martins em pauta

sábado, 3 de junho de 2023

A recepção calorosa a Maduro entrará para a história como um dos capítulos mais tristes do terceiro mandato de Lula

Sábado, 03 de Junho de 2023

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Carta ao Leitor – Revista Veja

A cena foi constrangedora. De mãos dadas com a primeira-dama Janja, ao lado do assessor especial Celso Amorim e do chanceler Mauro Vieira, o presidente Lula desceu a rampa do Palácio do Planalto para receber, com pompa e circunstância, um convidado especial. Na expectativa de dar um caráter ainda mais simbólico ao evento, não faltaram os Dragões da Independência, com seus capacetes em formato de dragão e lanças nas mãos. Do carro posicionado em frente à sede da Presidência da República, saltou o personagem merecedor de tanta honraria, ele também ao lado da mulher: o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, há uma década no poder, sucessor de uma dinastia que comanda o país vizinho há 25 anos. Depois do aperto de mãos e de uma reunião protocolar na sala da Presidência, Lula fez um pronunciamento e classificou o encontro como “um momento histórico”.

De fato, foi. Mas não pelas razões que o presidente imagina. A recepção calorosa a Maduro, infelizmente, entrará para a história como um dos capítulos mais tristes de seu terceiro mandato. Numa eleição extremamente apertada, Lula deve sua atual Presidência, vale ressaltar, a uma parcela dos eleitores que votaram no seu nome em defesa da democracia brasileira. Seu antecessor, Jair Bolsonaro, atacou por diversas vezes as instituições e muitos viam em Lula um antídoto contra o golpismo nostálgico da extrema direita. Uma vez empossado, no entanto, o presidente parece ter esquecido os ideais democráticos para enaltecer um regime que, atropelando todos os princípios básicos do livre pensar, se estabeleceu como dominante na Venezuela. São casos e casos comprovados de tortura, perseguição política, manipulação, corrupção, censura e desaparecimentos. Não se trata de uma questão de opinião. Os relatos são avalizados por entidades internacionais com profunda credibilidade, como o Tribunal de Haia e a Organização das Nações Unidas. Curiosamente, há quem enxergue em Bolsonaro características que estavam presentes no idealizador do regime bolivariano, Hugo Chávez, que, aliás, não tinha posições de esquerda no princípio — era um militar de baixa patente, de postura autoritária.

Na política, assim como em outras áreas da vida, o ponto de equilíbrio é a chave para o sucesso. De forma pragmática, pessoas de bom senso são favoráveis ao reatamento das relações diplomáticas com a Venezuela, país com o qual temos imensa fronteira e talvez algumas perspectivas de negócio. O Brasil tem relevantes acordos comerciais com a China, por exemplo, país de regime autocrático. No terreno das preocupações mais mundanas, seria fundamental, também, que a Venezuela pagasse a dívida de 1 bilhão de reais com o governo brasileiro, contraída por meio de empréstimos feitos pelo BNDES. Aí então seria possível restabelecer a convivência necessária. Mas daí a tratar Maduro como herói do povo venezuelano, paladino dos bons valores, vai uma distância muito grande. O Brasil não ganha nada com isso — e Lula também não. A contradição com o seu discurso em defesa da democracia é, certamente, um momento lamentável para todos os que acreditaram em suas palavras.

Carta ao Leitor – Veja

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Nat, parabéns pelo seu comentário. Gleide, é irreal o seu comentário. Bolsonaro, foi sim, Presidente do Brasil. Agora, o seu português, é triste.

    1. Precisa de role não, já pegou uma pequena grana com o BNDES de 12,5 BILHÕES, ficar sem pagar é o melhor presente que ele pode oferecer a LULADRAO. Kkkkkkk vc é cúmplice ou idiota?

  2. Gleide vá aprender como se escreve o nome do melhor presidente que o Brasil já teve: BOLSONARO. E esse outro que chamou de Lula,a Lenda ,só se for a LENDA DA ROUBALHEIRA.

  3. Realmente foi lamentável a recepção. Onde estavam os assessores que não impediram essa cagada monstra de Lula. Agora a merda está feita. Esse Maduro está terminando a obra de Chaves que é fizer a Venezuela. Lamentável.

  4. Tá achando ruim, é só fazer o L. Quer dizer que chamar o STF de acovardado não foi ataque às instituições!!! O mensalão não se atacou a democracia e o parlamento de uma vez só!!! Hipócritas

    1. Fez pior. Ele e seu ‘pai’ saíram estatizando a indústria de base do país (cimento, aço, alumínio, energia etc), para entregar a partidários e ver a produção despencar. Nacionalizou empresas de comunicação, fertilizantes, cadeias de supermercado, hotéis e até fábricas de potes de vidro. Mesmo fim. Saiu expropriando terras e imóveis urbanos, tendo como consequência colapso na produção agrícola e falta de construções novas. Tabelou e mandou congelar (apesar de 40 séculos de comprovado fracasso dessa medida estúpida) câmbio e preços. Resultado: uma gigantesca diáspora de venezuelanos (vista até aqui em Natal), fuga de cérebros e de gente com espírito empreendedor. Miséria, fome, desolação. Sendo que o povo vive praticamente de remessas de expropriados (depois que o patife resolveu distencionar a política cambiárias . Tudo hoje ali é em dólar). Aí vem um cavalo batizado pra botar culpa em americano.

    2. Onde se lê ‘expropriados’, leia-se expatriados. Se é que, em muitos casos, ambos se interseccionam.

    3. Ele roubou uma nação inteira seu imbecil. 16 milhões ele roubou em um dia. Mas é assim mesmo. Você não irá entender nunca! Sua anta jumenta!

    4. Marcos, não se chega à Venezuela sem a colaboração de animais de tração como esse.

    5. Procura se informar sobre as jóias, retardado! Essa narrativa já caiu por terra. Arruma outra!

    6. Pelo nível do comentário eu vou arriscar um QI entre 40 e 50… O mais triste é o fato dessa ser a profundidade política média do eleitor brasileiro.

    7. Lenda é uma narrativa fantasiosa. Realmente, ele é uma lenda mesmo. Na arte de governar pode ser comparado a mula sem cabeça, saci-pererê, etc. Já na arte de roubar, nem preciso citar kkkk

  5. Blog do bg como sempre qurrendo que o governo de lula nao de certo.pior foi o do tao do bossonaro que nunca foi presidente.

    1. Pior foi seu português kkk . Normal para eleitores do PT. TAO DO BOSSONARO, DÓI NA VISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643