martins em pauta

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Governo do RN atrasa distribuição de sementes para agricultores


Dívida de mais de R$ 4 milhões inviabiliza distribuição.
Trabalhadores temem perder prazo do plantio em 2014.

O Governo do Rio Grande do Norte ainda não iniciou a distribuição de sementes para os trabalhadores rurais do estado que estão cadastrados no programa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN). O motivo é uma dívida de cerca de R$ 4 milhões de reais com fornecedores que se estende de 2013. Segundo o agricultor Francisco das Chagas, os produtores do estado estão reivindicando melhorias na distribuição das sementes. "Todo ano a gente fica nessa expectativa. Estamos reivindicando melhorias nesse sentido, para que a semente seja distribuída na hora certa e com boa qualidade. No últimos anos o inverno está com muita irregularidade. Quando perdemos o momento certo de plantar acabamos perdendo também a safra", disse ele.
De acordo com Ambrósio Lins, presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RN (Fetarn), a entrega das sementes dentro do prazo é primordial para uma boa colheita da safra. "Nós sabemos que o inverno no Alto e Médio Oeste do estado começa primeiro que aqui na região metropolitana, e lá já está chovendo. Nessa região ainda não há sementes para plantar", argumenta Lins.
Para o Governo, a expectativa é de normalizar a distribuição logo depois do carnaval. Segundo Tarcísio Bezerra, titular da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), os trabalhadores rurais já podem esperar a distribuição na próxima semana. "Vamos realizar o pagamento nesta sexta (28). São 342 toneladas de sementes. Os agricultores irão receber essas sementes tranquilamente e poderão fazer os seus plantios. É uma ajuda que o governo dá nesse momento para reposição dos bancos, recomposição da safra e viabilizar que os agricultores que não estão cadastrados no banco de sementes possam adquirir por meio de outros recursos", disse.
Fonte G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643