martins em pauta

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Famoso economista se arrepende de "fazer o L" e "chora" amargurado

 Quarta, 07 de Junho de 2023

Pérsio Arida é um economista e banqueiro conhecido por ter sido um dos criadores do Plano Real, mas ele é muito mais que isso...

Doutorado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a mais prestigiada universidade do mundo na área de exatas e tecnologia, Arida também foi presidente do Banco Central.

Resumindo, um homem com conhecimento acadêmico e empírico da macroeconomia brasileira.

Apesar desse currículo, ele foi um dos primeiros economistas de peso a apoiar Lula contra Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição do ano passado. Importante o registro, pois não dá para aceitar o ‘arrependimento’ desse e de outros milionários que apoiaram Lula, talvez vislumbrando vantagens pessoais em detrimento do país. 

Cinco meses após o início do governo do petista, contudo, Arida se diz preocupado.

“Do ponto de vista econômico, a evolução dos primeiros meses é muito preocupante. Não muda em nada a minha avaliação sobre o apoio que dei ao presidente Lula, porque foi um apoio pensando na democracia, nos direitos humanos, na agenda ambiental, muito mais do que na economia”, pondera Pérsio em longa entrevista ao jornal Valor Econômico, do grupo Globo.

O economista Arida desfila platitudes sem abordar o óbvio, o histórico de corrupção de boa parte da cúpula do governo, o aumento descontrolado dos gastos públicos – inclusive a criação de 17 ministérios, tentativa de re-estatizar empresas como Eletrobrás e BR Distribuidora, tudo contrariando as regras mais básicas da economia de livre mercado, pilar do MIT. 

Se continuar assim, Pérsio Arida terá que voltar aos bancos escolares.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643