martins em pauta

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Instituto Metrópole Digital da UFRN seleciona estudantes com altas habilidades ou superdotação; inscrições até o dia 27

Quarta, 06 de Junho de 2018

Por interino
O Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica da UFRN, abriu inscrições para os interessados em ingressar em um programa voltado para jovens com altas habilidades ou superdotação no domínio da Tecnologia da Informação. As inscrições começam em 1º de junho e seguem até o dia 27 do mesmo mês.

Intitulado “Talento Metrópole”, o programa é destinado para estudantes que estejam cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos) ou o Ensino Médio, em escolas públicas ou privadas do Rio Grande do Norte. Sua seleção é realizada em dois momentos.

Primeiro, é aplicada uma prova escrita, que vai ocorrer no dia 30 de junho, para que os selecionados possam participar do “Curso de Inverno do IMD”, para o qual são destinadas até 45 vagas. O curso vai se dar entre os dias 9 e 13 de julho e, durante sua realização, serão escolhidos os estudantes a serem integrados no Talento Metrópole.

O programa visa dar acesso a novos conhecimentos aos estudantes, inclusive em nível de graduação ou pós-graduação, e desenvolver o interesse deles por pesquisa científica. O Talento Metrópole também se volta para proporcionar que os alunos possam ampliar suas competências, desenvolver habilidades e expandir a criatividade na área de TI.

Para isso, eles são acompanhados por tutores, com os quais têm encontros semanais para discussão teórica, aprofundamento na linguagem de programação e desenvolvimento em projetos de pesquisa.

Além disso, os estudantes também têm acompanhamento psicológico, já que é comum que tenham dificuldades de adequação ao perfil das escolas onde estão inseridos, podendo se tornarem desmotivados ou introspectivos.

Por fim, o Talento Metrópole também visa promover um espaço de cooperação e amizade entre os adolescentes e jovens que participam.

“O programa dá para os alunos algo de grupo, de identidade, porque esse é um espaço deles. Eles têm essa sala, os interesses são comuns, a TI os aproxima, guia suas leituras, é um ambiente de desenvolvimento”, explica a psicóloga Juliana Teixeira, que compõe a equipe do programa.

O edital da seleção pode ser acessado por meio do seguinte endereço eletrônico.

Mais informações pelo email talentometropole@imd.ufrn.br ou pelo telefone 3342-2216 ramal 233 | 156.

Fonte: Blog do BG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643