Domingo, 04 de Junho de 2023
Como noticiado aqui no JCO nesta quinta-feira (1), o senador da República e ex-ministro de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL/RN) foi condenado pela Justiça do Rio Grande do Norte à perda do mandato em ação sobre supostos "cargos fantasmas" na Câmara Municipal de Natal, onde ele foi vereador entre 2001 e 2003 e entre 2005 e 2007.
Segundo a CNN, na decisão do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas houve a suspensão dos direitos políticos do parlamentar por oito anos, a cobrança de multa e a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, também por oito anos.
A decisão do juiz, entretanto, não terá o efeito esperado, como esclareceu o próprio parlamentar, em entrevista concedida nesta sexta (2):
'Tivemos a notícia de que eu haveria perdido o mandato e os direitos políticos por oito anos em funçõo de uma condenação em primeira instância, em um processo cível. E o que eu quero falar é tranquiliar os meus eleitores do estado do Rio Grande do Norte que receberam essa informação, tranquilizar os prefeitos e os senadores da oposição que me honraram com a condição de lider da oposicao aqui no senado da república… que nós vamos continuar senador da República por mais pelo menos 7 anos e 7 meses… e isso, certamente, para o desespero de alguns que se regojizaram com o processo de ontem, nossos advesários naturais no processo político”.
O fato é que Marinho ainda pode recorrer da decisão, que tramita em esfera cível e não tem o efeito imediato.
Foi só o famoso ‘fogo de palha’ de uma velha mídia em pânico pelas trapalhada do Janjo e buscando, de qualquer forma, criar novas narrativa para desviar o foco.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário