultativo para os servidores do estado. A definição está presente no decreto de calendário anual de feriados publicado pelo Estado em dezembro de 2022 para todo o ano de 2023.

Já em Natal, é feriado municipal no dia de Corpus Christi. O município ainda não definiu se na sexta-feira, dia 9, será ponto facultativo.

Feriado?

O dia de Corpus Christi, que neste ano é comemorado na próxima quinta-feira, 8 de junho, não é um feriado nacional. Corpus Christi só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. Em Natal, a data é feriado municipal.

Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data.

A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão à Quinta-feira Santa, que acontece três dias antes da Páscoa, e remete à eucaristia, feita por Jesus exatamente naquele dia da semana.

G1 RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643