martins em pauta

quinta-feira, 8 de junho de 2023

A briga de foice que se tornou a eleição paulistana...

 Quarta, 08 de Junho de 2023

O orçamento da cidade de São Paulo para 2023 é um transatlântico de dinheiro na casa dos R$ 95,8 bilhões de reais – só para efeito de comparação, o orçamento do estado do Paraná é de R$ 60 bilhões para ser dividido entre 284 municípios.

Quando o deputado Ricardo Salles se lançou como pré-candidato a prefeito da capital, era só nisso que os tubarões da política pensavam – será que um parlamentar tão mercurial quanto Salles, teria a temperança para administrar esse tsunami de dinheiro, cargos e influência política?

Para o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, a resposta é não.

Salles desprezou o poder de articulação de Valdemar quando o criticou semanas atrás. Independente do que se pense de Valdemar, o PL é dele. Além disso o desconhecido prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi fiel apoiador de Tarcísio de Freitas contrariando toda a cúpula do MDB nacional.

Tarcísio lhe prometeu retribuir o apoio e o governador de SP costuma cumprir a palavra. 

Pressionado, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP)  desistiu de concorrer à prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (5).

Valdemar Costa Neto acredita que o PL precisa lançar uma candidatura mais afinada à centro-direita para fazer uma oposição melhor sucedida contra o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) e define Salles como pertencente à “extrema-direita”. 

Some-se a isso a aproximação da família Bolsonaro com o prefeito Ricardo Nunes, fato que ficou marcado em dois eventos recentes. O primeiro deles quando o atual prefeito de São Paulo foi chamado para o palco durante o evento PL Mulher, no dia 6 de maio, e, no dia 21 de maio, o deputado Eduardo Bolsonaro acompanhou o Nunes e o Governador de São Paulo.

Jair Bolsonaro ainda não assumiu publicamente o apoio a Ricardo Nunes.

Perguntado sobre o assunto, Bolsonaro respondeu em tom de brincadeira, que ainda tinha “muita tubaína” para tomar com Nunes antes que o “namoro” virasse “casamento”. 

A essa altura a candidatura de Salles pelo PL já havia naufragado. 

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643