martins em pauta

sábado, 3 de dezembro de 2022

Taxa de investimento do Brasil chega a 19,6% do PIB, a maior em 8 anos

Sábado, 03 de Dezembro de 2022

Foto: Pixabay

A taxa de investimento do Brasil foi de 19,6% do PIB no 3º trimestre de 2022. Esse é o maior nível desde 2014. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado na 5ª feira (1º.dez.2022).

O percentual é formado pela proporção da FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. A economia brasileira cresceu 0,4% no 3º trimestre ante o anterior. Já a formação bruta de capital fixo teve alta de 2,8% no período.

A FBCF mede a ampliação da capacidade produtiva futura da economia por meio de investimentos correntes em ativos fixos. Na prática, registra o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, que servem para ampliar a produção de outros bens como máquinas, equipamentos e material de construção.

A taxa de investimento chegou ao máximo em duas ocasiões: 3º trimestre de 2009 e 3º trimestre de 2012. Em ambas, o patamar foi de 21,5%. O ministro Paulo Guedes (Economia) disse que a taxa deve superar 20% em 2022. O nível não é superior a 20% desde o 1º trimestre de 2014, ou seja, mais de 8 anos.

Felipe Rodrigo de Oliveira, economista da MAG Investimentos, disse que, antes de 2014, havia uma maior perspectiva de crescimento potencial da economia brasileira, o que estimulava os investimentos.

“O crescimento recente tem mais a ver com questões de ajuste pós-pandemia de covid. Para 2023, devemos observar uma queda”, afirmou o analista. Felipe Rodrigo disse que estudos indicam que o nível ideal da taxa de investimento seja de 22% a 25%, o que proporcionaria um aumento do crescimento potencial brasileiro.

Poder 360

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Nós, os manés, perdemos. Agora é ladeira abaixo, com alguém anunciando que vai mandar o valor de compra do real pro esgoto, mediante impressão de moeda ou endividamento (também conhecido com estouro do teto de gastos). Resta ao bom senso aceitar pq dói menos. A turma que fez o ‘L’ ganhou (a não ser que vc tenha um cargo na futura nomenklatura, é de se perguntar: ganhou o que mesmo?). Quer só mais um exemplo do descalabro que se anuncia? Com o marco do saneamento, estão previsto centenas de bilhões de reais para tirar, literalmente, gente da m…. Boulos, já disse que quer botar areia nos contratos. Tudo para devolver as estatais para a horda de companheiros. Mas que bom que vc tiraram o grosseirão, bruto, feio e do Bozo, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643