martins em pauta

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Bolsonaro não se cala perante decisão do STF que mantém a cassação do deputado Francischini (veja o vídeo)

Quarta, 08 de Junho de 2022

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta terça-feira (7) a decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve a cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR).

Uma decisão liminar (provisória) anterior, proferida pelo ministro Kássio Nunes Marques, anulava a cassação e devolvia o mandato do político paranaense. No julgamento desta tarde, Nunes Marques manteve sua decisão e foi acompanhado pelo ministro André Mendonça. 

Os votos para revogar a decisão monocrática de Nunes Marques foram dados por Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, terminando em três votos a dois pela manutenção da condenação.

A decisão também mantém a inelegibilidade de Francischini por oito anos.

"Aqui, do outro lado da Praça dos Três Poderes, uma turma do tribunal, por três votos a dois, mantém a cassação de um deputado acusado em 2018 de espalhar fake news. 
Esse deputado não espalhou fake news, porque o que ele falou na live eu também falei pra todo mundo: que estava tendo fraudes na eleição de 2018", afirmou Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto.

O presidente argumentou que "não existe tipificação penal para fake news" e que a decisão do TSE que determinou a cassação do mandato teria o objetivo de "criar jurisprudência" como forma de perseguição.

Bolsonaro ainda afirmou que confia na máquina, em referência à urna eletrônica, mas que não confia em quem está atrás dela. 

Assista ao forte discurso do presidente:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643