Sábado, 27 de Março de 2021

O Instituto Butantan admitiu na noite desta sexta-feira (26) ter firmado acordo de licenciamento com o Hospital Mount Sinai, de Nova York, para uso de tecnologia desenvolvida pela instituição para fabricar a ButanVac, anunciada pelo instituto como a primeira vacina 100% brasileira contra a covid-19.
O reconhecimento da parceira, por meio de nota oficial, ocorreu após o Mount Sinai ter afirmado que um pesquisador da instituição foi o responsável por desenvolver a tecnologia que será utilizada pelo Butantan para fabricar a vacina.
“A tecnologia foi originalmente desenvolvida pelo doutor Peter Palese, chefe de Microbiologia do Mount Sinai”, disse o hospital em e-mail enviado à Reuters. A notícia foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com o Mount Sinai, a tecnologia foi desenvolvida originalmente pela Icahn School of Medicine do hospital.
“O modelo inovador da vacina candidata ButanVac funciona usando outro vírus, o vírus inativado da doença de Newcastle (NDV), para induzir o corpo a construir defesas protetoras contra Covid-19. A tecnologia de vacina NDV foi originalmente desenvolvida na Icahn School of Medicine no Mount Sinai em Nova York, Estados Unidos”, disse o hospital.
O Butantan havia anunciado mais cedo nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que apresentaria um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar em humanos a ButanVac, anunciada como primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19.
Porém, à noite, o instituto disse em nota que firmou parceria com o Mount Sinai e tem a licença de uso e exploração de parte da tecnologia.
“O uso dessa tecnologia é livre do pagamento de royalties (royalty free) e pode ser feito por qualquer instituição de pesquisa em qualquer parte do mundo. Isso foi adotado para essa tecnologia com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus”, afirmou.
“Contudo, não se tem uma vacina apenas com essa tecnologia de obtenção do vírus. Nesse ponto começa o desenvolvimento da vacina completamente com tecnologia do Butantan”, disse o instituto, reiterando que a produção da ButanVac será 100% nacional.
A ButanVac se baseia em um vírus geneticamente modificado de uma doença que afeta aves, não humanos, para expressar a proteína Spike do coronavírus. Esse vírus é posteriormente cultivado em ovo de galinha e então inativado para produção da vacina.
Segundo a nota do Butantan, a instituição dos EUA “não havia autorizado a divulgação de seu nome em comunicados oficiais do Butantan sobre a nova vacina”.
O instituto protocolou na noite de sexta o pedido à Anvisa para início de testes em humanos.
R7
Ótima notícia a vacina é nossa
E a verdade vem, mais uma vez, à tona. Esse Dória é apenas mais um político canalha capaz de TUDO pelo poder. É o puro marketing político. E sua índole autoritária e suas mentiras estão às vistas de todos.
A ciência se alimenta do estudo e pesquisa de mult cientistas. Era honroso para o Butantã e prestigioso para comunidade científica, ter sido divulgado a origens dessa pesquisa que será transformada em vacina brasileira.. João Dória tem seus mérito na história dessa epidemia, mais errou feio nessa divulgação.
A mentira só durou 2h. A chegada de uma nova vacina é de extrema relevância. Mas a politização está nos destruindo.
O calça cravada está acabando com são Paulo e agora destruiu a confiança que a população tinha do Butantan.
Imaginem um mal caráter mentiroso deste comandando a nação.
Dória mentiroso. Esse marqueteiro amigo de Aécio Neves é horrível. Tinha que ser do PSDB.
É a discussão mais idiota que já vi.
Venha de onde vier, o que importa é salvar vidas.
Concordo com v ZeGado, só que até bem pouco tempo tinha muita gente rinchando e achando calça apertada o maximo, inclusive vcs que politizaram em demasia essa questão.
Dória, picareta mor do Brasil. Omitiu que a vaciba "original " do Butantã já havia sido primeiramente desenvolvida nos Estados Unidos. Agiu igualzinho à PeTralhada.
Foi só o DoriaTanTan se envolver com a turma do partido que virou quadrilha para ter coragem de mentir para o mundo inteiro na maior cara de pau, ganhou até a hashtag #AgripiNóquio! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk