martins em pauta

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Barroso atende PGR e arquiva pedido para investigar se Bolsonaro interferiu na Petrobras

Quarta, 30 de Novembro de 2022

Foto: Alan Santos/PR

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta terça-feira, 29, um pedido para investigar se o presidente Jair Bolsonaro (PL) interferiu indevidamente na Petrobras.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão comunicou ao STF que não vê elementos para abrir uma investigação.

Barroso disse que a PGR formou sua opinião e que “não cabe” ao Poder Judiciário revisar o entendimento.

O pedido de investigação foi formalizado depois que vieram a público mensagens do ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em um grupo privado de economistas no WhatsApp. Ele disse que teria mensagens e áudios que poderiam “incriminar” o presidente em seu antigo celular corporativo. As conversas foram reveladas pelo portal Metrópoles.

Depois de ouvir o economista, a vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo disse que “não há mínimo elemento a sustentar a existência de ilícito penal” do presidente.

“É conhecida de todos a postura do presidente no sentido de defender a redução de preços dos combustíveis, o que efetivamente ocorreu”, afirma a PGR, que não vê crime na conduta de Bolsonaro. Desde o início do governo, em 2019, a Petrobras já teve quatro presidentes.

Em depoimento, Castello Branco disse que escreveu a mensagem em uma “discussão acalorada” e que a palavra “incriminar” não deveria ser considerada no sentido literal.

“Eu apenas recebi mensagens que, se eu as cumprisse, violaria a governança corporativa da Petrobrás”, afirmou ao ser ouvido por videoconferência.

A PGR também ouviu Rubem Novaes, ex-presidente do Banco do Brasil, que teria sido o interlocutor das mensagens. Ele negou que algum crime específico tenha sido imputado a Bolsonaro.

Com informações de Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643