martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

RN terá volume de chuvas entre ‘normal’ e ‘acima do normal’ nos próximos três meses, diz Emparn

Quinta, 01 de Dezembro de 2022

Foto: Sandro Menezes

O mês de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro de 2023 serão com volumes de chuva de normal a acima do normal no Rio Grande do Norte. A previsão para o novo trimestre foi feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e divulgada nesta quinta-feira (1º).

Segundo o órgão, dados do sistema de monitoramento hidrometereológico tem registrado a tendência do fenômeno La Niña.

Isso significa que ocorrerá o esfriamento das águas do Oceano Pacífico, na faixa equatorial, e o aquecimento do Oceano Atlântico associado a atuação de sistemas metereológicos. Essas condições são determinantes para a formação e ocorrência de chuvas.

A Emparn prevê ainda que a média de temperatura no Rio Grande do Norte no próximo trimestre deve variar entre a mínima de 27,6ºC e 36,4°C.

“O potiguar já tem sentido gradativamente mais calor em relação aos meses anteriores. No dia 21 o verão começa no Hemisfério Sul. Neste período é esperada a diminuição das nuvens no céu e há o consequente aumento da exposição solar”, explicou o meteorologista.

Chuvas crescentes de dezembro a fevereiro

O acumulado de chuvas vai crescendo neste novo trimestre, de dezembro a fevereiro. Pela climatologia, dezembro, primeiro mês da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, é o que menos chove no segundo semestre.

A previsão chuvas médias neste mês no estado é de 16 milímetros. Para as regiões Oeste, Central, Agreste e Leste o volume de chuva esperada é de 16,8mm, 15,4mm, 11,6mm 20,4mm, respectivamente.

Para janeiro de 2023, a média prevista para o estado já é maior: de 67,3mm. Bristot explica que “o mês apresenta índices que variam entre 20mm a 100mm em algumas áreas localizadas nas regiões Oeste e Litoral Leste. Na maior parte do estado predominam valores entre 20mm a 40mm. As chuvas deverão ficar próximo do normal”.

Já em fevereiro de 2023, primeiro mês da estação chuvosa, o volume de chuvas começa a elevar no interior, com acumulados entre 100mm e 150mm nas regiões Oeste e Seridó Potiguar.

A média esperada é de 88,4mm para o estado, 116,7mm para o Oeste Potiguar, 89,3mm para o Litoral Leste Potiguar, 81,8mm para região Central Potiguar.

Com informações de g1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643