martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

terça-feira, 23 de março de 2021

Vacinação pode levar a retomada ‘robusta’ da atividade econômica do país no segundo semestre, diz Banco Central

Terça, 23 de Março de 2021


Foto: Jorge William / Agência O Globo

O Banco Central (BC) avalia que ainda há muita incerteza sobre o ritmo da atividade econômica do primeiro semestre do ano, mas que há a possibilidade de uma “retomada robusta” na segunda metade de 2021 com a ampliação da vacinação no país.

A informação consta na ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que elevou a taxa básica de juros de 2% para 2,75% ao ano e foi divulgada nesta terça-feira.

De acordo com o BC, a retomada econômica vinha “surpreendendo positivamente”, mas ainda não existem dados concretos sobre o impacto do recente aumento de casos e mortes por Covid-19 na economia, o que trouxe muita incerteza para o primeiro semestre do ano.

“O Comitê avaliou que uma possível reversão econômica devido ao agravamento da pandemia seria bem menos profunda do que a observada no ano passado, e provavelmente seria seguida por outra recuperação rápida”, diz a ata.

“Para o Comitê, o segundo semestre do ano pode mostrar uma retomada robusta da atividade, na medida em que os efeitos da vacinação sejam sentidos de forma mais abrangente”, completa o comunicado.

Projeção de inflação

As projeções de inflação do Copom estão em 5% para 2021 e 3,5% em 2022. Nesse cenário a Selic chegaria a 4,5% ao ano em 2021 e 5,5% em 2022. Se essas expectativas se confirmarem, o BC vai conseguir cumprir a meta de inflação, que é de 3,75% ao ano com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

A ata do Copom também apresentou mais detalhes sobre a decisão de subir juros e a preocupação com a alta da inflação. O documento mostra que o BC se atentou ao aumento das projeções de inflação, que chegaram a bater 4,6% na semana do Copom e subiram para 4,71% na última segunda-feira.

“O Comitê ponderou que, apesar da recente aprovação de reformas importantes, que trarão benefícios no médio prazo, os riscos fiscais de curto prazo seguem elevados devido ao agravamento da pandemia, implicando um viés de alta nessas projeções” — mostra trecho da ata.

Apesar de continuar avaliando que a alta da inflação é temporária, o BC ressaltou o efeito do aumento do preço de commodities, como os combustíveis, e ressaltou o nível do IPCA, que chegou a 5,20% no acumulado de 12 meses em fevereiro.

“Finalmente, acerca da dinâmica recente da inflação, o Comitê apontou que, apesar do diagnóstico de que os choques atuais são temporários, o modelo de metas prevalente no país considera a inflação cheia no ano-calendário. Todos esses fatores contribuíram para uma postura mais assertiva na condução da política monetária”, diz a ata.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Direita Honesta

    Uma notícia como essa destrói o dia da turma que torce pelo pior. Os inimigos do Brasil não suportam boas notícias nem boas perspectivas. Suas más intenções são claríssimas.

  2. Gerson

    Por que o governo federal foi contra as vacinas? por que até outro dia continuava fazendo corpo mole? oq passa pela cabeça do pessoal de eventos? por que continuam defendendo um presidente que sabotou a vacinação o quanto pôde? o presidente sabotando vacina prejudicou muito mais a economia do que os lockdowns dos governadores.

    • Ricardo

      Nunca foi conta vacina. Pare de mentir. Só esperou que existissem.

    • Direita Honesta

      Por que a governadora não distribui as vacinas que está recebendo? Por que não abriu leitos hospitalares? Por que torrou 5 milhões com respiradores que NUNCA chegaram? O que ela fez com os bilhões quexrecebeu do governo federal? Por que estamos com falta de leitos hospitalares mesmo após UM ANO de vírus? Por que ela proibe o tratamento precoce? Onde está a justificativa científica desse "lockdown"? O que essa governadora já fez pelo RN até o momento? O que seria desse estado sem a ajuda que já recebeu do governo federal?

    • Manoel F

      Kkkkk. Sério Ricardo que o MINTOmaníaco nunca apostou em plantar o medo de vacinas no povo dizendo que poderia virar "jacaré"? Sério que ele não fez campanha anti vacina? Sério que ele não falou que JAMAIS compraria a "vachina", MESMO APROVADA PELA ANVISA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055