martins em pauta

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vai viajar no Carnaval? Veja dicas de segurança para proteger sua casa


Durante o feriado prolongado de Carnaval, as casas desabitadas costumam chamar a atenção de assaltantes, tanto que no estado de São Paulo o índice de roubos e furtos em residências, nos meses de janeiro e fevereiro, chega a ter um aumento de 20% em relação a outros períodos do ano. Porém, alguns cuidados básicos podem evitar o prejuízo e a dor de cabeça de encontrar a moradia invadida, no retorno da folia.
O primeiro deles fica por conta de um comportamento simples e que pode ajudar muito: converse com um vizinho de confiança e o informe sobre seu período de ausência. Pedir a ele que recolha as correspondências da porta de entrada é uma boa precaução. Se for possível, sugira ainda que ele acenda alguma luz interna da propriedade, dando a impressão de que há gente no local. Porém nunca deixe a luz acesa direto, isso demonstra que não tem ninguém habitando nela. Outra dica é desligar a campainha nesse período, pois se alguém tentar tocá-la ficará em dúvida se a residência está ou não vazia.
Também é aconselhável avisar as centrais de monitoramento de seu condomínio sobre a sua saída. Em geral, essas unidades de controle colocam um aviso sobre seu cadastro e que estimulam a atenção por parte da vigilância.
Um erro muito comum que as pessoas cometem costuma acontecer momentos antes da viagem: a hora de colocar a bagagem no carro. “Isso deve ser feito de maneira muito discreta e sem alarde. Lembre-se de que se sua casa estiver na mira de assaltantes, provavelmente, já estão observando o movimento do lugar há algum tempo”, afirma Mario Amarante, Diretor Operacional da Embrase, empresa especializada na prestação de serviços de segurança patrimonial, serviços gerais e multisserviços com sede em São Paulo.
Não deixe joias e dinheiro em casa, mesmo que seja em um cofre. Prefira usar o cofre de bancos ou empresas especializadas neste serviço.
Verifique a segurança das portas dos fundos e certifique-se de que todos os outros pontos da casa estão seguros. De acordo com o especialista, na maioria dos casos, as pessoas priorizam a segurança da porta principal, utilizando materiais reforçados e fechaduras resistentes, e não se preocupam com as demais entradas do imóvel. “Em geral, para as passagens secundárias são usadas portas e janelas de alumínio ou de vidro, ambas bem mais frágeis”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643