martins em pauta

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Em cenário de caos generalizado, Ibovespa fecha 1º trimestre com um dos piores inícios de ano, desde 1995

Segunda, 03 de Abril de 2023

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira que mede a variação das ações mais negociadas na B3 e serve como termômetro do desempenho do mercado nacional de ações, encerrou o primeiro trimestre de 2023, terminado na sexta-feira (31), com 101.882,20 pontos, um recuo de 7,16% para o período.

Segundo o Trademap, uma plataforma que conecta investidores e mercado financeiro e compartilha os melhores investimentos, este é o quarto pior desempenho para os três primeiros meses de ano desde 1995, no início do Plano Real. 

O curioso é que o ano começou bem para o Brasil com a China voltando a produzir nos mesmos patamares que antes da pandemia da Covid-19, três anos atrás. Com o retorno do gigante asiático como a maior consumidora de commodities do mundo, o Brasil se beneficiaria porque o país de Xi Jinping é o maior parceiro econômico dos brasileiros e a volta deles ao mercado global beneficia nações emergentes e exportadoras. Mas, o grande problema é que havia outras pedras no caminho....

Agora, que o Brasil está sentindo os efeitos do "fecha tudo", dos lockdowns severos e prolongados propostos por governadores e prefeitos. Muitas empresas não conseguiram lidar com o encerramento momentâneo das atividades e, como tinham dívidas e empréstimos negociados a longo e médio prazo, estão se multiplicando os pedidos de recuperação judicial.

Fora tudo isso, a aprovação do fim do teto de gastos da União e a ausência da responsabilidade fiscal não refletem positivamente nos juros da Selic, que continua alto. A 'fraude' da Americanas e a cobrança de vários impostos pelo Governo Federal também caíram como cerejas nesse bolo azedo.

- Atritos com o BC, questionamento sobre a taxa de juros, falar sobre mudança de meta de inflação e reestatização da Eletrobras. A grande maioria disso não se concretizou, mas deixa o mercado nervoso - explica Roberto Chagas, da EQI Asset. 

O primeiro trimestre de 2023 foi considerado o terceiro pior resultado para um início de ano. Ficou atrás somente de 1995, quando registrou uma queda de 31,58% e de 36,86% em 2020, durante o princípio da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Fonte: Jornal da cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643