martins em pauta

sábado, 17 de dezembro de 2022

Sisu oferece mais de 222 mil vagas para universidades no primeiro semestre de 2023

Sábado, 17 de Dezembro de 2022

Foto: Gastão Guedes

O MEC (Ministério da Educação) divulgou o número de vagas disponíveis para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) para o primeiro semestre de 2023. Serão oferecidas 222.145 vagas para universidades, na maioria federais. As inscrições serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até 3 de março.

Para participarem, os interessados precisam ter se submetido ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano e não podem ter tirado zero na redação. O Sisu é um sistema informatizado que reúne as vagas oferecidas pelas universidades e os estudantes com as melhores notas são selecionados.

O Sisu é uma espécie de leilão de vagas para as universidades e funciona da seguinte maneira: durante o período de inscrição, as universidades apresentam uma nota de corte e vão recalculando diariamente essas notas conforme as inscrições e a classificação dos candidatos. Justamente por essa razão é importante que os interessados acompanhem diariamente o sistema. Outro ponto: o estudante também pode mudar sua opção pelas instituições.

Para consultar o total de vagas disponíveis por estado e no Distrito Federal, o estudante pode conferir a lista divulgada pelo Portal Nacional do Educação.

Passo a passo

Para participar do Sisu, o primeiro passo é acessar o site do programa e clicar em “Fazer inscrição”. Na próxima tela, clique em “Entrar com GOV.BR” ou “Fazer cadastro”.

1. Antes de iniciar a inscrição, é preciso confirmar os dados de celular e email para que o Sisu possa entrar em contato.

2. Na próxima tela é possível escolher até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

3. Pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou pelo nome do curso.

4. No resultado da busca é possível conhecer os detalhes de cada curso e as modalidades disponíveis.

5. Na tela de “Modalidades” escolha a opção para qual curso pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações sobre como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

6. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu e a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

7. Após confirmar a inscrição, é possível voltar para a tela “Minha inscrição”, na qual poderá conferir as informações da opção escolhida. O participante poderá alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições.

8. O participante também poderá conferir a classificação parcial para acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação durante o período de inscrições.

Cronograma

Resultado do Enem: 13 de fevereiro

Período de inscrição para o Sisu: 28 de fevereiro a 3 de março

Resultado da chamada regular: 7 de março

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643